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Marketing no Telegram

O Telegram teve sua origem na Rússia e foi criado por dois irmãos, Nikolai e Pavel Durov, em 2013. Ele só fica atrás do WhatsApp quando se trata de usuários pelo mundo.

Mesmo não sendo o número 1, é o mais completo dos dois, pois disponibiliza mais funções, além de ser mais seguro.

Se tornou famoso no Brasil quando a justiça bloqueou o WhatsApp, em 2015, e as pessoas recorreram a ele para continuar mantendo seus bate-papos e trabalhos.

Mais de 1 milhão de brasileiros, em algumas horas, criaram seu usuário no Telegram naquele dia. Mas como anda o Telegram atualmente para negócios, mais especificamente para o Marketing? É o que veremos a seguir.

Marketing no Telegram

O diferencial que o Telegram possui em relação ao WhatsApp é que ele tem recursos bem mais específicos. Isso acaba tornando-o mais seguro e dando maior privacidade aos seus usuários.

Segurança é o maior diferencial do Telegram. Há opções disponíveis para que sua conta esteja sempre protegida. Esse é um dos motivos por as pessoas estarem usando-o cada dia mais, se tratando de negócios.

Além dessa vantagem, há outras que merecem sua atenção. E você irá aprender como utilizar essas ferramentas para o Marketing no Telegram.

Outro diferencial é que você não precisa ter o número da pessoa para que ela entre em um grupo seu, ou mesmo mandar uma mensagem privada. Basta saber o nome dessa pessoa no Telegram.

Há vários recursos que acabam beneficiando quem o utiliza para negócios. Isso pois ele possui grupos e supergrupos, os Canais e os chamados Bots. Calma que logo você vai entender do que se tratam.

Usufrua dos canais

Essa pode ser considerada a função mais importante e útil do Telegram, e mais um diferencial em relação ao WhatsApp.

Os canais são formas de você se comunicar com um número ilimitado de pessoas, podendo também ser um pequeno grupo, ao mesmo tempo. Tudo que for postado no seu canal será assinado com o nome do canal, não o seu.

Nestes canais, você também pode enviar mensagens silenciosas. Se trata de mensagens enviadas sem que os outros componentes do grupo sejam notificados. Às vezes, uma mensagem que não seja urgente ou apenas uma atualização de rotina.

Nos canais, você, como criador, pode escolher administradores. Esses irão lhe ajudar a administrar o canal, fazendo postagens, removendo pessoas, etc. A decisão de adicionar administradores ou não, é do criador apenas.

Crie grupos e supergrupos

Os grupos e super grupos possuem o mesmo estilo que os grupos do WhatsApp. A diferença é a capacidade de usuários nos grupos. Os grupos possuem capacidade para até 200 usuários. Já os supergrupos podem ter até 1000 pessoas.

Cada um pode ser usado em situações diferentes e ser muito útil para fazer uma promoção para um público selecionado ou algo do tipo.

Use os Bots a seu favor

Os Bots são robôs virtuais que tem como função realizar tarefas que lhes são determinadas. Qualquer pessoa pode criar um Bot no Telegram, sendo que o mesmo disponibiliza tudo que você irá precisar.

Há Bots para rastrear encomendas dos Correios, dicionários, para pesquisar letras de músicas, entre muitos outros. Você pode criar um Bot específico que vá atender suas necessidades.

Como atrair clientes para o Telegram

Já vimos os recursos disponíveis. Mas, até chegar no Telegram, como atrair esses clientes?

Uma dica é estar sempre fazendo Networking, e também mantendo bons contatos presenciais para que, quando você precisar divulgar um canal novo ou até seu próprio perfil, você tenha um público inicial.

Mantenha seu conteúdo em dia também, mas isso falaremos melhor depois.

Como vender no Telegram

Depois de ter criado seu grupo ou canal, você começará a alimentá-lo com bons conteúdos para manter seu público interessado. Quando já houver um bom engajamento, você pode começar a falar em vender.

É importante que você saiba o momento certo de sugerir suas vendas para não virar algo recorrente e acabar sendo ignorado. Divulgue nos grupos seus produtos em épocas de promoção, como por exemplo na Black Friday.

Trate seu cliente com exclusividade

Seu cliente tem que sentir que você, ou a empresa em questão, possui um diferencial. Chamá-lo pelo nome já faz toda a diferença, demonstra uma preocupação da sua parte, que você se importou ao ponto de lembrar.

Pode parecer besteira mas, faz diferença. Com uma lista muito grande de pessoas essa exclusividade se torna difícil mas, é necessária no primeiro contato.

Ao manter mensagens que irão para o grupo inteiro, é importante manter o texto mais individual possível. Evite escrever generalizando.

Produza bons conteúdos

Aonde quer que seja que você vá divulgar e vender seu produto, você precisará de bons conteúdos. O Copywriter é a técnica mais utilizada nesses casos, principalmente no Marketing Digital.

Com essa escrita persuasiva, e um bom conteúdo, você poderá aumentar seu faturamento em vendas.

Demonstre interesse no Pós-Venda

Não abandone seu cliente após o mesmo ter realizado a compra. O Pós-Venda é a etapa mais importante para que você mantenha a confiança do seu cliente.

Demonstre interesse pelo grau de satisfação deste cliente, esteja à disposição, aceite as críticas construtivas para acarretar em melhorias futuras.

Conclusão

Agora, é só colocar em prática suas técnicas junto com os recursos que o Telegram oferece. Através do mesmo, você pode realizar suas vendas sem precisar ir para outra página.

E aí, já conhecia o Telegram? Fale nos comentários um pouco do que achou.

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