As redes sociais cresceram muito nos últimos anos. Com isso, chamou a atenção de empresas e pequenos empreendimentos. O sorteio nas mídias sociais se tornou popular e, foi uma forma que empreendedoras encontraram para chamar a atenção de seu público.
Hoje em dia é difícil uma empresa, loja ou autônomos como, por exemplo, produtores, não utilizarem esses meios para se comunicar diretamente com seus clientes.
Quem ainda não inseriu essas redes como forma de fazer Marketing, está correndo o risco de não conseguir se manter no mercado atual.
Vamos então entender melhor como deve ser feito e quais os prós e contras de se fazer sorteios nas mídias sociais?
Como fazer sorteio nas mídias sociais
Para fazer um sorteio em redes sociais você precisa, primeiramente, ter uma conta que já possua algum engajamento, de preferência. Isso porque você precisará dessas pessoas para se interessarem pelo seu sorteio e passar a informação à diante. Tendo feito isso, você pode seguir para o próximo passo.
Escolha o produto que pretende sortear
A escolha do produto ou serviço deve ser feita com cuidado. Isso pois, você não pode escolher qualquer produto, mas algo que tenha a ver com o seu empreendimento.
Se você escolhe um produto cobiçado mas que não tem relação com seu público-alvo, você não irá atingir seu objetivo principal, que é atrair clientes.
Pessoas que só chegam às suas redes pelo sorteio, também irão embora após a realização do mesmo.
Quer engajar realmente o seu público? Então escolha um produto que seja relacionado com os que você vende.
Crie suas condições
Todo sorteio possui regras e condições que devem ser seguidas para que o ganhador seja validado. Há vários tipos de regras já bem conhecidas atualmente, como marcar amigos na publicação, seguir o perfil tal, entre outros.
Assim que as regras do seu sorteio forem definidas, certifique-se que fiquem bem claras para os participantes. Evite complicações desnecessárias.
Tenha uma arte para seu sorteio
A imagem de destaque deve ser bem pensada, afinal o foco maior em mídias sociais, como o Instagram, é na imagem. Invista em uma boa arte, que chame a atenção do seu cliente em potencial e que faça jus ao seu sorteio.
Divulgação
Sem divulgação, as chances de chamar clientes até suas mídias sociais não serão bem sucedidas. Quanto maior a divulgação, melhores são as chances de alcance.
Se você vai fazer o sorteio no Instagram, por exemplo, você pode divulgar no canal do Youtube, no Facebook, etc. Fique a vontade para divulgar da forma que quiser.
Se você possui grupos no WhatsApp ou Telegram que envolvam o assunto, vale a pena divulgar por lá também.
Um Pós-Venda sem a venda em si
A Pós-Venda é uma das partes mais importantes no processo de compra. No sorteio, podemos dizer que há a mesma preocupação, só que sem a venda.
Após sair o resultado do sorteio, você pode fazer um post nas mesmas mídias sociais para divulgar o ganhador ou a ganhadora.
Isso mostra uma certa preocupação em dar satisfação aos participantes que não ganharam, para que fiquem sabendo o resultado final.
Prós e contras de se fazer sorteio nas redes sociais
Será que vale a pena mesmo, para você, fazer sorteio nas mídias sociais? É o que vamos mostrar agora com os pós e contras.
Prós
A vantagem dos sorteios é que você pode colocar como regra os participantes seguirem o seu perfil. Isso resultará em novos seguidores e assim mais visibilidade para sua empresa.
Mas, lembre-se que esses novos possíveis clientes só permanecerão acompanhando caso seja algo do interesse deles.
Por isso a importância de escolher um produto para o sorteio que tenha a ver com o seu mercado. Assim, as chances dessas pessoas continuarem acompanhando suas mídias sociais são bem maiores.
Outra vantagem é ter mais pessoas divulgando sua empresa ou produto, podendo chamar a atenção de quem talvez nunca tenha ouvido falar da mesma, mas tem interesse.
Contras
Se tratando de sorteio, irão aparecer muitas pessoas que só estarão ali até o momento que sair o resultado. É importante que você saiba disso, para não acreditar que fracassou porque metade dos novos integrantes sumiram após o término do sorteio.
Conclusão
Se você chegou até aqui, já tem uma opinião formada sobre trabalhar, ou não trabalhar, com sorteios em mídias sociais. E o melhor é que, se achou viável para o seu negócio, você já tem os ensinamentos necessários para começar.
Curtiu o post? Que tal nos contar um pouquinho nos comentários.