Pular para o conteúdo

Realizar a primeira venda não é tarefa fácil, principalmente por ser a primeira experiência de um produtor ou afiliado. Mas, não precisa ficar desanimado! Não estamos falando que se trata de um bicho de sete cabeças, apenas que será necessária dedicação e estudo para alcançar esse resultado.

Muitos entram no mercado de afiliados acreditando que é preciso apenas se afiliar  ou cadastrar o seu produto, e que as vendas começarão a acontecer. 

Bom, se você já está há algum tempo conosco, sabe que não é bem assim que funciona, não é?

Mas, hoje iremos mostrar o caminho certo para a primeira venda pela Monetizze. Portanto, se você tem interesse neste assunto, continue com a gente nesse post.

Como fazer sua primeira venda pela Monetizze

Antes de tudo é importante falarmos que este conteúdo é apenas uma base para você começar, uma orientação. Seguindo as ações que falaremos aqui, se aprofundando no assunto e buscando compreender melhor o mercado e seu público-alvo, você alcançará a tão sonhada primeira venda.

Vamos começar? 🙂

O que é preciso para vender na Monetizze?

Para começar a vender na Monetizze, primeiro você precisará criar sua conta na Plataforma, onde ela será analisada pelo nosso time de aprovação de contas. E o melhor de tudo é que você já pode começar a realizar suas ações enquanto aguarda sua aprovação.

Atenção: apenas afiliados podem realizar o saque antes de ter a conta aprovada.

Em casos de conta reprovada, fique tranquilo! Você receberá as orientações com os motivos da reprovação para poder corrigir e nos enviar novamente para uma nova análise.

Para evitar que sua conta seja reprovada, temos alguns critérios de aprovação listados em um de nossos posts aqui no blog. Venha conferir quais são esses critérios e garanta sua aprovação de primeira.

Produtor ou Afiliado?

Com a sua conta aprovada, você irá escolher qual caminho deseja seguir: Produtor ou Afiliado. Também existe a possibilidade de escolher os dois, mas se você está começando agora, a afiliação pode ser a melhor opção para adquirir conhecimento e experiência.

Para que não restem dúvidas…

Produtor é aquele que possui um produto (físico ou digital) cadastrado na Plataforma. É ele o responsável por criar aquele conteúdo e disponibilizar para os Afiliados venderem.

Afiliado é aquele que irá escolher os produtos que deseja vender e, assim, receber sua comissão em cima de cada venda.

Vamos conferir um exemplo.

Ana é barista, e entende muito sobre cafés e afins. Ela decide criar um produto digital falando sobre o assunto e ensinando algumas técnicas que domina. Ana é a nossa Produtora. Ao cadastrar seu novo curso na Monetizze, ela abre a possibilidade para que Júlia, nossa Afiliada, venda este produto. Apesar de não ser a dona do curso, Júlia também possui certo conhecimento sobre o assunto e se vê qualificada para falar sobre, além de gostar do tema – lembre-se disso, conhecer o produto é um ponto importante para bons resultados.

A cada venda que Júlia realiza pelo seu link de Afiliada, ela recebe uma comissão que foi definida por Ana ao cadastrar o produto. E Ana começa a ter seu curso reconhecido e vendido várias vezes, graças a ajuda de sua Afiliada.

Viu como funciona? Tanto o Produtor quanto o Afiliado possuem grande importância neste mercado e um contribui para o sucesso do outro.

O desafio da primeira venda

A primeira venda é o desejo de todo produtor e afiliado que está chegando no mercado, mas ela não deve ser o único objetivo. Do que adianta realizar a primeira venda e parar por aí? De nada. Por isso, não pense apenas na primeira venda, mas em todas as que virão a partir dela. 

O marketing digital será um grande aliado nessa trajetória, mas ele não deve ser seu único meio. Portanto, iremos compartilhar com você algumas dicas para que você comece planejar sua estratégia de vendas.

Pense fora da caixa

A diferença entre os casos de sucesso e os de fracasso no mercado digital é pensar fora da caixa. Não adianta muita coisa você saber como fazer sua primeira venda pela Monetizze se você não tiver um diferencial.

Pesquise o que as outras pessoas que estão no mercado há mais tempo, e que são casos de sucesso, fazem para conseguir um grande número de vendas. Comece a acompanhar esses profissionais, não para copiar seus trabalhos, mas para ter onde se inspirar.

A partir disso, você terá uma visão mais ampla do mercado e poderá começar a montar um planejamento com ideias inovadoras e que gerem valor para o seu público-alvo. Ah, falando nele…

Conhecer o seu público-alvo e sua persona é um ponto muito importante para garantir bons resultados. Afinal, é para eles que você estará criando conteúdo e direcionando suas vendas. 

Tendo este conhecimento, será possível produzir conteúdos mais segmentados, ou seja, mais específicos para atrair as pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer.

Tenha um planejamento

Quando falamos em planejamento, vai muito além de estratégia de marketing, novas ideias e outros. Estamos falando sobre ter um planejamento montado para garantir que seu dia seja produtivo.

Trabalhar em casa não é tarefa fácil e requer muita dedicação e, claro, planejamento. Programe o seu dia, a sua semana ou até o seu mês, para garantir que suas metas estão sendo cumpridas.

Que tal utilizar uma ferramenta para se organizar? A gente aqui na Monetizze utiliza o Trello para acompanhar nossas atividades e ter uma visão completa de tudo que anda acontecendo por aqui. Inclusive, temos um post onde falamos um pouco sobre ele e outros softwares de gestão de projetos. Confere lá e já escolhe o seu!

Busque conhecimento

A internet está cheia de conteúdos relacionados ao Marketing Digital, e muitos deles gratuitos e em diversos formatos como: e-books, posts em blogs, vídeo aulas, e muito mais. Nos canais da Monetizze (Blog, Youtube, Instagram, entre outros) você encontra diversos materiais para aprender mais sobre este mercado.

Se não sabe por onde começar, que tal conhecer a Escola Monetizze? Trata-se de um curso gratuito e online que é oferecido por nós da Monetizze, para ajudar você que está ingressando agora no mercado de afiliados e deseja realizar sua primeira venda. Com esse conteúdo, você conhecerá novos termos, pontos importantes no processo de vendas e muito mais! 

Ah, lembre-se! Por se tratar de um mercado digital, é importante lembrar que estamos em constante mudança e novidades chegando a cada dia. Por isso, estudar nunca será demais e sempre haverá algo novo para absorver. 

Invista tempo no Marketing de Conteúdo

Um dos pilares do marketing digital é a produção de conteúdo. É através dele que você gera relevância e autoridade, atrai novos clientes e mostra a sua marca, produto ou serviço para o mundo. 

O marketing de conteúdo será mais um dos seus aliados para garantir que você realize muito mais do que apenas a primeira venda. Mas, como ele funciona?

Vamos te explicar utilizando um exemplo muito simples: este post. No momento, você está lendo este conteúdo que disponibilizamos no nosso blog, certo? Bom, este blog se trata de uma forma de trabalhar o marketing de conteúdo no seu negócio.

Ou seja, marketing de conteúdo é quando você produz conteúdo gratuito e de qualidade, que seja relevante para o público e gere valor para ele. Através deste post, estamos lhe passando conteúdos importantes para a realização da primeira venda, para te ajudar neste processo. Entendeu como funciona? 🙂

Além de aumentar as chances de realizar sua primeira venda, ainda nos apresentamos para quem ainda não conhece a nossa Plataforma.

Mas você não precisa ter um blog para isso, caso não seja de seu interesse. O marketing de conteúdo pode ser feito através de redes sociais, um canal no YouTube, Newsletter, até mesmo através do Telegram e WhatsApp. Descubra quais são os meios mais utilizados pelo seu público e comece a oferecer ótimos conteúdos.

Saiba descrever o produto que você está vendendo

Lembra do exemplo que demos no início deste post, da Ana e da Júlia? Lá citamos a importância de conhecer o produto a ser vendido. Agora iremos explicar melhor o porquê.

Quando você procura um determinado produto na internet, a descrição é um dos pontos importantes no processo, não é? Se for uma blusa, por exemplo, você precisa saber quais são as medidas, o material que é feito, quais as cores disponíveis, dentre outras informações relevantes. O mesmo vale para o seu cliente.

Quanto mais detalhes você oferecer sobre o produto, mais confiança você estará passando para ele, além de agilizar o processo tanto para você quanto para o cliente. 

Imagine só, você divulga um produto que se trata de um curso de culinária para preparar comidas veganas, mas não especifica isso na descrição. Muitas pessoas podem acabar comprando pensando que será apenas um curso de culinária convencional, e terão uma surpresa desagradável, pois não era o que elas esperavam.

Esse é um exemplo simples, mas que demonstra a importância de detalhar a sua descrição e oferecer o máximo de informações possíveis aos clientes.

Ter um conhecimento de copywriting pode te ajudar muito nessa parte, pois a escrita persuasiva possui grande papel nos resultados de vendas. Se você ainda não sabe o que é copy, fique tranquilo que aqui no blog também temos vários conteúdos sobre o assunto para te ajudar a realizar suas vendas

Desperte a necessidade de compra

Os consumidores em geral sabem das suas dores, da média de preço do produto que querem comprar e até onde encontrá-los. Promova nele a sensação de que ele precisa adquirir, e com urgência, aquilo que você se propõe a vender para ele.

Para isto, você pode gerar a escassez.

Exemplo: Uma caixa do meu produto está saindo a R$ 19,90 enquanto durar o estoque. Só temos mais 15 unidades. Após o término do estoque, voltará para o preço normal de R$ 69,90. Isso fará com que ele sinta que tem uma oportunidade em mãos. Cabe a ele decidir se quer pagar mais caro ou se ele prefere adquirir agora e ter este desconto significativo.

Na Monetizze temos um plugin chamado “Contador Checkout”, que é utilizado como um gatilho mental de urgência. Ele causa no consumidor a sensação de que o produto está acabando ou que em poucas horas o desconto irá acabar. Você pode personalizá-lo de acordo com o que encaixa melhor no seu negócio, usando diferentes cores, o texto com a sua linguagem e definindo o tempo que desejar.

Escale Campanhas de Tráfego Pago

Para alavancar suas vendas, é recomendado que você escale campanhas pagas para seu negócio.

Se você já possui produtos que convertem bem, é interessante começar investindo neles.

É importante analisar esses investimentos para saber se está funcionando ou não.

Esse tipo de investimento acaba sendo mais seguro para seus negócios, por você ter um controle maior sobre as pessoas que clicaram em seu anúncio.

Com essas campanhas pagas você segmenta seu público, aumenta a visibilidade do seu negócio ou produto e ainda consegue gerar mais tráfego.

Elas podem ser feitas de diversas formas, através de redes sociais, links patrocinados e demais opções.

Uma das principais vantagens da utilização dessas campanhas é a facilidade de alcançar pessoas sem limitações geográficas. 

Além disso, você consegue direcioná-las para a persona da sua marca, ou seja, aquela pessoa que se encaixa no perfil de compra do seu produto ou serviço.

Se quiser aprender como escalar suas campanhas pagas, confira esse post que temos aqui no blog.

Já sei como fazer minha primeira venda pela Monetizze

Agora que você já recebeu todas estas dicas de como fazer sua primeira venda pela Monetizze, é hora de pensar em como seguir vendendo. 

Pense de forma diferente, trabalhe a sua criatividade e não fique apenas repetindo o que já existe em montes no mercado. Uma coisa comum entre todos que se tornaram casos de sucesso, é o fato de que elas pensaram diferente e souberam inovar e garantir bons conteúdos.

Lembre-se: o conhecimento alinhado a dedicação pode fazer com que você alcance voos altos! Não perca a oportunidade de entender melhor sobre este universo.

Boas vendas! 🙂

Artigos relacionados