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ícone de um cliente fazendo a sua compra pelo celular

O Copywriting é uma técnica que se faz necessária nos negócios de sucesso atualmente. Isso porque o comportamento do comprador se modifica e as estratégias de venda precisam se adaptar.

Por isso, iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre essa técnica para aplicar no seu negócio. Preparamos um Guia completo de Copywriting para que você extraia as melhores ideias e aplique nas suas estratégias de venda.

Vamos começar explicando o que é!

O que é o Copywriting?

O Copywiting, nada mais é, do que a comunicação persuasiva. Mas calma, você provavelmente deve estar pensando: “então é uma estratégia de enganação?”

A resposta é não. Este tipo de estratégia faz com que a pessoa tome a decisão que ela já gostaria de ter tomado, mas que por alguma razão, ela ainda não fez.

Por isso, o copywriting é muito importante. Pense só: você vende uma forma para doces e uma chefe de cozinha têm interesse no seu produto, mas por alguma razão, ela ainda não comprou.

A técnica te faz “provar” para o seus possíveis compradores, que o seu produto é o correto para eles.

Acredite, não é nenhum milagre. É apenas um conjunto de técnicas que te farão entender melhor como o seu usuário pensa e o que ele precisa ouvir de você, para que ele efetive uma compra.

E é isso que aprenderemos aqui! Vamos lá?

Para começar, precisamos saber quais são as motivações das pessoas, que fazem com que elas tomem as atitudes que queremos que elas tomem. 

Vamos entender aqui, as motivações em que o Victor Palandi aborda em seu livro “Copywriting Descomplicado”, que por sinal é um excelente investimento.

Motivações para as decisões

Sabemos que as pessoas tomam atitudes baseadas na solução de alguma questão que elas julgam importantes. E, por isso, há estudos que definem as principais motivações.

Sendo assim, para que você tenha sucesso na sua estratégia, você precisa conhecer cada uma dessas motivações.

Ser aceito

Nós, como seres humanos, desejamos sempre sermos aceitos no grupo que queremos. A conversa é a mesma: fazemos o que for necessário para nos sentirmos parte de um todo.

E é em cima disso, que você pode trabalhar uma copy de valor.

Pense na época da escola, em que existia o grupo dos populares, e o desejo da maioria das outras pessoas, era ser aceito por este grupo seletivo.

Ser apreciado

Além de ser aceito, as pessoas desejam ser apreciadas. Não basta que te tolerem, é preciso gostar de você. E é neste sentido que as pessoas fazem coisas absurdas para serem apreciadas, seja no trabalho, escola ou até entre um grupo de conhecidos.

Nos filmes americanos, há inúmeros exemplos disso: as vizinhas boazinhas que sempre entregam algum prato de comida para receber um novo morador.

Sentir-se bem

As pessoas também querem se sentir bem. Muitas vezes fazemos um gasto ou investimento apenas porque queremos nos sentir bem. Essa é uma estratégia muito  efetiva para se explorar.

Até porque, quem não quer se sentir bem, não é mesmo?

Sentir-se importante

Outra motivação, muito forte no ser humano, é a de se sentir importante. As pessoas sentem necessidade de serem reconhecidas pela sua importância.

Porém, não estamos falando apenas de coisas de valor, mas mais ainda das coisas fúteis ou supérfluas. Um exemplo são as áreas VIP dos eventos.

Muitas pessoas brigam para estar nessas áreas privadas, simplesmente por se sentirem muito mais importante que o restante das pessoas.

É por este motivo também, que as marcas de carro de luxo investem tanto na motivação do “se sentir importante”.

uma pessoa comprando o carro por ter recebido uma comunicação estratégica de copywriting

Ganhar dinheiro

O mundo capitalista enfatiza que, cada vez mais, ganhar dinheiro gera uma sensação satisfatória. Por isso, o marketing de multinível atrai milhões de pessoas para se juntar a metodologia de trabalho deles.

Até porque a maior promessa deste mercado é que os ganhos de dinheiro podem ser muito altos.

Utilizar disso é importante, porque o dinheiro acaba sendo um meio de sobrevivência e ao mesmo tempo luxo. Você precisa dele para se alimentar, mas também o utiliza para comprar uma casa, por exemplo.

São exemplos muito diferentes e com proporções opostas, mas é para que você consiga entender como este motivador atinge todas as pessoas, independentemente de sua classe.

Economizar dinheiro

Ao mesmo tempo que as pessoas querem ter dinheiro, elas também querem poupar. Sendo assim, negócios que visam uma maior segurança financeira as pessoas, pode abusar desse motivador.

Até porque, existe um medo de precisar de um dinheiro no futuro e não tê-lo.

Economizar tempo

O tempo não pode ser comprável e nem mesmo devolvido. Por isso, se torna extremamente valioso. Sendo assim, muitas pessoas compram produtos, que prometem otimizar o tempo delas.

relógio representando o tempo

Imagine só a situação: uma dona de casa, que cozinha todos os dias para a sua família, precisa lavar as vasilhas e gasta uma hora tentando remover a sujeira acumulada nas panelas. Então, ela vê um produto que promete eliminar as sujeiras, sem precisar fazer nenhum esforço físico e em apenas 1 minuto após aplicação.

Veja bem, nesta situação, a probabilidade de que a pessoa enxergue valor em um produto desse, é ainda maior. Ela não perderá muito tempo fazendo um trabalho que a desgastava.

Facilitar algum trabalho

Ainda pensando no mesmo exemplo, o motivador de facilidade também se encaixa. As marcas que prometem facilitar algum trabalho sempre têm sucesso em vendas.

Quando falamos neste assunto, é impossível não lembrar da Polishop. Bom, essa marca utiliza muito bem desse gatilho. Em suas propagandas, conseguimos perceber que os produtos que eles ofertam sempre facilitam algum trabalho.

Essa motivação é importante quando pensamos que a Polishop é uma marca milionária. Portanto, há um grande potencial em explorar desse motivador.

Ganhar segurança

A segurança é algo interessante a se falar. O medo sempre persegue o ser humano, de diferentes formas. E a segurança é uma das soluções para um tipo de medo.

Vamos a um exemplo?

O medo de ser roubado, ainda mais em um país onde a segurança é um fator preocupante, faz com que as pessoas assinem diversos tipos de seguros: de carros, celulares e entre outros.

Ficar atraente

Uma outra motivação é querer sempre estar atraente. Por isso, desejamos estar em forma, com os procedimentos estéticos em dia, da forma que mais nos achamos bonitos.

Isso porque queremos despertar nas pessoas uma reação de atração por nós.

Um nicho que utiliza muito desse motivador é a área de cosméticos, principalmente as propagandas de perfume, que abordam este motivador com muita frequência.

Mais conforto

O conforto também é uma motivação para a tomada de decisão de muitas pessoas. É por isso que várias marcas de carro utilizam bastante deste argumento para vender os seus modelos.

Isso porque gostamos mesmo de estarmos confortável e adquirimos uma série de produtos para que tenhamos este conforto.

Ser diferente

Na mesma proporção que queremos atrair pessoas, queremos ser diferentes também. O padrão é normal demais e cansativo. Por isso, lançamos tendências e buscamos a originalidade sempre.

Até que um produto diferente se popularize, leva um certo tempo. E, com certeza, as pessoas que utilizaram este produto, no princípio, são reconhecidas.

Isso desperta também o motivador de sentir-se importante. Pois a medida que ganhamos um reconhecimento em sermos diferentes, nos sentimos importantes.

Ser feliz

Felicidade é uma busca que a maioria das pessoas têm. Se trata de viver intensamente e ter bons sentimentos guardados. E quem não quer ser feliz, correto?

Por isso, as agencias de viagem, por exemplo, usam bastante desse motivador. Quer momento mais feliz do que viajar para um lugar que você gosta ou que sempre sonhou em ir?

Mais diversão

A diversão também é um motivador muito importante e que atinge todas as idades, inclusive as crianças. Propagandas de produtos infantis ou até mesmo os parques, sempre demonstram uma diversão alcançável: através dos seus produtos.

Para os adultos, existem viagens, cinemas e até mesmo baladas que utilizam deste argumento.

Até porque, a diversão está totalmente entrelaçada com a felicidade. E este é um combo que atinge uma parcela muito grande da população.

Mais conhecimento

Esta é uma motivação importante, mas pouco utilizada. Algumas pessoas buscam o conhecimento e por isso adquirem produtos e serviços.

uma pessoa apontando para um livro

Muitos destes produtos/serviços utilizam de outros argumentos, junto a este, para persuadir o cliente. Um exemplo são os programas de mentoria, muito falados atualmente.

Ser saudável

O interessante dessa motivação é que ela não vem em primeiro lugar sempre. Na realidade, o “ser saudável” é um plano secundário em que, primeiramente, na maioria dos casos, as pessoas buscam ser aceitas.

Mas quando nos preocupamos com algum exame ou sobrepeso, nos dedicamos a saúde. Porém, queremos que a cura seja rápida e fácil.

Ou seja, quando surgem algumas cápsulas de vitaminas que precisamos ou até mesmo as emagrecedoras, queremos adquirir. Pois dessa forma, será mais fácil obter o resultado do que fazendo um esforço maior.

Saciar a curiosidade

O ser humano é curioso. Nos inscrevemos em alguns formulários só para sabermos o resultado que nos espera. Assim também funciona com os testes nas redes sociais.

Tendemos a querer saber o que vai acontecer ou com quem parecemos.

De qualquer forma, estimular a curiosidade pode ser excelente para atrair clientes para o seu produto ou serviço.

Mais conveniência

Queremos o conforto e conveniência com algumas questões da nossa vida. Quer um exemplo disso? Imagina você assinar um pacote de livros, com alguma livraria e todos os meses você receber dois ou três livros, escolhidos por profissionais da literatura, combinando com os gêneros que você mais gosta de ler.

Conveniência, certo? Nada melhor do que receber bons produtos, na sua residência, sem que você precise se esforçar para consegui-los.

Alimentar a ganância

Falamos sobre o dinheiro e como nós tomamos decisões para que o ganhemos. Porém, queremos mais ainda. Não nos contentamos com o que temos.

E este gatilho é muito importante.

uma mão segurando moedas de dinheiro

Um exemplo são empreendedores, que já possuem uma notoriedade e uma boa quantidade de dinheiro, mas que entram em programas de mastermind com a promessa de que conquistarão ainda mais.

Eliminar a culpa

A culpa é um dos motivadores que mais alimentam as decisões das pessoas. Se sentir culpado é extremamente incômodo e causa uma sensação oposta a de felicidade.

Sendo assim, muitas pessoas compram produtos e adquirem serviços para que a culpa possa ser eliminada.

Um pai ausente, que adquire vários produtos para o seu filho, é motivado pela culpa de não passar muito tempo com ele. E assim, as marcas utilizam diversas dores de culpa, para vender mais.

Eliminar o medo

O medo, como dito anteriormente, é um motivador extremamente fácil de ser utilizado. As pessoas temem bastante, sobre diferentes aspectos.

Temos muitos medos e as marcas utilizam deste argumento para nos impor algumas coisas.

Pense só: talvez você nem passe muito tempo indo ao médico, mas mesmo assim, se dedica para tentar encontrar um plano de saúde, caso haja alguma emergência.

As pessoas são movidas pelo medo e isso as aterrorizam.

Essas são as motivações que levam as pessoas a tomarem algumas atitudes e decisões de compra. E é através deste comportamento que você precisa extrair as suas melhores copys.

Se você deseja entender melhor como fazer anúncios utilizando o copywriting, veja o nosso post completo no blog sobre isso!

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