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Saber como usar o Google Trends pode fazer a diferença na hora de pensar a sua estratégia de marketing digital.

Afinal, quem trabalha produzindo conteúdo precisa saber quais são as principais tendências e termos pesquisados pelos usuários que fazem parte do seu nicho.

Esse é o tipo de informação que gera insights poderosos que podem ser decisivos na hora de escalar as suas vendas.

Porém, poucas pessoas conhecem esta ferramenta.

Por ainda não ser tão conhecida, muitas pessoas podem subestimar o poder que os dados oferecidos pelo Google Trends tem sobre o seu negócio digital.

Por isso, preparamos este post para te apresentar a ferramenta, o que você pode extrair dela e, de quebra, conhecer todo o poder das tendências.

O que é o Google Trends

O próprio nome já diz muito: Trends significa tendências em português. Logo, Google Trends é o mesmo que as tendências do Google.

Sabemos que ainda ficou um pouco complicado, mas calma que já te explico.

O Trends foi criado em 2006. No entanto, ele permite que você encontre as palavras que foram mais procuradas na internet desde 2004.

O resultado é dado com base em um gráfico que permite avaliar a linha do tempo do termo buscado e o nível de interesse despertado por ele ao longo do tempo.

Basicamente, o Google Trends permite que você saiba o que está bombando na internet ou o que já está caindo em esquecimento. E dependendo do tempo, até mesmo aqueles que ninguém se lembra mais.

Como você deve ter percebido, estes dados se referem-se “somente” ao Google, já que é uma ferramenta própria.

E este somente se encontra entre aspas porque segundo esta pesquisa, o Google continua sendo o buscador mais utilizado no mundo.

Vamos ver os números:

  • O Google é utilizado por 92,14% dos usuários. 
  • Em segundo lugar vem o Bing com com 2,45%.
  • Já o Yahoo abocanha apenas 1,64% da preferência dos usuários.

Quais dados o Google Trends te permite ter acesso

Antes de falar sobre quais dados o Trends te permite acessar, vamos entender primeiro como ele tem acesso a estes dados.

Como já dissemos: esta é uma ferramenta do Google. E o Google armazena todas as pesquisas que foram em seu buscador desde 2004.

Por este motivo, o Trends foi lançado somente em 2006 mas permite que sua pesquisa seja feita desde 2004.

Como se isso não bastasse, a ferramenta também permite que você filtre sua pesquisa por buscas feitas no Youtube.

Afinal, o Youtube também é mais uma ferramenta de propriedade do Google.

E para que você tivesse acesso aos dados da maior plataforma de vídeo do mundo, o Google abriu a caixa preta dos dados do Youtube também.

Fora isso, há como saber o volume de buscas por um termo durante determinado período de tempo e uma outra infinidade de filtros que logo mais explicaremos para você.

Qual a importância do Google Trends

Tendência no marketing digital não é uma ciência exata. É algo imprevisível: tende a acontecer, mas pode simplesmente não ocorrer o que você espera.

Porém, você já reparou que a palavra tendência é muito utilizada no mundo da moda? E existe um motivo para isso.

Uma tendência pode nunca ocorrer, mas a chance dela acontecer é significativa.

Entretanto, vale ressaltar que apesar da tradução literal de trends ser tendência, o Google trabalha com dados concretos. Ou seja, a chance de ocorrer o que ele te mostra como resultado é enorme.

Mas afinal, como usar o Google Trends?

É o que vamos te responder.

Como usar o Google Trends

Explicar como se usa esta ferramenta não é uma das tarefas mais fáceis.

Como quase todas ferramentas do Google, ela é bastante completa. E por ser tão ampla, as opções de filtros são bastante variadas.

Mas vamos lá!

Vamos explicar para vocês as principais funcionalidades dela.

Buscas

O Trends é bastante intuitivo. Você não vai encontrar dificuldades maiores ao usar a plataforma. Mas aqui a gente quer que você não tenha nenhuma dúvida. Por isso, vamos te dar uma mãozinha para ficar ainda mais fácil.

Para começar, basta preencher o termo que deseja pesquisar.

No caso que iremos exemplificar o termo será Marketing Digital.

Google Trends

Agora que o termo para a busca já foi escolhido, é hora de entendermos os resultados e os filtros.

Resultado de interesse ao longo do tempo

 

O primeiro resultado que aparece é o interesse ao longo do tempo.

Como podemos observar, há variações do interesse pelo marketing digital ao longo dos anos.

Na faixa horizontal do gráfico há a linha do tempo. Já na vertical está um número que vai de 0 a 100.

O Google Trends não te dá o número exato de pesquisas que foram feitas ao longo do tempo. Ele mede o interesse de 0 a 100.

Quanto maior for o número, maior o interesse pelo termo que você buscou.

Como você pode perceber, na imagem há 4 filtros na parte superior da tela.

São eles: Brasil, Últimos sete dias, Todas as categorias e Pesquisa na Web.

Cada um desses filtros se divide em outros filtros, conforme vamos ver agora.

Filtro de Geolocalização

É primeiro filtro situado na parte superior, da esquerda pra direita.

Ele seleciona em qual localidade você quer que seja analisado o interesse ao longo do tempo.

Dê uma olhada novamente na imagem que utilizamos com exemplo. Você perceberá que o país escolhido é o Brasil e o termo pesquisado é Marketing Digital.

A escolha deste campo é importante, pois ele é capaz de te dar um mapa com os estados onde o termo possuiu maior interesse no período selecionado.

Google Trends

 

Como podemos observar, o Estado brasileiro com maior interesse pelo termo marketing digital é o Mato Grosso, seguido de São Paulo.

Entretanto, há mais coisas que você pode explorar.

Acima do nome dos Estados há o filtro sub-região. Basta você alterá-lo para cidades e você obterá o nome das cidades que mais se interessaram pelo termo marketing digital nos últimos sete dias, que foi o período escolhido para esta pesquisa.

Conforme podemos ver na imagem abaixo.

Google Trends

Período da pesquisa

O segundo filtro é o período que você quer saber a variação do interesse sobre determinado termo. Ele permite que você realize sua pesquisa nos determinados períodos:

  • Na última hora.
  • Nas últimas 4 horas.
  • Ontem.
  • Nos últimos sete dias.
  • Últimos 30 dias.
  • Últimos 90 dias.
  • Últimos 120 dias.
  • Último ano.
  • Nos últimos 5 anos.
  • E de 2004 até a presente data.

Categorias

As categorias são filtros nos quais você pode selecionar sobre o que os usuários pesquisavam ou pesquisam quando digitaram o seu termo.

Esta categoria é importante na medida em que um termo pode ser muito abrangente quanto ao interesse demonstrado por ele.

Suponhamos que o termo da sua pesquisa seja Marketing Digital, que é o nosso exemplo.

Mas, na verdade, você venda cursos sobre marketing digital. Então seria mais assertivo se você escolhesse a categoria compras.

Dessa forma, você pode saber qual o interesse por compras relacionadas a marketing digital durante determinado período de tempo, além dos Estados e cidades que mais se interessam em comprar estes cursos.

Sendo assim, fica mais fácil direcionar campanhas nas redes sociais para estas localidades.

Vejamos quais seriam os Estados que demonstraram mais interesse em comprar algo utilizando em suas pesquisas o termo Marketing Digital.

Google trends

Pesquisas na web

Este campo, na verdade, é um filtro para direcionar qual tipo de pesquisa o usuário demonstrou interesse. Eles podem ser:

  • Pesquisa na web
  • Pesquisa de imagens
  • Pesquisa de notícias
  • Google shopping
  • Pesquisa no Youtube

Todos os filtros são autoexplicativos. Mas existe um que merece destaque: o Pesquisa no Youtube.

Este filtro é valiosíssimo para quem produz vídeos.

Ele te permite saber qual o interesse das pessoas sobre determinado tema na maior plataforma de vídeos do mundo.

Assim, fica muito mais fácil você adequar seu conteúdo para o que o público realmente busca.

Comparação

Além de todas estas funcionalidades já citadas, é possível fazer comparação de termos no Google Trends.

Dessa forma, você pode comparar o interesse de pesquisa de um termo com outro termo.

Esta comparação é útil pois pode ser um fator decisivo na hora de abordar determinado tema, ou mesmo para palavras que possuem nomenclaturas diferentes dependendo da sua geolocalização.

Suponhamos que você produza conteúdo e esteja pensando em criar um post para um blog. Porém, você está em dúvida se aborda o tema Google Ads ou Facebook Ads.

Neste caso, basta você comparar os termos e obter o resultado de qual teve mais interesse por parte dos usuários.

Google Trend

 

O resultado acima seria o obtido nesta comparação.

Apesar de estarem muito próximos no quesito interesse, podemos observar que a média de buscas por Google Ads é um pouco superior.

Logo, será melhor escrever seu post abordando este tema.

Assuntos relacionados

É possível saber também quais são os assuntos relacionados com o termo escolhido que estão em ascensão no período, ou os principais.

Voltemos ao exemplo do Marketing Digital. Estes seriam os assuntos relacionados em ascensão.

Google Trends

E este seria o resultado para os principais assuntos relacionados.

Google Trends

Consultas relacionadas

Outra funcionalidade do Google Trends é a possibilidade de saber quais tipos de consultas foram relacionadas ao termo que você pesquisou.

O resultado também pode ser obtido com as consultas relacionadas em ascensão e também as principais.

Para Marketing Digital, as consultas relacionadas em ascensão seriam as abaixo

Google Trends

Já as principais consultas relacionadas seriam:

Google Trends

Conclusão

Elaborar estratégias de marketing envolve muito mais do que competência. É necessário que se tenha tino para saber o que o mercado espera.

A função do marketing é encontrar e suprir as demandas dos consumidores.

No entanto, muitas vezes é difícil saber o que as pessoas buscam. E é aí que o Google Trends entra.

É uma ferramenta totalmente gratuita e que pode fazer uma diferença absurda nos seus resultados.

Seja para escrever um artigo ou comercializar um produto na web, o Google Trends está aí para te dar os indicadores de interesse.

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