Pular para o conteúdo
Aprenda a criar o seu canal no Telegram

O Telegram tem se tornado cada vez mais presente no mercado de afiliados, devido à possibilidade de usá-lo como ferramenta estratégica para o negócio!

Portanto, se você já atua nesse mercado, mas ainda não entende muito sobre o Telegram, confira este artigo para entender tudo sobre essa rede social e como ele pode ser um grande diferencial nas suas estratégias.

Fique comigo até o final para aprender como criar o seu próprio canal nessa rede.

O que é e como funciona o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, que usa o armazenamento em nuvem para permitir a conexão em diversos dispositivos.

Ele é semelhante ao WhatsApp, porém possui diferentes funcionalidades que a concorrência não possui, sendo esse seu grande atrativo e diferencial!

Alguns dos seus diferenciais são o envio de qualquer tipo de arquivo de até 1,5 GB, a segurança e privacidade das informações, os bots que são robôs virtuais que automatizam algumas ações e muitos mais!

Assim, ele vem se destacando em todos os mercados, principalmente no mercado de vendas online.

Como usá-lo no mercado de Afiliados?

Muitos produtores e afiliados já usam o Telegram como estratégia alinhada ao negócio. Pois, a rede oferece várias possibilidades para utilizá-la e separamos algumas delas para você conferir. Veja:

Atrair novos clientes

Você pode usar essa rede para ter um canal específico de divulgação dos seus produtos, seja você Produtor ou Afiliado. Ou seja, uma ótima opção de canal de vendas!

Atraia leads para o seu canal no Telegram e envie conteúdos específicos para nutri-los até que finalizem a compra.

Fidelizar clientes

Sabe aquele cliente que comprou e amou o produto? Esse com certeza voltará a fazer negócio com você!

Então, que tal criar um canal para mandar novidades, ofertas e promoções exclusivas para esses clientes?

Essa é uma forma se de manter próximo de seus clientes, fidelizá-los e atualizá-los sobre as novidades. Assim, você já garante algumas futuras vendas!

Comunicação e atendimento

O Telegram serve como um ótimo canal de comunicação, onde você pode esclarecer as dúvidas dos clientes, seja em uma conversa pessoal ou mesmo em um grupo.

Você pode aproveitar a possibilidade de envio de diversos formatos que a rede possibilita para enviar mais informações do produto como o código de rastreio, por exemplo.

Faça pesquisas para entender a opinião do público

Quer entender o que as pessoas estão achando do seu produto, atendimento e conteúdo? Ou quer saber o que elas querem encontrar no seu produto?

O Telegram possui a ferramenta de enquetes nos canais, o que pode ser um grande facilitador na hora de tomar decisões. Além de ser uma ótima forma de receber feedbacks.

Como criar um canal no Telegram?

O canal no Telegram é recomendado para quem quer comunicar com um grande número de pessoas de uma só vez! Afinal, o canal do Telegram é ilimitado quanto ao número de usuários.

Além disso, sempre que um novo usuário entrar no canal ele terá acesso a todo o histórico de mensagens.

Mas chega de papo e vamos conferir um passo a passo simples de como criar o seu próprio canal no Telegram.

Passo 1: Crie a sua conta no Telegram. 

Baixe o aplicativo em seu celular clicando aqui. Depois é só seguir as etapas de cadastro.

Passo 2: Crie o canal

Após se cadastrar na rede, clique no ícone de novo chat e selecione a opção Novo canal.

Como criar canal no Telegram

Passo 3: Insira o nome e descrição do canal.

Defina o nome do seu canal e um texto que o descreva.

Passo 4: Defina a privacidade

Escolha a privacidade do canal:

  • Púbico: qualquer pessoa pode encontrar o seu canal na barra de pesquisa e ingressar nele;
  • Privado: o usuário só pode entrar no canal através do link de convite.

Caso opte pela opção de canal público, você poderá personalizar o link de convite para acesso ao grupo. Porém, se optar por canal privado o link já será criado automaticamente.

Depois, clique em salvar.

Pronto! Seu canal foi criado e agora é só inserir os usuários e enviar os conteúdos.

E para entender na prática como funciona um canal no Telegram, te convido a ingressar no canal da Monetizze, onde mantemos uma comunicação com os nossos clientes.

Nele falamos em primeira mão sobre as novidades da plataforma, abordamos conteúdos sobre o mercado de afiliados, marketing digital, damos dicas, materiais de leitura e muito mais!

Para entrar é só clicar aqui e você á terá acesso ao canal Monetizze no Telegram. 

Dicas para nutrir os leads do seu canal

Não adianta atrair pessoas para o canal e não se relacionar com elas, pois isso farpa com que ela deixe o canal.

Por isso, separamos 3 dicas para que possa nutrir o público, aumentando a proximidade e criando confiança.

Planeje o seu canal

Você já criou o canal, mas antes de divulgá-lo e começar a receber o público, determine qual será o objetivo dele. No início desse texto falamos algumas possibilidades para usar o Telegram, se precisar volte e releia.

Tendo o objetivo bem definido, você saberá quem são as pessoas que deve atrair, assim ficará mais fácil desenvolver as próximas dicas.

Crie conteúdos específicos

Sabendo quem é o público que vai estar no canal, fica mais fácil desenvolver as publicações, certo?

Mas não é só isso. Você precisa entender o comportamento do público, saber o que eles gostam, qual a linguagem, e o principal, em qual etapa do funil ele se encontra.

Por exemplo, é uma pessoa que acabou de conhecer o seu produto? É uma pessoa que já conhece o seu produto, mas o interesse ainda está pouco? Ou é uma pessoa que já está convencida de comprar o seu produto e só falta aquele empurrãozinho para finalizar a compra?

Essas definições são importantes para produzir conteúdos assertivos e de qualidade, que vão fazer com que eles continuem acompanhando os conteúdos.

Com um fluxo bem estruturado você conseguirá nutrir o seu lead para levá-lo até uma possível compra.

Alinhe com outras ferramentas

Busque outros meios de comunicação para nutrir os leads, como por exemplo o Blog, onde você pode produzir conteúdos que vão complementar o que você já produz para o canal.

Conclusão

Viu como é fácil criar o seu próprio canal no Telegram? Alinhá-lo as suas estratégias vão fazer com que o seu negócio digital cresça ainda mais.

Se tiver dúvidas é só deixar nos comentários que nos te ajudaremos!

Artigos relacionados