Pular para o conteúdo

O Youtube conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários. Portanto, isso significa que um em cada três usuários da web no mundo um utiliza o Youtube. Portanto, não tem como desprezar a força que a maior plataforma de compartilhamento de vídeos no mundo possui.

Sendo assim, criamos este post com dicas de como otimizar seu canal no Youtube e ter mais acessos.

Como otimizar meu canal no Youtube?

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para que você possua um canal otimizado no Youtube.

Algumas coisas que você pode julgar irrelevantes, na verdade, prejudicam a experiência do usuário. E isso reflete em um menor número de acessos.

Neste post você irá encontrar 10 dicas de como Otimizar seu canal no Youtube, são elas:

 

Dica 1: Crie uma identidade visual

Criar uma identidade visual é algo extremamente necessário quando falamos de trabalhar com a internet. O Youtube tem um apelo quase que 100% visual. É a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo.

Por isso, possuir uma boa identidade visual fará com que os usuários logo identifiquem a quem pertence o conteúdo que pretendem acessar.

Obviamente, é muito mais fácil uma pessoa acessar um conteúdo de quem ela já conhece e considera relevante e de quem já pode até ter trazido uma boa experiência para ela, mesmo que não tem uma identidade.

Portanto, atrair um visitante ao seu canal é quase impossível sem um bom apelo visual.

Dica 2: Faça o título do seu vídeo o mais resumido possível.

Quando digo fazer um título mais resumido possível, eu não me refiro a um título com poucas palavras. O que eu quero dizer é que o título do seu vídeo, deve ser um breve resumo do conteúdo do seu vídeo.

Pode parecer uma dica completamente inútil. É óbvio que o título tem que remeter ao conteúdo. Por isso, vamos a um exemplo prático.

O Título do vídeo acima poderia ser apenas: Espaço do Conhecimento. Porém, será que o usuário, ao se deparar com ele, se sentiria curioso para assisti-lo? Ou ao menos entenderia o contexto?

Provavelmente ele iria pensar: “O que é espaço do conhecimento? Por que esse vídeo tem esse título?”

Isto provavelmente, ao invés de despertar sua curiosidade, faria com que ele simplesmente desistisse de ver.

Quando é inserida no vídeo a informação “Biblioteca Monetizze”, o usuário passa a saber do que estamos falando de fato. Ele vai acessar o vídeo, somente se tiver interesse no assunto que ele aborda.

Você pode pensar: “Mas é bem melhor ele clicar no vídeo, não gostar e parar de assistir, do que saber o que é e depois não se interessar.”

Você pode até conseguir uma visualização a mais com este pensamento. No entanto, a experiência do usuário ficará comprometida. E um usuário que tem uma má experiência, sobretudo no Youtube, não se inscreve no canal, simples assim. Você ganha um view e perde views recorrentes.

Por isso, o título precisa ter total relação com o conteúdo do vídeo. Ele precisa ser atrativo e resumido, para que o usuário queira clicar e, principalmente, assistir até o final.

Dica 3: Thumbnail atrativo

Thumbnail é aquela imagem que fica paralisada quando você pesquisa sobre um vídeo.

A escolha de um Thumbnail adequada para o conteúdo que você pretende que seja acessado, é essencial. Procure colocar uma imagem que tenha relação direta com o conteúdo.

Fazendo isso, você fará com que o usuário identifique de cara do que se trata o vídeo, através desta imagem.

O Thumbnail acima é do vídeo “O que é e o que faz um Afiliado?”.

Na imagem podemos ver o  assunto principal do vídeo escrito, a imagem de quem explicará sobre o assunto e a logomarca na Escola Monetizze.

Sendo assim, o usuário ao ver este vídeo em sua busca, consegue associar rapidamente a imagem ao conteúdo.

Dica 4: Resuma o conteúdo do seu vídeo o máximo possível

É claro que para seguir esta dica, há de se levar em consideração o tipo de vídeo que você pretende produzir. Entretanto, independente do vídeo que você pretende fazer, sempre pense em formas de resumi-lo o máximo possível.

As pessoas têm noção do tempo que se deve ter um vídeo antes de sequer assisti-lo. Se você vai produzir um conteúdo que ensine como fazer arroz, o usuário não vai clicar nele se ele tiver 20 minutos.

Vale ressaltar que os vídeos com mais acessos no Youtube, com exceção aos de músicas, não possuem mais que 3 minutos e meio. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas procuram conteúdo de qualidade, em um curto espaço de tempo.

Dica 5: Evite formalidades

O que diferencia o Youtube da televisão é justamente isso: a informalidade. Claro que se você for fazer um conteúdo que venda planos funerários, não há como você ser extrovertido.

Porém, muitos outros assuntos que sempre foram tratados de maneira mais formal, o Youtube mostrou que são possíveis ser tratados de outra forma.

Se você for falar de Direito do Consumidor, obviamente que a parte que diz respeito a lei precisa ser formal. No entanto, você pode colocar situações engraçadas do dia a dia em que determinada lei não é cumprida.

O Youtube é regido pela criatividade. Faça diferente do que existe e certamente seu canal terá bastante sucesso.

Veja o vídeo acima. Trata-se de um conteúdo produzido para o Youtube, pelo Canal Nostalgia. O autor do canal faz justamente isso: fala sobre assuntos sérios de maneira descontraída e didática.

Qual o resultado disso? Hoje o canal conta com mais de 12 milhões de inscritos.

Dica 6: Impulsione os usuários a tomar uma decisão

Qual o seu objetivo? O que você pretende ao criar vídeos para o seu canal?

Antes de apertar o “rec” para começar a gravar seu vídeo, você precisa ter as respostas para estas perguntas em mente.

Não adianta você ter um canal bacana, com ótimos vídeos, se você não souber o que quer que o usuário faça. Ao final do seu vídeo coloque o call to action (chamada para ação) com o que você espera do seu usuário.

Se a audiência for maior você pode reforçar: “não deixe também de assistir tal vídeo em nosso canal.”

Por outro lado, caso seja outra a sua necessidade, como aumentar seguidores no Facebook, você pode colocar seu link na descrição do vídeo.

O importante é fazer com que o cliente tome a decisão que você espera e aumente a sua taxa de conversão.

Dica 7: Faça uma introdução matadora

Você já percebeu o tempo dos anúncios do Youtube? Geralmente eles são bem curtos. Isso porque se com 10 segundos você não conseguir prender a atenção do usuário, ele não vai ver um anúncios mais longo.

Portanto, o mesmo acontece com os seus vídeos. É preciso que você prenda a atenção do usuário desde o início.

Um vídeo que tenha uma introdução fraca, não empolgante, fará com que o usuário simplesmente desista de continuar assistindo os seus vídeos.

Dica 8: Crie o hábito em seu canal

Qual dia da semana e em que horário passa o programa do Fantástico? Aposto que você sabe essa resposta.

Talvez você não saiba com exatidão (domingo às 21 horas), mas certamente você sabe que ele é transmitido todos os domingos à noite.

Esta é uma das poucas coisas em que a televisão e os canais do Youtube concordam: o hábito. O usuário gostou do seu vídeo, se inscreveu no seu canal, mas quando é que ele poderá assistir um vídeo novo?

Já imaginou se o Fantástico passasse uma semana na quarta de manhã, na outra semana segunda a noite, na outra no sábado a tarde? O que ocorreria? Ele não teria audiência fiel ou recorrência de audiência.

O mesmo ocorre com seu usuário inscrito. Ele quer saber quando vai poder assistir um novo conteúdo. Caso você não crie horários específicos para lançamento dos seus vídeos, será impossível que ele o acompanhe. E não há nada pior para um canal do que ele ser abandonado pela má experiência do inscrito.

Canal Nerdologia no Youtube com as datas e os horários em que os novos vídeos são postados.

Dica 9: Ouça seu inscrito

Isso mesmo: o seu inscrito é telespectador dos seus vídeos e, por isso, você tem que ouvir o que ele tem pra te dizer. E pode ser o melhor norte que você pode tomar em seu canal.

Fique atento ao comentários, veja se há mais de uma pessoa comentando a mesma coisa e, principalmente, produza o conteúdo que eles pedem.

Assim, você acaba formando uma audiência que defende e divulga seu canal. E a melhor forma de divulgação de qualquer coisa é o “boca a boca”.

O que o seu inscrito diz, pode servir como molde do que sua audiência quer. De repente um comentário do tipo: está ruim a qualidade de áudio.

No primeiro momento pode aparecer uma crítica ruim. Porém, cabe a você verificar se realmente este áudio está ruim.

Dica 10: O sucesso leva tempo

Se amanhã o Mick Jagger anunciar que fará um canal sobre a história do rock, certamente em 24 horas terá alguns milhões de inscritos, independente se ele for de boa qualidade ou não. Isto ocorre porque ele é uma referência mundial no assunto.

Há menos que você seja uma autoridade, com notório apelo público, eu tenho uma notícia para te dar: você não fará sucesso do dia para a noite.

É preciso que se entenda isto. Você nunca conseguirá o sucesso se ficar migrando de projeto pra projeto, de canal pra canal.

Um dos segredos do sucesso de um canal no Youtube é seguir estas dicas e persistir no seu objetivo.

O tempo te faz entender sua audiência, lapidar seu conteúdo e atingir horizontes inimagináveis.

Gostou destas dicas? Então nos conte nos comentários o que você achou e faça seu pedido de temas para  posts no nosso blog. Estamos aqui para te ouvir sempre.

Abraços!

Artigos relacionados