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O processo de compra pela internet é no Brasil algo relativamente novo. Por isso, no início do século XXI, ninguém imaginaria nas terras Tupiniquins o poder que a rede de computadores viria a possuir, com consumidores online por toda a parte.

Hoje, com 140 milhões de internautas, somos o quarto maior mercado do mundo. Por outro lado, no quesito horas online, o brasileiro fica em média 9 horas por dia conectado à rede mundial de computadores.

Portanto, não é possível simplesmente desprezar estes números. O mercado já entendeu o poder de compra que a internet possui. Sendo assim, cada dia mais empresas se lançam no comércio eletrônico. De olho nesses números, e na possibilidade de aumentar o faturamento.

Por isso, é importante que entendamos o perfil e comportamento dos compradores online do Brasil.

Quem compra online no Brasil?

Segundo pesquisa divulgada pelo pagBrasil, ao longo de 2017, mais de 55 milhões de brasileiros compraram online pelo menos uma vez.Além disso, em comparação com 2016, as compras online cresceram 15%.

Ao mesmo tempo, as mulheres continuam comprando mais do que os homens. Elas são responsáveis por 50,4% de todas transações online no Brasil.

Isto significa que as mulheres, no geral, fizeram 1,4 milhões de compras a mais do que os homens.

A faixa etária europeia dos consumidores online se dá principalmente entre 19 – 29 anos de idade.

No entanto, no Brasil a maioria dos consumidores do e-commerce está na faixa etária entre 35 – 49 anos. Que correspondem por 37% do total das vendas.

Entretanto, isso ocorre, por que no Brasil, há mais dificuldade do jovem possuir renda suficiente para ter um cartão de crédito, por exemplo. Enquanto na Europa já se tem uma condição financeira mais estabilizada entre os jovens.

O perfil dos compradores online

É necessário que entendamos que os compradores online se dividem em diversos perfis.

Sendo assim, vamos analisar com base em uma pesquisa divulgada pelo E-commerce News, como eles se comportam conforme a região, sexo e idade.

Perfil por região

Saber onde a maioria dos consumidores online mora é muito importante. Sendo assim, vamos analisar os dados que nos dão os indicadores do número de vendas por região do Brasil.

O Sudeste, por conter a maior renda entre as regiões e o maior número de habitantes, segue em primeiro lugar com 60% das compras online.

Por outro lado, o Sul fica em segundo lugar, com o total de 16% das vendas online.

Na sequência, vem o Nordeste com 12,5%.

Contudo, é interessante perceber que no Centro Oeste os percentuais saltaram de 6,35, para 8,5%. Assim também, ocorre com a Região Norte, que saltou de 2,7% para 3%.

Perfil por sexo

Quando o assunto se trata dos números de um e-commerce quanto ao sexo dos compradores, quase encontramos um empate.

Sendo assim, as mulheres são responsáveis por 50,4% das compras.

Entretanto, quando o assunto é o gasto médio por compra os homens lideram com uma média de R$ 343,00. Já as mulheres gastam volta de R$ 243,00 por mês no mercado eletrônico.

Perfil por idade

Quando o assunto é o perfil do consumidor online por idade, na pesquisa divulgada pelo E-commerce News, a divisão se dá da seguinte forma:

  • 38%: entre 25 e 34 anos;
  • 23%: entre 35 e 44 anos;
  • 18%: entre 18 e 24 anos;
  • 12%: entre 45 e 54 anos;
  • 7%: entre 55 e 64 anos;
  • 2%: com mais de 65 anos.

As principais indústrias e seus perfis

online

O site Navegganalisou o comportamento de compra relativo a cada indústria. Essa análise se deu, devido ao fato de que uma mesma pessoa pode pertencer a vários perfis de consumo.

Portanto, vamos analisar cada uma dessas indústrias.

1 – Serviços Financeiros

Abrange todos internautas que estejam dispostos a adquirir produtos ou serviços financeiros. Tais como: cartão de crédito, linhas de financiamento, empréstimos e ações.

os anunciantes mais comuns para este tipo de indústria são: os Bancos, as Operadoras de Crédito e as Instituições Financeiras no geral.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Consumista
  • Planejador
  • Digital Exclusivo

2 – Esportes

Compreende os consumidores online que possuem interesse em adquirir serviços e produtos esportivos.

Portanto, pode ser desde o atleta profissional, até os que praticam esportes somente aos finais de semana, ou mesmo admiram um time de futebol, por exemplo.

Quem anuncia para este público: Agremiações esportivas, lojas de artigos esportivos, grandes marcas esportivas.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Torcedores
  • Geração Saúde
  • Atletas de Fim de Semana

3 – Moda e Beleza

Ligada diretamente às tendências, ou que consomem artigos de moda e beleza, tais como: roupa, calçados, cosméticos, perfumaria e salões de beleza.

Sendo assim, essa indústria abrange todas as faixas etárias. Pois se trata de produtos e serviços que são consumidos tanto por pessoas mais jovens, como as mais idosas.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Exclusivos
  • Sofisticados
  • Varejo

4 – Veículos

Compreende usuários apaixonados por automotores. Podem ser marcas de carros, motos ou utilitários. Exemplos de empresas que anunciam nesta indústria: Montadoras, Concessionárias e Grandes Revendedoras.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Luxo
  • Compacto
  • Popular

5 – Casa e Construção

Inclui usuários que estão ou mudando de imóvel, reformando ou dando novos ares com a decoração ao seu lar.

No entanto, também estão inseridos usuários que gostam de fazer pequenas mudanças em seus imóveis durante os finais de semana.

Exemplos de anunciantes: Lojas de materiais de construção, lojas de mobiliário, escritórios de engenharia e arquitetura.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Marido de Aluguel
  • Luxo e Decoração
  • Mobiliando

6 – Eletrônicos e Eletrodomésticos

Engloba os usuários que buscam novos equipamentos domésticos , seja por precisão, luxo, ou para acompanhar as novas tecnologias.

Sendo assim, os principais tipos de anunciantes são: Redes de eletro, Marcas de eletrônicos, Redes de eletro.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Top de Linha
  • Open House
  • Liquidação

7 – Imobiliária

Compreende os usuários que pretendem comprar ou alugar um imóvel que já possuem. Portanto, abrange as principais classes sociais e estilos de vida. Os principais anunciantes são: Imobiliárias, Grandes Construtoras e Incorporadoras.

Os usuários que mais se identificam com este tipo de indústria são:

  • Luxo e Família
  • Minha casa Minha Vida
  • Vida Moderna

8 – Comida e Bebida

Constituído por usuários que conforme o seu estilo de vida orientam seus hábitos alimentares. Nesta indústria estão desde os que buscam uma alimentação balanceada, até os adeptos do Fast Food. Os principais anunciantes são: Redes de Fast Food, Empresas do setor de Alimentos.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • Junk Food
  • Top Chef
  • Saudáveis

9 –  Viagem e Turismo

Composta por viajantes, seja por um curto período de tempo em uma cidade vizinha, ou por uma temporada inteira em locais mais longínquos. Sendo assim, os usuários inseridos nesta indústrias consomem diárias em hotéis, passagens, pacotes e afins. Exemplos de anunciantes: Companhias Aéreas, Agências de Turismo, Hotelaria.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • Viajantes exclusivos
  • Cultural
  • Pacotes de Viagens

10 – Entretenimento

São os usuários que buscam tanto diversão quanto cultura,desde que estes produtos estejam ligados ao entretenimento. Portanto, engloba usuários de todas as faixas etárias. Exemplos de anunciantes: Marcas de Bebidas Alcoólicas, Jogos, Produtora de Eventos.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • Cult
  • Festeiros
  • Digital

11 – Carreira e Educação

Compreende usuários que almejam desenvolvimento, tanto em sua carreria acadêmica e/ou profissional por meio de cursos, graduações em mestrados e afins. Exemplos de anunciantes: Cursos de Idiomas, Faculdades, Cursos de Idiomas.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • EAD
  • Vestibulandos
  • Carreiras

12 – Tecnologia

Indústria composta por quem consome tecnologia em grande quantidade e/ou frequentemente. Seja para fins pessoais ou mesmo uma necessidade no ambiente de trabalho. Exemplos de anunciantes: Lojas de acessórios, Marcas de Tecnologia.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • Visionários
  • Fascinados
  • Profissionais

13 – Telecomunicações

Compreende os usuários que  adquirem produtos e serviços de telefonia, tv e internet. Principais anunciantes: Empresas de TV por Assinatura, Operadoras de Telefonia e etc.

Os usuários que mais se identificam com essa indústrias são:

  • Casa Nova
  • Conforto
  • Pré Pago

 

Porém, é válido relembrar que uma única pessoa, na maioria das vezes, possui mais de um perfil que norteará o seu comportamento nas compras online.

Além disso, alguns fatores externos podem influenciar nas decisões de compra. Por exemplo: uma mulher solteira, que ainda mora com os pais, busca por produtos de moda e cosméticos, pois não possui preocupações com o setor imobiliário e eletrodoméstico. Mas, esta mesma mulher pode se interessar por esporte ou serviços financeiros.

Por isso, é necessário que a comunicação para o consumidor seja trabalhada de forma cautelosa. Assim, a probabilidade de atingir a pessoa correta para realizar uma compra, é maior.

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