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As páginas de vendas são essenciais para quem deseja ganhar dinheiro na internet. Respeitando os limites, ela é como a bola para quem deseja jogar futebol.

Entretanto, muitas pessoas não têm conhecimento necessário em programação para desenvolver uma.

Pensando na demanda de ser necessário a criação de uma landing page x conhecimento técnico em desenvolvimento, não demorou muito para que as empresas se movimentassem para oferecer uma solução que visasse suprir esta carência.

E estas soluções são chamadas de ferramentas para criação de páginas de vendas.

As principais ferramentas para criação de páginas de vendas

Ferramentas para Criação

1 – Wix

páginas de vendas

A Wix vem ganhando espaço entre as ferramentas para criação de páginas de vendas. Tanto que hoje é o principal criador de sites da internet. Estima-se que 160 milhões de páginas foram criadas utilizando esta ferramenta.

Esta liderança pode ser explicada devido ao fato de que é bastante fácil criar um site a partir dele.

Porém, como tudo na vida, há as suas vantagens e desvantagens.

E às vezes o que pode ser uma vantagem para alguns, não agrada necessariamente a outros.

Uma dessas ambiguidades é que no Wix você já tem páginas “pré fabricadas” e isto impede uma personalização maior.

Por outro lado, esta é uma grande vantagem para quem já possui em mente o que quer e precisa de poucos ajustes para colocar no ar seu projeto.

Vamos dar uma olhada nos prós e contras desta ferramenta.

     Prós

  • Templates de alto nível: quase todos os dispositivos para criação de sites possuem templates prontos. Entretanto, não são todos que prezam pela qualidade deles. Talvez por não permitir que os sites sejam criados “do zero”, o cuidado com os templates do Wix seja maior. Proporcionando assim, grande diversidade e ótima qualidade.
  • WIX ADI: Este recurso nada mais é do que um sistema de inteligência artificial para lhe auxiliar no começo de um projeto. Funciona assim: você responde algumas perguntas e a ferramenta já direciona o seu projeto conforme ás opções de templates e funcionalidades que ela possui. Mas caso você prefira, pode começar seu site sem responder as perguntas, utilizando o editor da Wix.
  • Templates personalizados para cada modelo de negócio: Cada negócio possui uma necessidade. Criar um site de uma clínica odontológica é bem diferente de criar um site que venda serviços de fotografia. Pensando nisso, o dispositivo oferece templates personalizados para cada modelo de negócio. Isto faz com que você ganhe bastante tempo ao criar o seu site. veja abaixo algumas categorias de templates, no entanto existem muitas outras, inclusive uma exclusiva para landing pages.

páginas de vendas

  • Responsividade automatizada: Responsividade nada mais é do que seu site ter uma boa apresentação, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. O Wix  faz isto de forma totalmente automatizada, ou seja, você não precisa se preocupar em configurar seu site para ter um bom desempenho em diferentes dispositivos.

     Contras

  • Valor dos planos: Os planos vão desde o gratuito, até R$ 49,00 por mês. O contra fica por conta de que os valores são um pouco salgados para o que oferecem. Por isso, consulte os valores e os benefícios.
  • Carregamento das páginas: Este é um problema que é relatado desde a criação da ferramenta. Entretanto, a Wix teima em não resolver o problema. E para quem investe em tráfego orgânico, sabe que a demora no carregamento de uma página pode atrapalhar consideravelmente o ranqueamento dela nos mecanismos de buscas.
  • Trocas de template: A Wix permite que você altere o design de um template. E isto é visto por muitos como uma vantagem. Porém, se você já escolheu um template e criou seu site, a ferramenta não permite que ele seja trocado por outro modelo.

2 – Unbounce

páginas de vendas

 

Esta ferramenta só tem um propósito: gerar conversão. E talvez por ser tão específica, seja uma das mais recomendadas pelos experts no assunto.

Vamos aos prós e contras.

Prós

  • Objetividade: Por ser criada somente para criação de landing pages, ela acaba por ser muito mais fácil de utilizar do que as outras, já que suas funcionalidades são específicas somente para este propósito. O que evita confusão na hora de aplicar os recursos.
  • Testes A/B: O grande destaque do Unbounce fica por conta dos testes A/B. O dispositivo permite que você crie páginas com configurações e designs diferente e ainda teste as duas simultaneamente, além de lhe informar os dados que possibilitam que você conclua qual converte mais.
  • Responsividade: Às suas páginas são configuradas automaticamente, tanto para dispositivos móveis quanto para desktops.

Contras

  • Não possui uma versão em inglês: Mesmo utilizando as extensões de tradução do Google Chrome, às vezes fica confuso o conteúdo do dispositivo.
  • Valor dos planos: Certamente uma das ferramentas mais caras do mercado. Seus planos podem variar entre US$ 79,00 e US$ 399,00.

3 – WordPress

páginas de vendas

Segundo a página da própria ferramenta, ela é utilizada por nada menos do que “35% da internet”. Agora imagine quantas páginas vão ao ar todos os dias mundo a fora. Creio que já deu pra ter uma noção da significância deste dispositivo.

Certamente é a maior referência quando o assunto é criação de conteúdo para a internet.

Mas, assim como vimos nos anteriores, o WordPress também possui vantagens e desvantagens.

Vamos analisar a ferramenta.

Prós

  • Economia: O WordPress é totalmente gratuito. Isto significa que ao utilizá-lo você certamente economiza e muito. Pelo menos em um primeiro momento. Nos contras falaremos mais sobre isso.
  • Reconhecimento do mercado: Como vimos, é a ferramenta de criação de sites em geral mais utilizada em todo o mundo. Por este motivo, fica muito mais fácil de manuseá-la. Uma vez que há rico e vasto material na web com conteúdo relativo a ferramenta.
  • SEO: Estar bem ranqueado nos sistemas de busca é o sonho de todo dono de página. Obviamente, se algum usuário buscar no Google palavras chave relacionadas ao que você comercializa e o resultado for sua marca, suas chances de aumentar, crescem consideravelmente. O WordPress possui optimização pelo SEO. Na medida que você escreve o conteúdo e configura a página, ele já te dá um panorama que informa se o conteúdo está de acordo com as principais regras de SEO.
  • Código aberto: o que regeu, e ainda rege esta ferramenta é que ela é totalmente em código aberto. Em outras palavras você não fica engessado a configurações pré determinadas. É possível que você modifique sua página como bem entender. Entretanto, para realizar estas modificações altamente personalizáveis, você necessitará de um conhecimento de programação em PHP.

Contras

  • Suporte: Por ser gratuito e com código aberto, a ferramenta não possui um suporte humanizado que atenda as principais dúvidas dos seus usuários. No entanto, esta demanda pode ser suprida através de conteúdos e fóruns que existem na internet voltados para ele. Que diga se de passagem: não são poucos.
  • Segurança: Talvez o aspecto que mais pese na hora de decidir optar pelo WordPress seja a segurança. Por ser bastante popular, é natural que pessoas má intencionadas criem métodos para invadir suas páginas. E para que elas tenham sucesso em suas atividades ilícitas, elas precisam mirar no WordPress.
  • Custos: Apesar de ser totalmente gratuito, os melhores temas e plugins para WordPress são pagos. E como para produzi-los é necessário um conhecimento avançado em programação, os preços geralmente são salgados.

4 – Klickpages

páginas de vendas

Ferramenta totalmente brasileira voltada para criação de páginas de vendas e outros materiais voltados para conversão.

Possui diversas funcionalidades interessantes e vem sendo considerada por muitos uma opção interessante.

Prós:

  • Agilidade: Permite a criação de landing pages com agilidade e sem perder em qualidade. Talvez a melhor equação entre tempo x dinheiro entre as ferramentas pagas.
  • Testes A/B: Estes testes muitas vezes são difíceis de serem realizados por dispositivos voltados para criação de páginas de vendas. O que acaba por ser bastante contraditório, uma vez que eles são de suma importância para saber qual página converte mais. Com a Klickpages, realizar testes A/B é possível com apenas alguns cliques.
  • Suporte: Possui um chat em tempo real para que os assinantes possam esclarecer suas dúvidas. Pode parecer uma obrigação, mas acredite: nem todas ferramentas de criação de páginas de vendas têm esse pensamento.
  • Agendamento de conteúdo: Crie o seu conteúdo e agende o dia e a hora que você quer que ele vá para o ar.
  • Analytics: Uma ferramenta dentro do dispositivo que permite acompanhar as principais métricas relevantes ao seu modelo de negócio.
  • Conteúdo somente para leads: Permite que somente quem está cadastrado na sua base de dados, tenha acesso ao conteúdo. Esta medida permite que, caso um conteúdo de sua autoria seja compartilhado e uma pessoa que não está na sua base de dados queira acessá-lo ela terá que cadastrar ela antes.

Contras:

  • Sem acesso gratuito: Não permitir que se conheça os recursos que você possui gratuitamente é um erro em um mercado tão concorrido. Na Klickpages não tem isso, a regra é simples: ou você paga, ou você não usa. Porém, eles prometem 30 dias de garantia. Caso você não esteja satisfeito, não paga o primeiro mês. Mas, para que isso ocorra é necessário que você adquira algum plano e depois desista. Isso pode acabar gerando alguns transtornos como a demora no ressarcimento dos valores por parte da sua operadora de crédito: Master, Visa, Elo etc.
  • Valores dos planos: Não que eles sejam caros, mas para quem oferece inovação e não permite acesso gratuito, acaba por ser desconfortante os valores.
  • Conteúdo somente para leads: Como vimos acima esta funcionalidade pode ser um pró, mas também pode ser um contra.

5 – RD Station

páginas de vendas

A Resultado Digitais é uma das mais completas ferramentas de marketing digital existente no mercado. Isto se ela não for a mais completa.

A plataforma divide-se em RD Station Marketing e RD Station CRM. A primeira voltada para criação e gerenciamento de ações de marketing, é nela que você cria suas páginas de vendas.

Já a RD Station CRM é voltada para a equipe comercial e de relacionamento com o cliente.

Prós

  • Intuitiva: A maioria das funções se aprende apenas com o exercício do raciocínio lógico. Não é necessário maiores informações para aprender a utilizar a ferramenta.
  • Agilidade: Como quase todas as outras, possui a função arraste e solte. O que agiliza bastante o processo de criação das landing pages.
  • Métricas: O fato da RD ser uma das ferramentas de marketing digital mais completas do mundo, faz com que ela permita acompanhar quase todos índices e métricas existentes no marketing digital.
  • Custo x Benefício: Possui um teste grátis, no entanto se quiser fazer algo a mais terá que pagar. Os planos variam entre R$ 59,00 mensais, até R$ 1.989,00. Certamente por ser muito completa, possui o melhor custo x benefício entre todas já vistas até aqui.

Contras

  • Muitas funções: A verdade é que fornecer muitas funções é o mesmo que fornecer muitas soluções. E isto pode ser visto como uma vantagem ou desvantagem. Vantagem se você tiver um entendimento intermediário sobre marketing e desvantagem se você for um iniciante e acabar se perdendo em meio a tantas funcionalidades.
  • Tempo para começar um projeto: A RD possui um robô que fica te perguntando o tempo todo o que você deseja fazer. A princípio, a função dele é te ajudar e otimizar as suas ações conforme suas demandas. Mas, às vezes ele realiza perguntas demais e acaba por ser bastante cansativo.

Conclusão

Existem diversas ferramentas para criação de páginas de vendas no mercado. Neste post focamos nas melhores e mais utilizadas, tanto por agências de marketing quanto por profissionais autônomos.

Tirando o WordPress que é totalmente gratuito. A grande maioria delas possui um período de teste sem cobrança ou mesmo um plano básico sem nenhum custo.

A avaliação de qual é a melhor dependerá sempre do seu grau de instrução e da usabilidade da ferramenta. Portanto, antes de se decidir, faça os testes gratuitos ou assine os planos sem custos dela.

A taxa de conversão, na maioria das vezes é definida por um simples detalhe. O sucesso de uma landing page passa diretamente pelo número de conversões que ela é capaz de gerar. Portanto, avalie o que a ferramenta tem a te oferecer antes de se decidir.

E aí, agora que mostramos para vocês os prós e os contras das principais ferramentas de criação de páginas de vendas do mercado, ficou mais fácil decidir qual? Nos conte nos comentários.

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