Provavelmente você já leu ou ouviu algo sobre o termo Scrum, mas você sabe o que ele significa e qual a sua importância?
O Scrum é um método ou framework, que compõe a Metodologia Ágil. Ele tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e gerenciamento de projetos.
Mas para contextualizar: vamos entender um pouco sobre a Metodologia Ágil?
A Metodologia Ágil
A Metodologia Ágil surgiu dentro da indústria de Tecnologia da Informação, após uma grande insatisfação sobre os resultados no desenvolvimento de softwares.
Anteriormente, as empresas trabalhavam com longas etapas de produção que não tinham entregas definidas. Criavam produtos e funcionalidades que nem sempre eram utilizados. Havia muita falta de comunicação entre a equipe, e tudo isso foi ocasionando problemas como investimentos desnecessários, projetos infindáveis, produtividade baixa e outros.
Então criaram a Metologia Ágil como forma de solucionar esses problemas. Como o próprio nome diz: é um método para agilizar os processos.
Para a aplicação dessa metodologia foram determinados 4 valores principais, sendo eles:
- Pessoas e interação entre elas mais que processos e ferramentas;
- Software funcionando mais que documentação abrangente;
- Colaborar com o cliente e membros do projeto mais que negociar contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Essas metodologias com o tempo foram ganhando um valor tão grande, que deixaram de ser usadas apenas na área de TI e passaram a fazer parte de outras áreas também.
Existem vários métodos ágeis, mas neste post abordaremos especificamente sobre o Scrum. Vamos lá?
O Scrum
Como dito anteriormente, o Scrum é um dos métodos da Metodologia Ágil ou framework como alguns o conhecem. É um dos mais populares, muito utilizado para planejar projetos complexos e gerenciar equipes.
A ideia do Scrum basicamente é fazer pequenas entregas até que seja feita a entrega final do produto. Por isso, você vai perceber que no desenvolvimento dele haverá muitos atividades e consequentemente, muitos agentes envolvidos.
Mas, antes de irmos para o desenrolar do Scrum, vou te passar a nomenclatura e significado de três pessoas que possuem papeis fundamentais para o desenvolvimento dele. São eles:
- Product Owner: a pessoa que exerce liderança sobre o que está sendo desenvolvido, que é a ponte entre o dono do produto e o time de Scrum.
- Scrum Master: a pessoa escolhida para ajudar a equipe no desenvolvimento do projeto.
- Time Scrum: toda a equipe que fará parte do projeto.
Agora vamos entender melhor como funciona?
O Desenvolvimento
A primeira etapa é feita pelo Product Owner, que é criar uma Product Backlog, onde você listará tudo o que deve ser desenvolvido, definindo a prioridade a elas. Ou seja, é listar em forma de documento tudo que será feito no projeto e o que será entregue ao cliente. Como o Scrum é algo adaptável, esse documento pode ser alterado em qualquer momento durante o desenvolvimento.
Feito isso, partimos para as Sprints que são as divisões do projeto em ciclos ou mini-projetos, definindo um prazo fixo para que ela seja finalizada, Esse é o momento em que a equipe deve se comprometer a desenvolver e entrar os projetos dentro do prazo estipulado.
Durante esse processo o nosso Scrum Master precisa estar atento a que está acontecendo, pois caso haja alguma situação inesperada ele estará lá para auxiliar.
Após iniciarem as tarefas das Sprints começaremos as chamadas Daily Scrum, que são reuniões diárias com o objetivo de responder três perguntas:
- O que foi feito de ontem para hoje?
- O que fará hoje?
- Existe algum impedimento no desenvolvimento?
Parecem regrinhas bobas, mas elas fazem toda diferença para o processo. Pois, deixa todos os envolvidos cientes do que está sendo feito e agiliza para que seja uma reunião rápida e objetiva.
Ao final de cada Sprint é feito uma Sprint Review onde a equipe se reúne para verificar o que está sendo desenvolvido e se todas as etapas foram concluídas.
Depois disso, partimos para a última etapa, a Sprint Retrospective. Aqui será verificado a necessidade de adaptações e caso não seja necessário, finaliza esse ciclo e já inicia outro.
Porque aplicá-la?
Nas metodologias tradicionais, os projetos tinham que seguir de acordo com o que era descrito no inicio, seguindo o mesmo até o fim. Isso se tornava um processo engessado, porém, o Scrum permite a flexibilidade no decorrer do projeto tornando possível as alterações durante o processo.
Outro beneficio que ele nos traz é de melhorar a comunicação e interação entre o time.Como todos do time scrum devem falar nas dailys sobre o andamento do projeto, isso faz com que todos os envolvidos estejam cientes do que cada um está produzindo, evitando sobrecarga e duplicação de tarefas.
E por fim, ele agrega valor ao seu negócio. Como o projeto é dividido em ciclos e definido as prioridades, o time consegue realizar primeiro as tarefas de maior valor para desde já entregar um resultado de valor ao cliente, antes do final do projeto.
Conclusão
Cada vez mais o mercado tem exigido que as empresas ofereçam bons produtos aos seus clientes. Devido a isso, a competitividade entre as empresas aumentam por quererem entregar ao consumidor soluções inovadoras.
Como Produtor ou Afiliado, você deve saber que para ter sucesso nas vendas será necessário manter organizado os seus negócios, e por isso, a aplicação do Scrum pode ser essencial para você.
Com a agilidade em organizar projetos e gerenciar pessoas, essa metodologia irá te ajudar a conduzir melhor seus processos e a otimizar ainda mais o seu tempo.
Espero ter te ajudo e que você consiga aplica-lo na gestão dos seus negócios.