Analisar a concorrência é essencial para qualquer negócio. Além de saber o que estão fazendo, você consegue acompanhar as tendências do mercado e obter insights para se manter sempre à frente.
Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser muito úteis para realizar essa análise. E na maioria, das vezes você poderá usá-las tanto para acompanhar seu desempenho quanto captar informações relevantes de seus concorrentes.
Saiba onde e com que frequência seu concorrente está sendo mencionado
O Google Alerts é uma ferramenta gratuita que monitora as menções feitas no Google diariamente. Para isso, basta você escolher a palavra que será monitorada. E toda vez que ela for citada na Internet você receberá uma notificação no seu e-mail.
E o legal é que você pode acompanhar as menções sobre seu concorrente e sobre a sua empresa ao mesmo tempo. Além disso, você pode também monitorar palavras-chave e obter conhecimento do que está sendo discutido no momento.
Já o SocialMention é voltado para menções em blogs e redes sociais. Ou seja, ele irá lhe mostrar todos os resultados do termo ou palavra pesquisada em blogs e nas mídias sociais. Além de ser totalmente gratuito.
Uma outra ferramenta muito interessante é a AdSpy. A AdSpy é o maior banco de dados para pesquisas de anúncios do Facebook e do Instagram. Mesmo sendo uma ferramenta paga, pode ser um diferencial interessante pagar para saber como são os anúncios de seus concorrentes.
Analise os seus dados
Já falamos da SEMrush no post de ferramentas que todo produtor e afiliado deve conhecer. Porém, assim como ela é muito útil para analisar os dados do seu site, você também pode analisar os dados do seu concorrente.
Basta colocar a URL do site e visualizar todas as informações relevantes como as palavras que ele rankeia e o tráfego que ele recebe em sua página.
E tudo isso você consegue fazer com a versão gratuita da ferramenta. Mas caso queira informações mais detalhadas, você pode optar por assinar a versão paga.
O Open Site Explorer também é uma excelente ferramenta que te permite saber como seu concorrente têm construído autoridade através da estratégia de link building. Na versão paga você consegue ver quem linkou para eles, a autoridade do domínio e o texto âncora.
Saiba usar as informações a seu favor
Você descobriu onde seu concorrente está sendo mencionado e analisou seus resultados na internet. Agora é hora de montar suas próprias estratégias usando as informações privilegiadas que você conseguiu.
O maior benefício da análise de concorrência é que ela pode te nortear sobre o que fazer ou não fazer diante do mercado. Por exemplo, se a estratégia do seu concorrente está surtindo efeitos positivos, você pode usá-la como referência e traçar estratégias ainda melhores.
E você também pode ter ideias inovadoras a partir da resposta do público diante das ações do seu oponente.
Agora, se a estratégia dele estiver trazendo resultados ruins ou não satisfatórios, você já sabe as táticas que não deve realizar. Mas pode ser também, que você identifique alguns pontos a melhorar nas estratégias para que elas de fato, funcionem.
Dessa forma, você estará aprimorando com seu conhecimento visionário uma estratégia vista como ruim.
Conclusão
Muitas empresas param no tempo ao olhar apenas para o seu próprio trabalho. Elas ignoram o que acontecem no mercado e acabam perdendo espaço para quem está sendo se reciclando e inovando.
Isto não tem a ver com copiar a concorrência, mas com analisar as ações externas para melhorar seu próprio trabalho.
O que você acha sobre isso? Você tem ficado por dentro das tendências e do que seus concorrentes estão fazendo? Se sim, conta pra gente quais têm sido os seus resultados.
Não se esqueça de deixar nos comentários as ferramentas que você usa para analisar sua concorrência e não estão presentes no post.