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Como vender pelo WhatsApp

Conhecendo os números e a importância do WhatsApp

O WhatsApp é hoje o aplicativo mais popular do mundo, superando o próprio Facebook, que o adquiriu por R$16 bilhões. Números indicam que o aplicativo já superou o impressionante número de 1,5 bilhão de usuários ativos. Porém, estes números se referem ao WhatsApp no mundo inteiro. Portanto, vamos falar agora um pouco sobre os números no WhatsApp no Brasil.

Entre os proprietários de Smartphones em terras tupiniquins, nada menos que 98% utilizam o WhatsApp diariamente. Sendo assim, considerando que exitsem hoje R$ 220 milhões de smartphones ativos no país, isso mesmo, temos mais smartphones do que habitantes, você pode entender um pouco mais do poder deste aplicativo para divulgação e aumento de número de vendas.

Pensando nisso, nós da Monetizze, fizemos este post com as melhores Dicas para transformar o WhatsApp em uma Ferramenta de vendas.

Este post contará com as seguintes dicas:

Como atrair o usuário para o meu WhatApp

Não tem como vender pelo WhatsApp se você não atrair o seu público para este aplicativo. Basicamente, para atrair o seu público para o WhatsApp, é preciso que você faça com que ele adicione o seu número a lista de contatos dele.

Foque nas publicações em redes sociais para alcançar este primeiro e básico objetivo.

Adquira tráfego nas principais redes sociais e apresente o seu material de divulgação. Ao final desta divulgação, insira o número do WhatsApp que você irá utilizar para efetuar as suas vendas.

O mais correto a se fazer é direcionar o usuário para sua Landing Page e inserir um call to action (chamada para ação) que o faça te colocar em sua lista de contatos. Mas como fazer isso?

Existem diversas formas. Você pode oferecer um material gratuito, mas que, para receber, ele precisaria enviar uma mensagem para o WhatsApp (31)XXXXX-XXXX com a chamada: “Nome + Quero meu E-book”. Assim, você envia o material por lá, de forma gratuita.

Entretanto, vale lembrar que o exemplo acima é só para elucidar uma forma de se conseguir o contato do cliente. Obviamente existem diversas outras, que podem ser modificadas conforme o seu interesse e/ou estratégia.

Não crie grupos para divulgação, o mais correto é utilizar as listas de transmissão

Como falar para diversas pessoas ao mesmo tempo no WhatsApp sem inundar essa pessoa de mensagens? A resposta está nas Listas de Transmissão.

A grande vantagem que as listas de transmissão têm em relação aos grupos é que nelas você consegue personalizar melhor a mensagem.

Certamente você participa ou já participou de algum um grupo no WhatsApp, que tem aquela pessoa que envia mensagens de “bom dia” chatas, ou mesmo falam sobre assuntos que nada tem a ver com o grupo.

Por isso, o mais recomendado é a lista de transmissão. Nela, você pode enviar mensagens idênticas para até 256 contatos, sem que todos visualizem a mesma mensagem. Ou seja: a mensagem é enviada no privado.

Isto acaba por dar a sensação de exclusividade para quem você envia as mensagens. Não fica parecendo um grupo em que todo mundo lê a mesma coisa e faz perguntas aleatórias.

Trate o seu cliente com exclusividade.

“Bom dia senhor, qual é o seu nome? Em quê posso te ajudar?” Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo?

É uma saudação muito comum nos telemarketings, principalmente das empresas de telefonia. Porém, a gente já lê essa frase imaginando a telefonista falando e com o seguinte penamento: vai me transferir de setor, vai me enrolar e etc.

Isso ocorre porque você já está acostumado com essa má experiência. Por isso, seu cérebro automaticamente já lhe informa que aquilo não é ou não vai ser legal.

Lembra que na dica 2 dizemos que você deve pedir o nome e o número do cliente? Isto porque algumas contas de Whatsapp não aparecem o nome do cliente, somente o número.

Fazendo com que o cliente diga o seu nome, você evita esse início de diálogo cansativo.

A grande sacada de atrair o cliente para o WhatsApp é poder tratar ele com exclusividade. Você vai falar diretamente com ele, buscar entender suas dores, trabalhar elas e, principalmente, fazer com que ele veja e sinta que você pode ajudá-lo.

Mande mensagens exclusivas, não utilize textos generalistas, nos quais ele pense: “Ele diz isso pra todos os clientes”.

É claro que é muito trabalhoso você tratar de forma individual uma lista de transmissão com 256 contatos. Porém, no primeiro momento, isto é necessário, para que você adquira a confiança do cliente.

Após este primeiro contato, obviamente você pode utilizar textos padrões. No entanto, tenha bastante cuidado com os termos utilizados no texto. Tente torná-lo o mais pessoal possível do seu cliente. Prefira palavras que não remetam a generalidade.

Uma dica é separar em listas diferentes, grupos de pessoas similares. Por exemplo: você pode separar uma lista diferente de acordo com o sexo, idade e uma dor específica. Assim, fica mais fácil de tornar a sua comunicação personalizada.

Copywrite matador

Em uma breve explicação, o Copywrite é a técnica da comunicação persuasiva. Sendo assim, o Copywrite é um conjunto de técnicas de comunicação que faz com o que uma pessoa tome uma decisão que ela julga necessária, mas que no entanto, ainda não o fez.

A importância do Copywrite se dá em quase todos os âmbitos do Marketing Digital. No caso do WhatsApp, ele surge como uma forma de impulsionar o cliente a tomar a decisão e não tornar sua estratégia um bate papo sem fim.

Se quer entender mais sobre Copywrite, indicamos como investimento o livro Copywriting Descomplicado, do Victor Palandi, uma referência nesta técnica de persuasão.

Também temos um guia super completo em nosso blog sobre o tema. Vale a pena dar uma conferida.

Tenha uma conta no WhatsApp corporativa

Antes de começar a pensar em vender pelo WhatsApp, crie uma conta corporativa. De preferência, adquira um aparelho e o dedique somente a esta função.

Ter a mesma conta de WhatsApp que você utiliza para vender, para gerenciar também assuntos pessoais é possível, mas não é o ideal. Até porque, pode ser uma economia que pode sair cara no final das contas.

É bom separar a vida pessoal da profissional, independente do âmbito em que você atue. No entanto, quando o assunto é vendas, essa separação se faz ainda mais necessária.

Imagine você confundindo as contas e enviando uma mensagem que era de cunho pessoal para um contato que está na sua lista de transmissão para vendas?

Isso pode significar o fim da jornada de compra daquele cliente. Sem contar que, um aparelho que possua WhatsApp, é um investimento muito barato.

WhatsApp Web: Um poderoso aliado

Acredito que boa parte das pessoas que estão lendo esse post sabem o que é o WhatsApp Web. Entretanto é bom explicarmos: WhatsApp Web é uma forma de utilizar este aplicativo de mensagens na tela do seu desktop ou notebook.

Criar uma estratégia de vendas envolve bastante coisas: design, criação de textos e etc é muito importante. E para facilitar o envio desses arquivos, há a possibilidade de abrir a plataforma pelo seu computador. Assim, você tem outra possibilidade para gerenciar as suas mensagens.

Quase todos softwares que envolvem a criação de uma boa estratégia de vendas têm melhor usabilidade em um desktop/notebook do que em um smartphone. Sem contar a digitação que é bem mais fácil e rápida.

Tenha uma equipe especializada

Cada negócio tem suas especificidades. Porém, se o seu negócio é altamente escalável, provavelmente a sua lista de contatos terá milhares de potenciais consumidores. Isso acaba gerando um trabalho que não pode ser feito apenas por você.

E por isso, é importante que você entenda este processo e saiba a hora que se faz necessário montar uma equipe.

Treine esta equipe para que ela preste um atendimento de excelência. Simule situações e veja como os seus atendentes irão reagir a determinadas obstruções. Dessa forma, você alinha o seu propósito e ensinamentos, com o discurso das pessoas que irão administrar e prestar este atendimento.

Vender requer um bom atendimento, onde quer que seja. Entretanto vender elo WhatsApp talvez seja uma das modalidades que requer um atendimento que preze pela excelência. Até porque se trata de um chat, geralmente de cunho pessoal dos seus clientes. Então eles desejam atenção e urgência.

Sendo assim, encare o desafio e atenda da melhor maneira!

Tenha um Pós-Vendas

Um dos fatores que tornam o Marketing Digital altamente lucrativo é vender recorrentemente para o mesmo cliente.

A venda recorrente não é somente um serviço de assinatura, por exemplo. Você pode vender recorrentemente produtos diferentes para o mesmo cliente.

Mas como fazer isso? O segredo está no Pós-Vendas.

Claro que algumas coisas precisam ser analisadas: a persona é a principal delas. Depois que você entende exatamente para quem você está vendendo, é necessário fazer uma retenção dessas pessoas.

Ou seja, se você finaliza um atendimento, mas continua mantendo aquele cliente próximo. Assim, a probabilidade desse cliente fazer um outro negócio com você é ainda maior.

Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de comentar qual é a dica que você mais gostou! 

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