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Com o avanço das tecnologias, fica cada vez mais variadas as formas de conteúdo que são produzidas. Há alguns anos contávamos unicamente com enciclopédias e grandes bibliotecas. Hoje temos blogs, sites e uma infinidade de outras fontes de pesquisa.

Neste panorama, surge também o podcast. Mas mais do que simplesmente informar o seu podcast pode ser um aliado importante se a sua estratégia for de tráfego orgânico. Mas para isso é importante que você saiba como escolher o tema do seu podcast e gerar audiência.

Como Escolher o Tema do seu Podcast e Gerar Audiência

1- Antes de tudo, estabeleça o mercado que pretende atuar

Ter foco é essencial para quem pensa em produzir um podcast e promover ou vender algum produto nele. E para manter o seu foco bem direcionado é necessário que você primeiramente estabeleça o mercado que pretende atuar.

É ele que deve nortear os seus conteúdos. Se você quer atuar em determinado mercado ou nicho, produza o conteúdo do seu podcast voltado para ele.

Quem procura produzir temas diversos acaba por não conquistar uma audiência que possa vir a ser um consumidor. Isto porque não há como trabalhar a dor de um possível cliente sendo que você não fala diretamente para ele.

2 – Produza conteúdo relevante

Se você é produtor e/ou afiliado e pretende utilizar seu podcast para divulgar e vender seus produtos é preciso que você esteja atento aos conteúdos que iá abordar

O que gera audiência é justamente a credibilidade. Imagina um jornal que publique somente boatos. você até poderia até assistir ele uma ou duas vezes, mas certamente você não será um espectador assíduo.

A produção do conteúdo relevante é que gera recorrência na audiência. Uma pessoa que enxerga no que você produz qualidade e credibilidade irá tornar o seu podcast uma referência. E espectadores fidelizados acabam por indicar para outras pessoas o que você faz.

3 – Pesquise as tendências

É sempre preciso estar atento ao novo. Por isso sempre pesquise bastante sobre os temas que irá abordar e fique antenado nas novidades referentes ao tema que você escolheu.

Se o seu podcast é sobre hábitos saudáveis de vida, procure saber o que de novo existe sobre esta pauta. Uma nova receita de um suco que promete eliminar toxinas, por exemplo, pode fazer a sua audiência dar um salto considerável.

Se antecipar aos podcasts que produzem conteúdos com temáticas semelhantes aos seus é como um jornal que dá uma notícia em primeira mão.

4 – Utilize o Google como seu aliado

O maior buscador do mundo é um poderosíssimo aliado na hora de escolher os temas do seu podcast. Você pode utilizar o auto complete dele para escolher o tema a ser abordado no podcast.

O auto complete do Google funciona como um indicador de interesses. Suponhamos que você queira abordar uma dieta em seu podcast.

Neste caso o Você começa a digitar o termo e o Google te apresenta as associações a ele que são mais pesquisadas. Entretanto, existem outras ferramentas gratuitas do Google que podem te auxiliar a escolher os temas do seu podcast, dê uma olhada neste post e fique por dentro.

5 – Consulte especialistas

Esta dica vale mesmo se você já se considera, ou é considerado, um especialista nos temas que produz. Especialistas tem informações importantes para repassar, além de provocarem a curiosidade dos seus ouvintes.

Caso você já seja um especialista chame outro para debater o tema. Desta forma você cria uma maneira mais divertida de abordar o tema. Além de aproveitar para analisar opiniões que divergem da sua e aprender ainda mais.

6 – As redes sociais podem ser aliadas importantes

Siga nas redes sociais grupos e páginas que abordem temas relacionados ao mercado que você atua. Elas são um termômetro valioso para indicar temas para seu podcast.

As pessoas que participam de grupos geralmente são as primeiras a informar sobre as tendências daqueles temas.

Por isso siga o maior número possível de grupos e páginas que se relacionem com os temas que você pretende abordar no podcast.

7 – Siga Blogs

Os Blogs são atualmente uma das maiores fonte de conteúdo existente na internet. Siga os blogs que tenham alguma ligação com os temas que você pretende produzir no seu podcast.

Neles você poderá encontrar sugestões importantes de pautas. Além disso, os blogs são essenciais para te manter bem informado. Seja qual for a sua fome de conhecimento.

Conclusão

Os podcasts cada dia ganham mais espaço e audiência na internet. Se você pretende sempre estar antenado e um passo a frente da sua concorrência, é bom que comece a pensar em criar um para você.

Eles também são importantíssimas fontes de conteúdo e renda. Ao produzir um podcast que tenha ligação com o mercado que você atua, fica muito mais fácil promover seus produtos e conseguir clientes divulgando eles em seu podcast.

Portanto, produza sempre conteúdo relevante. Pense sempre na fidelização da sua audiência.

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