Pular para o conteúdo

Ao longo dos últimos anos, muitos foram os “profissionais” que já mataram o email marketing e de várias formas e feitios… Certamente você já deve ter lido e ouvido frases como:

– “O Email Marketing Morreu!”;

– “O Email Marketing não funciona!”

– “O Email Marketing perdeu para as redes sociais!”

– “Ninguém usa mais o email!”

Pessoalmente, eu ADORO ver alguém dizer estas baboseiras… e sabe porquê? Por duas razões:

1- Menos concorrência no Inbox!
2- Assim consigo distinguir quem é o verdadeiro profissional e quem é um simples amador…

Pegando nos argumentos acima, se um dia ouvir alguém falando isso, as respostas a cada um deles são ainda simples:

– “É o canal de comunicação com melhor custo benefício. Ponto!”

– “Você é que não entende nada de Email Marketing”

– “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se você realmente acredita nisso é porque a sua incompetência é ainda mais grave…”

– “A minha filha não usa o email, não. Mas também não compra nada… Quem compra sou eu e eu utilizo MUITO o email… e adivinha só, daqui a uns anos, a minha filha vai começar a usar e eu continuarei a utilizar muito. O mercado está em crescimento!”

A verdade é que se você quiser ter um negócio rentável e acima de tudo ESCALÁVEL, você precisa ter uma estratégia que inclua o email marketing (e automação) nas várias etapas, desde a aquisição até à fidelização dos seus clientes.

Mas atenção, tal como um dos autores daquelas frases que eu mencionei lá no início, Email Marketing (e automação), não é só disparar emails para uma lista. É preciso não só ter o email marketing bem posicionado na estratégia global do seu negócio, como também saber aproveitar as capacidades que este canal tem.

O Email Marketing tem todo um mundo de técnicas, umas mais avançadas que outras, mas hoje, selecionei 5 dicas bem simples e de fácil implementação, para que você possa já sair na frente daqueles caras que não usam o email como canal de vendas ou que o utilizam como amadores.

Fique ligado e saia na frente da sua concorrência!

P.S. A próxima vez que ouvir alguém xingando o email marketing, envie para ele um print dos seus resultados e fala para ele ir estudar antes de falar!

DICAS

Dica 1 Integrações

Assegurar as Fontes dos seus Leads

Integrações

Este é um dos pontos mais importantes e que vai definir o sucesso ou fracasso do seu trabalho com Email.

Em primeiro lugar, você precisa ter um enorme cuidado na escolha da ferramenta de Email Marketing com base nas funcionalidades que inclui, mas também na integração dessa ferramenta com todas as outras ferramentas que vai usar no seu negócio (sem quebrar o seu orçamento, claro).

E não basta que a ferramenta X tenha uma integração com a plataforma Y. É preciso saber que tipo de integração é e que dados são passados de uma para a outra.

Por outras palavras, não interessa só a quantidade de integrações, mas também a qualidade dessas mesmas integrações.

Ao longo deste post, vamos utilizar o E-goi, pois é talvez a que melhor responde nesses 2 critérios que mencionei.

Como exemplo, imagine que você utiliza o WordPress como plataforma de site, a Monetizze como plataforma de venda dos seus produtos, Contact Form 7 como ferramenta de formulários de captura, o Manychat como ferramenta de chatbot para o Messenger, Facebook e Instagram como redes sociais.

Você precisa garantir que todas essas ferramentas e plataformas funcionam em sintonia e que todas têm a capacidade de entregar na sua plataforma de email marketing os dados necessários e do jeito necessário, para que você possa depois trabalhar eles de forma segmentada e acima de tudo eficiente.

Captura de Leads

Conseguir uma boa eficácia dos emails que envia, obriga a que você saiba não só com QUEM você está falando, mas também em que CONTEXTO essa pessoa chegou até você.

Ter a capacidade de saber por exemplo, se a pessoa é uma mulher ou um homem (caso você venda produtos para ambos os gêneros) ou se assinou a sua newsletter enquanto via um artigo do seu blog sobre fotografia para instagram (se você trabalhar no nicho do marketing digital por exemplo), é fundamental para que depois, você consiga entregar conteúdos/produtos adequados aquela pessoa específica e não sair disparando tudo para todos.

Um dos erros mais comuns daqueles amadores que falam aquelas frases lá em cima, é que jogam todo o mundo no mesmo cesto e quando começam a enviar conteúdos desadequados para metade da sua lista, lá começam a dizer que “o Email Marketing não funciona”… “Que têm uma base de 100.000 emails e só 10 abrem as mensagens que envia”… Isso é porque a última vez que abriram, não viram nada que lhes interessasse e perderam todo o engajamento com a marca dele.

Dito isto, sempre que possível (às vezes pode ser tecnicamente mais difícil), utilize TAGS (etiquetas) para identificar de onde veio aquele lead e em que contexto ele entrou na sua lista, para que mais tarde você possa segmentar os seus envios e assim, fazer disparar seus resultados.

Nota: Marque também de qual plataforma veio, das que estão integradas à sua ferramenta de Email Marketing e o que isso significa. Desenvolva uma planilha com a nomenclatura para as suas TAGS com códigos de letras e números, para que seja mais fácil para você identificar e gerir mais tarde.

Split testing (não só no broadcast!)

Todo o bom profissional de Marketing sabe que a regra número 1 para o sucesso é: TESTAR! Certamente já deve ter ouvido falar sobre Split-Test ou Teste A/B (se não ouviu, corre para aprender). No fundo, é uma técnica de otimização (seja do que for) em que você apresenta duas (ou mais) versões da mesma coisa para conjuntos de pessoas semelhantes e no final, você saberá qual das versões funciona melhor para aquilo que você está procurando obter como resultado.

Dica 2

Uma boa ferramenta de Email Marketing, disponibiliza para você essa funcionalidade, para que você possa fazer 2 versões do mesmo email (com diferentes títulos de email ou com diferentes botões, por exemplo) e ver qual funciona melhor com base no seu objetivo (seja no número de aberturas ou cliques, por exemplo).

Tem ferramentas que no final do envio, ela mostra para você qual foi a campanha que resultou melhor, para aquilo que você estava testando e aí, você no próximo envio já poderá utilizar aquilo que resultou melhor. No caso do E-goi, o teste é mais ativo, ele faz um primeiro teste com uma amostra da sua base e com base no resultado, envia para a restante lista. Assim, você tem a certeza que logo em cada envio, a mensagem enviada é a mais eficaz, para além de poder fazer teste com mais do que duas versões.

Isto é o Teste A/B (C/D/…) mais comum e que se você não o faz ainda, não pode perder mais tempo e começar a fazer JÁ! Não existe razão nenhuma para você não ter melhores resultados já no seu próximo envio…

MAS, o Split-testing não se aplica apenas nesses envios massivos que você faz para toda a sua lista. Algumas ferramentas mais de topo (como é o caso do E-goi), dão a possibilidade de você fazer este tipo de teste também nas famosas Sequências de Email. E como fazem isso? Olha só este exemplo:

Imagina que você tem uma página de captura (para baixar um ebook ou outra oferta) e você monta uma sequência de emails para quem entra na sua lista por essa página. Essa sequência teria como objetivo por exemplo a compra do produto X.

Porém, quando você está montando a sequência, você fica na dúvida de quantas mensagens serão o ideal enviar até o email de venda, ou que tipo de design deve usar (email pessoal sem imagens Vs Email Gráfico mais institucional), ou qual o remetente (nome da pessoa ou nome da empresa), enfim, um montão de dúvidas. Então, o melhor é testar. No caso do E-goi, você monta as diferentes sequências e conecta elas a um split test, definindo qual o objetivo (vendas do produto X) e a ferramenta faz o resto. Ao fim de Y pessoas entrarem nesse fluxo, será determinada a sequência ideal e a partir desse momento, todas as pessoas que entrarem por essa página de captura, irão percorrer o fluxo que traz mais resultados para você! Simples assim!

Dica 3 entregabilidade

Trabalhe a sua entregabilidade

Outras razões pelas quais alguns amadores se queixam de que o Email Marketing não funciona é porque as suas mensagens estão caindo no SPAM.

Existem inúmeras razões pelas quais os emails caem no SPAM e não vou aqui chatear você com todas elas, mas tem algumas coisas que você deve ter em consideração nas suas práticas de Email Marketing:

1- Utilize ferramentas profissionais.

Não vá nas gambiarras nem nas soluções opensource se você não tiver a capacidade para as gerir (estou-me referindo à gestão dos servidores de envio). Existem diversas ferramentas que já estão no mercado há muito tempo e que trabalham a qualidade dos servidores por você.

2- Efetue todas as configurações recomendadas pela sua ferramenta lá no painel de gestão do seu domínio (DNS).

E pelo amor de Deus, NÃO UTILIZE o gmail/hotmail/yahoo/etc. para enviar esses emails. Deixe esses seus endereços para enviar emails para os seus amigos!

3- Atenção ao conteúdo!

Referências a dinheiro, marcas internacionalmente reconhecidas, expressões como “Grátis”, “Clique Aqui”, etc., conteúdo sexual, muitas imagens (ou emails só com imagem), tudo contribui para que a sua mensagem nunca chegue no Inbox do seu subscritor. Dê uma pesquisada no Google por palavras que são consideradas SPAM e encontrará listas enormes de palavras que deve evitar. Seja criativo! O E-goi apresenta para você uma pontuação de SPAM e informa o que pode melhorar, para que as suas mensagens não caiam na pasta do Lixo.

4- Sempre que possível Limite a Velocidade de Envio.

Principalmente se vai enviar para uma lista relativamente grande (>10.000), deverá reduzir o número de envios por hora, pois os provedores de email ficam mais rigorosos quanto maior for o número de mensagens enviadas ao mesmo tempo pelo seu remetente. No E-goi tem essa opção de você limitar o número de envios de forma automática. Já ajudará muito!

5- MAS PRINCIPALMENTE, você precisa entender que nem todas as mensagens vão para o SPAM.

Isto porque o Email Marketing, hoje em dia, funciona um pouco como as redes sociais. Enquanto o seu Lead for abrindo e clicando nos seus emails, o provedor vai continuar entregando as suas mensagens no Inbox dele. Quando o Lead perder o interesse naquilo que você envia, o provedor (Gmail, por exemplo), vai começar a enviar as suas mensagens diretamente para o lixo. Mantenha um bom engajamento com os seus subscritores e continuará a ter a atenção deles 😉

6- Faça uma limpeza regular da sua lista de email.

Um dos critérios que os provedores usam para decidir a sua “reputação” é a % de aberturas que você tem. Por outro lado, como em tudo na vida, existe um “ciclo de vida” de cada subscritor.

Num primeiro momento ele tem todo o interesse em receber o que você envia, mas à medida que o tempo vai passando, essa relação vai esfriando e você vai acabar com uma grande quantidade de subscritores que não abrem as suas mensagens, o que torna a sua % de abertura muito baixa.

Isso leva a que os provedores possam começar a não entregar as suas mensagens nem para aqueles que acabaram de entrar na sua lista. No caso do E-goi, você pode montar um automatismo que inativa os contatos que já estão na sua lista há mais de X tempo e que não abrem as suas mensagens há mais de Y tempo (você decide quais são as regras), e fica tudo no automático, tal como a gente gosta 😉

Mensagem certa no momento certo (T&E em paginas estratégicas com envio de msg estratégica)

Dica 4

Sabe quando você entra num site e depois quando vai no seu facebook ou instagram (ou até em outros sites), começa a ver vários anúncios daquele primeiro site que você visitou? Essa estratégia se chama remarketing, mas isso você provavelmente já sabia…

O que talvez você não saiba é que esse remarketing pode ser feito também por email e tal como os anúncios que mencionei antes, eles têm uma eficácia incrível!

Isto porque você está pegando a pessoa ainda muito quente! Ela mostrou um interesse em algo específico no seu site e você vai impactar ela com aquilo que ela buscava.

No caso do remarketing por email, você tem ainda várias vantagens. Primeiro, o conteúdo do email pode ser muito mais rico do que uma simples imagem nas redes sociais, a outra é o custo (lembra o ROI?).

Mas não é só! Esse rastreamento do percurso dos seus leads no site, não serve apenas para enviar mensagens com desconto no produto que a pessoa acabou de ver.

Você pode por exemplo, marcar os interesses das pessoas com TAGS e depois afinar o tipo de conteúdo que envia para eles.

Para isso, no caso do E-goi, você só precisa colocar o pixel lá no seu site, do mesmo jeito que instala o pixel do Facebook ou Google.

Em alternativa, ao instalar o plugin do E-goi para WordPress, já fica tudo pronto (lembra a importância das integrações?).

Dica 5

Os seus melhores conteúdos sempre à mão

Esta é mais simples, mas não menos importante, principalmente para quem trabalha bem o seu marketing de conteúdo.

Se tem um blog que alimenta o seu negócio, seja por razões de educação dos seus leads ou simplesmente SEO, certamente você tem alguns posts que são pilares da sua estratégia.

Podem ser posts que sublinham o problema que você ou o seu produto procuram resolver ou até mesmo um post mais “de fundo” onde você apresenta a sua solução ou simplesmente posts que você pretende garantir o maior tráfego possível.

Esses posts “pilares” podem e devem estar sempre acessíveis para todos e portanto, os emails que você envia, podem ser um excelente veículo para os difundir.

Uma forma de fazer isso, é ter em todos os seus emails um bloco (geralmente no fundo do email) com um acesso rápido a esses conteúdos pilares, mas lembre-se, esse bloco deve ser discreto, pois você pode correr o risco de retirar a relevância ao conteúdo principal do email que está enviando.

Se você não tem esses posts pilares bem trabalhados no seu site (deveria!), pode como alternativa apresentar um bloco dinâmico que mostre por exemplo os últimos 3 posts do seu blog ou até mesmo os mais recentes de cada categoria.

Esta é uma técnica muito simples de fazer e que pode ir gerando um fluxo contínuo de tráfego para esses posts, sem que você os esteja ativamente a “impulsionar”.

No caso de utilizar o E-goi, isso fica ainda mais simples, pois pode guardar um modelo de bloco (no caso de serem posts fixos) ou um bloco RSS que é sempre dinâmico (se optarem pelo exemplo dos últimos posts). Seja qual for a escolha, é algo que já deveria estar fazendo e que mais uma vez, fica no automático!

DICA BÔNUS

Escolher uma ferramenta com um bom programa de afiliados

Esta dica acaba sendo o somatório de todas as anteriores e se fizer uma escolha acertada, o jogo pode mudar completamente. Senão veja:

Se você vai escolher uma ferramenta que você acredita ser a melhor para o seu negócio (Dica #1) e se você vai aprender a usar ela eficientemente (DICA #2 #3 #4), certamente outros vão olhar o seu trabalho e querer (ou tentar…) fazer o mesmo.

Aí você tem 2 hipóteses:

1- Ficar sentado vendo eles fazendo isso;

2- Lucrar com o sucesso deles;

Por essa razão, na escolha da sua ferramenta, deverá também olhar para o programa de afiliados que a plataforma disponibiliza e nesse quesito, também o E-goi sai na frente!

Para além de tudo o que a própria plataforma fornece em termos de funcionalidades, você tem:

– 30% de comissões recorrentes e para sempre!

– Sistema de multi-nível (comissão sobre as comissões dos afiliados que você leva)

– Cupom de Afiliado para gerar mais vendas

– Suporte Exclusivo e Tutoriais em Vídeo sobre como aproveitar melhor o Programa

E ainda: 1 Ano de Utilização Gratuita da plataforma E-goi!

Então e a Dica #5? O que tem ela a ver com esta última? Tudo!

O Programa de Afiliados do E-goi é ideal para quem trabalha o nicho do Marketing Digital e Vendas, pois a audiência desses negócios é a mesma da audiência do E-goi, logo, as vendas serão fáceis de concretizar, MAS, mesmo para os outros nichos, se você colocar nem que seja o logo do E-goi (com o seu link de afiliado) em um bloco em todos os seus emails (DICA #5), você começará a gerar indicações de forma orgânica, sem qualquer esforço e acima de tudo, no automático! Que é assim que o povo gosta, né? 😉

Dá uma olhada no programa e se fizer sentido para você, é só chamar!

A gente se vê do outro lado! 😉

Saber Mais Sobre o Programa de Afiliados do E-goi

Artigos relacionados