Estamos vivendo em uma época onde a figura do digital influencer como estratégia de vendas tem gerado um impacto positivo nas vendas online. Não é à toa que podemos ver diversas marcas utilizando o marketing de influência para divulgar produtos e engajar mais seu público por meio de conteúdos criados em redes sociais por influenciadores.
Você já percebeu como somos cada vez mais influenciados pelos conteúdos que consumimos na internet? Pois então, grande parte disso se dá ao trabalho de influenciadores e ao marketing de influência.
Isso quer dizer que o digital influencer tem o poder de influenciar seus seguidores por meio de conteúdos compartilhados em seu perfil, quando um produto ou serviço é divulgado por eles, acabam ganhando mais visibilidade e, consequentemente, maiores chances de ser adquirido.
A situação é muito semelhante a quando se tem indicação ou referência de alguém que utiliza determinado produto: nesses casos,você tem maior segurança em comprá-lo, certo? Aposto que sim! Afinal, quem é que nunca pediu indicação de algum produto ou serviço para um amigo que o usou?
É por isso que o mercado digital é uma grande oportunidade, tanto para um influenciador, quanto para um produtor, porque essa é uma estratégia de duas mãos: ao se afiliar a produtos de um produtor, o digital influencer usa o marketing de influência para atrair possíveis novos compradores para o produto divulgado, e ainda ganhar comissões em cima das vendas onine. É uma relação ganha-ganha
Seja você um produtor ou influenciador que está lendo esse texto agora, se prepare para ficar por dentro de muitas dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo à frente dessa estratégia. Bora lá?
O que é o marketing de influência
Você sabe o que é o marketing de influência e como ele funciona? Se não sabe, antes de explicar mais sobre isso, podemos adiantar que ele está ligado aos influenciadores digitais. Por isso, trouxemos dados interessantes que mostram como os influenciadores têm grandes poderes em suas mãos ao criarem conteúdos na internet.
Um estudo da revista Exame mostrou que aqui no Brasil mais de 70% das pessoas consultam suas redes sociais antes de tomar qualquer decisão de compra. Ou seja, mais da metade precisam ter uma referência antes de adquirir qualquer produto.
Também, segundo uma outra pesquisa realizada pela Nielsen Media Research, 92% das pessoas se baseiam em recomendações de influenciadores antes de tomar alguma decisão de compra. Assim, é possível concluir o quanto a opinião de um influenciador gera impacto nas decisões de compra de grande parte dos consumidores.
Isso mostra que ter um influenciador como estratégia para vender um produto gera impacto positivo, afinal nada melhor que ter a opinião de uma figura confiável e com propriedade para falar de determinado assunto ou produto que indica. Quanto mais confiança o influenciador adquirir de seus seguidores, maiores são as chances deles se engajarem e comprarem qualquer produto que seja indicado por eles.
Assim funciona o marketing de influência! Ele nada mais é que utilizar da imagem de um influencer digital para fazer a tal “publi” sobre um produto ou serviço e, assim, criar de forma mais espontânea o desejo de compra nos consumidores.
Na posição de produtor, investir na estratégia de utilizar influenciadores para divulgar produtos faz total diferença. É mais uma forma de conseguir adquirir visibilidade, novos compradores, maior engajamento com o produto oferecido e aumentar o número de vendas online.
Mas quais são os principais benefícios de investir nessa estratégia para um produto que está presente no mercado digital? É o que a gente te conta a seguir.
O impacto que o digital influencer pode trazer para um produto
A estratégia de ter um influenciador como uma das frentes de divulgação de um produto, seja ele digital ou físico, é muito positiva e, por isso, a função desse tópico é mostrar quais são os principais benefícios encontrados ao investir nessa estratégia. Para produtores que já estão no mercado realizando vendas online e buscando novas formas de inovar em campanhas para os produtos divulgados, essa é hora de visualizar alguns pontos que vão contribuir a partir da estratégia de um influenciador. Tá curioso? Então continua com a gente.
Audiência própria
O influenciador é, geralmente, uma figura pública que por meio da sua imagem e conteúdos criados, desenvolve sua própria audiência, criando um público engajado com o que ele acredita. Como eles atuam nos mais diversos nichos (moda, beleza, entretenimento, fitness e muitos outros assuntos), é possível encontrar aquele que mais se encaixe com o produto que está sendo vendido.
Conexão com o público
Um influenciador tem grande conexão com o seu público, e quanto mais próximo ele se mostra de seus seguidores, maiores as chances de criar confiança no que ele compartilha. No momento de divulgação, se ele indica determinada marca ou produto, as pessoas entendem que é realmente bom e confiável, criando esse laço entre marca e seus seguidores.
Engajamento com a marca
O influenciador normalmente se conecta com o produto que está divulgando, causando maior engajamento de seus seguidores. Ao passar confiança em seu discurso, ele automaticamente gera maior interação e interesse das pessoas buscarem sobre o produto oferecido por ele.
Humanização do negócio / produto
O influenciador digital tem a habilidade de falar do produto de uma maneira muito dele, ou seja, ele consegue transmitir a mensagem de forma mais leve e humanizada, causando um impacto mais positivo em quem recebe. Normalmente traz uma comunicação mais espontânea.
Impulsiona vendas online
Quando se faz a divulgação de um produto, a intenção final é realizar vendas, certo? Isso mesmo! Por isso, usar o influenciador digital como estratégia é uma forma de impulsionar vendas online em outros canais antes não tão explorados, além de criar mais autoridade e reconhecimento do produto. O poder do influenciador pode ajudar a alavancar muitas vendas nesse mercado.
Digital influencer como estratégia de vendas online
Fazer parte de uma rede social significa ser influenciado o tempo todo por conteúdos dos perfis que você segue. Então, se for parar para pensar, estamos sendo influenciados o tempo todo por conteúdos que são compartilhados pelas pessoas que seguimos nas redes sociais.
Quando se trata de influenciadores digitais, percebemos o quanto os conteúdos compartilhados se tornam mais relevantes para seus seguidores, sejam eles criações de conteúdos diversos ou divulgação de produtos, as famosas “publis”.
Se ele indica um produto, serviço ou conteúdo em seu perfil, as chances do público se interessar e por clicar e conhecer são bem maiores por virem como referência desse influenciador.
Portanto, um produtor pode ter um produto que seja interessante para o influenciador, assim como o influenciador pode gerar conteúdos que sejam relevantes para o produtor. Por se tratar de uma estratégia de venda online, é importante que o produtor tenha em mente a escolha de influenciadores digitais que sejam compatíveis com o produto que ele está vendendo.
Se você vende um produto focado em saúde e bem-estar, por exemplo, os influenciadores com maior potencial são aqueles que falam sobre questões relacionadas a uma rotina mais saudável, de exercícios físicos e alimentação, gerando mais engajamento e mais chances de realizar vendas deste produto. Deu pra entender como funciona na prática?
Esse é um trabalho onde ambos se beneficiam e contribuem para os melhores resultados. E o mercado digital está cheio de influenciadores que se dividem em categorias diversas. No próximo tópico traremos alguns cases de sucesso que estão engajando milhões de seguidores, todos os dias, em seus perfis.
Será que você já ouviu falar de algum deles?
Cases de sucesso de influencers digitais
O leque de influenciadores é infinito e tem perfil para todos os tipos de assunto, cada um seguindo com a sua estratégia. Por isso, é tão importante escolher aquele influenciador digital que é mais compatível com o seu negócio.
Aqui trouxemos 2 influenciadores de sucesso que engajam milhões de pessoas com os conteúdos que criam todos os dias na internet. Dá uma olhada:
Virginia Fonseca
Nascida nos Estados Unidos, mas morando no Brasil, começou a criar vídeos na internet sobre sua rotina “sem filtro”, mostrando tudo aos seus seguidores de maneira bem íntima. Logo conseguiu crescer nas redes e com o sucesso que fez, ela é hoje considerada uma das influenciadoras mais seguidas do país com mais de 30 milhões de seguidores. Além de já ter faturado por volta de 500 mil reais pelo Youtube. Também utiliza sua imagem em conteúdos musicais criados pelo marido Zé Felipe, fazendo uma boa jogada de marketing de influência.
Se tornou empresária lançando sua marca WePink e recentemente realizou a inauguração de sua clínica de estética SK Aesthetic. Em suas redes continua compartilhando conteúdos como rotina, dicas de beleza e alimentação, além das famosas dancinhas do tik tok que geram muitas visualizações. Segundo uma notícia da Forbes, Virginia faturou 10 milhões de reais com as vendas do sérum 10 em 1 lançado pela marca dela, WePink, ultrapassando o número de vendas previsto. Puro marketing de influência.
Tirulipa
Nascido em Fortaleza, Ceará, o famoso Everson Silva, mais conhecido como Tirulipa e filho do humorista Tiririca, seguiu os passos do pai e se tornou um humorista conhecido por todo Brasil. Além de já ter feito parte também de uma banda de forró, ele vem acumulando mais de 20 milhões de seguidores no Instagram criando conteúdos focados no entretenimento para o seu público. O diferencial de Tirulipa é muito voltado para a linguagem que ele transmite ao seu público, sempre levando o humor como o principal.
Em uma notícia do G1, no ano de 2020 Tirulipa realizou uma live junto do cantor Wesley Safadão por um período de 10 horas e juntos eles acumularam mais de 1 milhão de visualizações.
Além do engajamento através de conteúdos criados na internet, ele também continua fazendo seus trabalhos de stand-up e comédia, indo até se apresentar em outros países e sendo reconhecido internacionalmente.
E aí, gostou de conhecer um pouquinho da história desses influenciadores?
Bom, dá para ver que eles fazem muito sucesso com o público que os segue e estão crescendo a cada dia sendo vistos por milhões de pessoas que os acompanham.
Isso mostra o quanto um influenciador digital pode ser uma estratégia de sucesso para produtores que buscam novas oportunidades e estratégias de venda online. Afinal, ter um produto sendo visto por uma quantidade tão grande de pessoas, faz com que você ganhe engajamento e reconhecimento no mercado digital.
Na Monetizze, incentivamos estratégias que vão ajudar a impulsionar mais vendas todos os dias, por isso é hora de aproveitar estratégias onde impulsionadores fazem toda diferença nos resultados finais.
Bora impulsionar muitas vendas?
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Referências usadas no texto:
Estudo da Revista Exame.
Estudo da Nielsen Media Research publicado no site Mercado & Consumo.