Pular para o conteúdo
e-books

Quais os Principais Formatos de E-books?

Os E-books vieram como uma forma de facilitar a vida das pessoas. No entanto, o que pouca gente sabe é que não existe somente o formato PDF para e-books.

Então, quais os principais formatos de E-books?

É essa questão que vamos elucidar neste post.

.PDF

O formato .PDF é certamente o mais conhecido dentre todos os formatos de e-book. Isso porque o conteúdo de um arquivo .PDF pode ser bem variado. Essa versatilidade acaba por tornando-o o mais conhecido.

Sendo assim, ele pode conter uma variada gama de imagens, como fotos, gráficos, tabelas e etc.

Além disso, também é a extensão de arquivo mais utilizada para textos.

A grande vantagem desse formato, diante dos outros, é a sua acessibilidade. Por esse motivo, quase todos os navegadores abrem este formato de maneira instantânea.

Porém quando isso não ocorre, basta baixar um plugin e em segundos seu arquivo .PDF estará pronto para ser visualizado.

.AZW

O formato .AZW foi criado pela Amazon. Por isso, ele é popularmente conhecido como arquivos de E-book Amazon Kindle.

Assim, foi desenvolvido com o intuito de ter um formato de E-book específico e próprio para o Kindle. No entanto, já há a possibilidade dele ser lido em diversos Sistemas Operacionais, como o Windows e o Linux, por exemplo.

O Kindle foi o primeiro aparelho do mundo criado com a função exclusiva de ser um leitor de e-books.

Como este aparelho foi desenvolvido pela Amazon e com um sistema operacional totalmente dedicado a ele, se tornou necessário a criação de um formato que o mesmo pudesse ler.

Sendo assim, a Amazon criou o seu próprio formato para leitura de seus livros digitais: o .AZW.

.EPUB

O formato .EPUB, veio com o propósito de democratizar os formatos para livros digitais. Por isso, ele foi totalmente desenvolvido em XML, uma versão mais aprimorada do HTML.

Portanto, por se tratar de uma linguagem de programação aberta, qualquer pessoa pode contribuir para o aperfeiçoamento deste formato.

Foi desenvolvido pela  IDPF, sigla em inglês para International Digital Publishing Forum. Se trata de uma associação de empresas extremamente conhecidas no mercado, como a Sony, HP, Adobe e entre outras.

Sendo assim, a grande maioria dos e-readers, ou seja, leitores de E-books aderiram ao .EPUB e já possuem softwares capazes de lerem essa extensão.

.MOBI

O formato .MOBI foi desenvolvido pela mobipocket.com. No entanto, a Adobe declarou, em 2005, que não trabalharia mais com este formato.

Porém, depois da notícia a Amazon decidiu comprar a mobipocket.com e hoje este formato pode ser lido no Kindle, também.

Uma das vantagens deste formato é que ele foi desenvolvido pensando em e-readers com tamanho de tela reduzido. Portanto, ele é ideal para Kindle, por exemplo.

Agora deu pra você entender melhor o por que do interesse da Amazon neste formato?

ícone mostrando como as pessoas leem e-books pelo tablet

Conclusão

Os e-books vieram para tornar a leitura algo mais prático, uma vez que permite que uma grande quantidade de títulos caiba a palma da sua mão.

Portanto, é um mercado que cresce vertiginosamente e, por isso, muitas empresas investem em diversos formatos diferentes para este tipo de produto digital.

Artigos relacionados