Pular para o conteúdo
PDI

Você já ouviu falar sobre PDI – Plano de Desenvolvimento Individual?

O PDI foi uma forma que as organizações encontraram para capacitar seus funcionários trazendo benefícios para ambos. Ou seja, enquanto o colaborador desenvolve suas capacidades individuais, a empresa investe nessa capacitação visando o retorno que poderá obter ao ter um funcionário mais bem preparado.

Se bem feito e com os motivos certos, o PDI pode gerar grandes resultados para a empresa e seus colaboradores.

Se você quer entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o PDI, continue lendo este texto onde falaremos detalhadamente sobre ele e como aplicá-lo no seu trabalho.

PDI: Um Plano de Desenvolvimento Individual que pode Alavancar sua Carreira

Primeiramente, para criar um PDI de sucesso, você precisará criar metas que estejam relacionadas com o que você faz no seu trabalho. Mas, além disso, tem de ser algo que você tem interesse em aprofundar seu conhecimento.

Não irá adiantar criar PDI’s impossíveis, com objetivos que você não possui um interesse real em atingir. Seja sincero com você mesmo na hora de criar seu PDI, isso é muito importante.

PDI: Um Plano de Desenvolvimento Individual que pode Alavancar sua Carreira

O que é o Plano de Desenvolvimento Individual?

Um PDI é, como o nome já diz, um Plano de Desenvolvimento Individual que visa dar um Up na sua carreira.

Ele irá te guiar usando metas e atividades escolhidas por você, com um prazo determinado para conclusão.

Isso mostra tudo o que você precisa fazer para chegar ao seu objetivo final.

O PDI não se limita somente à vida profissional. Você também pode criar PDI’s para sua vida pessoal.

É uma forma de organizar seus objetivos tendo uma base para seguir, com metas sendo cumpridas pouco a pouco, que te ajudarão a chegar ao objetivo final.

Por exemplo, se você pretende fazer uma viagem no final do ano e precisa começar a guardar dinheiro, um PDI pode ser uma ótima ideia para te ajudar nesse caminho.

Você pode criar ações que devem ser cumpridas em um período de tempo determinado por você. Essas ações te guiarão e te darão um estímulo para cumpri-las.

Como criar um PDI?

Fazer seu próprio PDI é bastante simples.

Primeiro, você irá estabelecer as metas que deseja alcançar, tendo liberdade para definir a quantidade delas.

Escolhidas suas metas, você definirá o por que elas são importantes para você e por que cumpri-las. Isso te ajudará a mantê-las.

Com as metas e sua importância estabelecidas, você começará a definir quais ações devem ser feitas para alcançá-las.

Você pode criar quantas ações achar necessárias, desde que elas sejam atingíveis dentro do período de tempo determinado para cada uma.

Um exemplo de ação que pode ser feita é fazer um curso relacionado a alguma de suas metas.

Nessas ações, você determinará os indicadores de sucesso, que é a forma de você saber se seu planejamento está dando certo. Vamos ver um exemplo.

Se a ação for guardar dinheiro para uma viagem, o indicador de sucesso dessa ação seriá o valor total que você precisa para viajar, definindo datas para cada quantia guardada.

Para finalizar, você só precisa definir as datas de início e termino de cada ação. Essas datas devem estar dentro do período que você determinou para o término da meta, no geral.

Por que criar um Plano de Desenvolvimento Individual?

Com um PDI, você ficará mais seguro para cumprir suas metas tendo seus objetivos na palma da mão.

Quando deixamos essas metas soltas, acabamos não cumprindo nenhuma ou deixando para o próximo mês, e assim em diante.

Com datas, metas e ações determinadas, você saberá exatamente qual caminho seguir e quanto tempo você tem para cada etapa.

As chances dessas metas serem cumpridas se tornam muito maiores. Com isso, novas metas vão surgindo e você consegue avançar na sua vida profissional e pessoal.

Você sabe o quanto alcançar essas metas pode fazer diferença na sua vida. Mesmo assim, acontece de deixá-las de lado sem nem perceber.

Com o PDI isso não irá mais acontecer.

O PDI no ambiente profissional

No seu local de trabalho, suas metas devem se relacionar com sua área, com o que você faz. Dessa forma, elas servirão para melhorar seu desempenho profissional.

Antes de mais nada, essas metas devem estar relacionadas com os interesses da empresa. Logo, suas metas não podem focar apenas em você.

Afinal, você está prestando serviços.

Se a empresa em que você trabalha nunca investiu no PDI, você pode apresentar a ideia para seu superior.

Conclusão

Concluído, podemos dizer que criar PDI’s para se organizar é uma vantagem e tanto.

Saber onde você está e o ponto onde quer chegar, além de definir quais as ferramentas necessárias para isso, é um complemento importante para a sua carreira ou vida pessoal.

O seu PDI deve ser centrado em metas alcançáveis. Não pense em metas mirabolante e e inalcançáveis ou algo que não não será usado pela empresa.

Lembre-se que a empresa não medirá esforços para aprimorar seus conhecimentos. Em toca, ela espera que você aplique todo esse conhecimento e desenvolvimento na sua dia a dia no trabalho.

E você, Sobre o que fará seu PDI?

Fale um pouco para a gente nos comentários abaixo.

Artigos relacionados