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Eu me lembro muito bem da minha infância: churrasco da família e minha irmã com uma câmera do tamanho de uma televisão gravando todos reunidos.

Logo após, era uma disputa só pra vê quem ia pegar emprestado a fita VHS com os momentos.

No entanto, hoje a coisa mais comum de se ver são vídeos. Pai que grava seu filho nascendo. Pessoas gravando suas composições musicais e disponibilizando. E toda sorte de gravação que se possa imaginar.

Portanto, a coisa parece ser bem simples:  A pessoa simplesmente saca do seu bolo um Smartphone e começa a gravar o que quiser.

Inclusive um estudo diz que existem mais Samrtphones no Brasil do que habitantes.

Obviamente que os vídeos logo foram abraçados pelas estratégias de marketing e o mercado publicitário.

Porém, o vídeo pode ser tanto um aliado, quanto um inimigo. Por isso, criamos este post com dicas para gravar um bom vídeo. Para que você possa fazer um vídeo com qualidade e  alavancar as suas vendas.

Roteiro

Antes de querer gravar um vídeo, é importante que se saiba o que vai falar neste vídeo.

Pode parecer meio óbvio, mas um estudo cauteloso sobre o tema que você irá abordar, impede que você dê aquela travada no meio da gravação.

Portanto, procure gravar vídeos sobre assuntos que você tenha conhecimento, ou pelo menos empatia.

Dessa forma, fica muito mais fácil elaborar um roteiro de qualidade.

Por isso, caso você não domine o assunto que irá abordar, estude bastante até se sentir confiante o suficiente para gravar.

O cérebro humano é capaz de reconhecer se você tem autoridade sobre o que está falando simplesmente observando seus gestos corporais.

Desviar os olhos da câmera, por exemplo, é um indicativo de insegurança.

Por isso, ao gravar um vídeo passe confiança ao espectador com um roteiro bem desenvolvido e que esteja sob seu domínio.

Áudio

A maioria dos smartphones intermediários possuem captação de áudio suficientemente boa para a gravação de um vídeo de qualidade.

Portanto, não é necessário grandes investimentos em aparelhagem de áudio para se gravar um vídeo caseiro.

Porém, se a sua intenção é gravar um vídeo profissional, pode ser que você precise de um microfone especial.

Contudo, existem diversos tipos de microfones e cada um com a sua peculiaridade.

Primeiramente, observe o ambiente onde o vídeo vai ser gravado. Se você pretende fazer uma live em local aberto, por exemplo, é importante que sua câmera ou smartphone conte com redutor de ruídos.

Já para gravações em ambientes fechados, é bom se certificar que seja um local tranquilo e sem ruídos externos que possam comprometer a qualidade do áudio, como latidos.

Finalmente, uma boa entonação de voz contribui para que o seu áudio tenha variações de tonalidade, o que facilita a compreensão do seu espectador. Além de torná-lo mais agradável.

Iluminação

Mais uma vez você deve observar o ambiente que se dará a gravação. Se for em ambientes externos, é importante analisar a iluminação.

Portanto, opte por ambientes externos que possuam uma iluminação mais uniforme. Algumas câmeras e smartphones possuem recursos que visam tornar a iluminação mais uniforme, independente do ambiente. Porém, geralmente são aparelhos mais caros.

sendo assim, se a gravação for feita em um ambiente interno, o correto é se posicionar embaixo da fonte de luz. Uma lâmpada, por exemplo.

Há de se observar que o ângulo em que você se posiciona no ambiente pode projetar sombras. Vale a pena se atentar para este detalhe.

E finalmente, o posicionamento da câmera também pode influenciar na iluminação. Por isso, teste como vai ficar a iluminação no vídeo antes de começar a gravar.

Webinar

Webinar, nada mais é do que um seminário gravado no formato de vídeo, que pode ser ao vivo ou não.

Objetivos

São diversos os objetivos que levam os produtores e afiliados a produzirem webinares.

Vamos abordar os principais deles.

Criar autoridade

Conforme dito anteriormente, um webinar é um seminário gravado em formato de vídeo.

Sendo assim, é preciso que se tenha domínio sobre o assunto a ser abordado. Um seminário, obviamente, demanda conhecimento.

Portanto,você pode fazer um webinar, sobre o produto que você comercializa, deixando espaço aberto para perguntas dos espectadores.

Se você pretende comercializar um Produto Digital e ele ainda não está pronto. Você pode criar um webinar que aborde o tema dele. Dessa forma, você constrói autoridade sobre o assunto, e pode ter um público muito mais apto a adquirir seu Produto quando ele estiver pronto.

Estar presente no youtube

Segundo a Carina Fragoso no evento UpLoad Day 2019:

  1. 9 entre 10 brasileiros usam o Youtube para Aprender algo!
  2. Depois do Youtube o maior tempo gasto é o Netflix.
  3. Aprender e se Divertir aparecem nas 2 primeiras posições.
  4. Faça enquetes, não tenha vergonha de perguntar!
  5. Crie séries de vídeos e quadros com temas específicos!

Sendo assim, é importante que se observe essas dicas e esses números sempre que pensar em produzir um webinar.

Você pode, por exemplo, transmitir um webinar ao vivo no Facebook em busca de audiência instantânea.

No entanto, é imprescindível que você disponibilize esse conteúdo no Youtube.

Não dá para simplesmente desprezar a força do segundo maior mecanismo de busca da internet, com 2.6 bilhões de pesquisas por mês, em média. 

Estar presente no youtube, é essencial quando o assunto é vídeo, e principalmente, webinar.

Entreter

Segundo Casey Nestat, um dos maiores videomaker’s do youtube: “As pessoas não querem ver vídeos perfeitos! Elas querem se relacionar!”

Portanto, crie seu webinar sempre pensando em transferir conteúdo e ao mesmo tempo entreter a audiência.

Conforme vimos anteriormente: Aprender e se Divertir aparecem nas 2 primeiras posições do que as pessoas buscam no youtube.

Se você conseguir unir as duas coisas em seu webinar, suas chances de conseguir um número maior de visualizações aumenta consideravelmente.

Fidelizar audiência / Se aproximar do seu público

Quando criamos um vídeo, o que queremos na maioria das vezes?

Que as pessoas assistam a ele, obviamente.

Portanto, é interessante que tenhamos uma audiência fixa. Aquelas pessoas que gostam do seu conteúdo, sempre irão assistir e estão prontas para indicá-los para outras pessoas.

Criar um canal no youtube é uma maneira de controlar essa audiência fixa. Basta que você se atente para o número de inscritos que você possui no seu canal.

Sendo assim, conforme vimos anteriormente, uma estratégia importante para fidelizar a audiência é que você Crie séries de vídeos e quadros com temas específicos!

Dessa forma, você conseguirá mais fácil uma audiência fixa.

Além do que, conteúdos semelhantes, atraem públicos semelhantes.Por isso é importante sempre estar postando conteúdo relevante, isso te ajudará a se aproximar do seu público também.