Quem trabalha com marketing sabe que existem diversos processos que podem ser demorados e repetitivos. Nesse sentido, as ferramentas de automação de marketing chegam para facilitar o trabalho e otimizar o tempo dos profissionais.
Se você não está familiarizado com o termo, não se preocupe.
Um software de automação de marketing, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de automatizar os processos e ações que fazem parte do marketing.
O envio de e-mails em grande escala, por exemplo, é um trabalho que pode ser automatizado ao invés de ser realizado manualmente.
Sendo assim, a automação ajuda a impulsionar o seu negócio digital e aumentar as suas chances de obter sucesso em uma venda e no relacionamento com o seu cliente.
Mas, como a automação de marketing pode ajudar, de fato, o seu negócio?
A automação pode trazer diversos benefícios. Entre os mais comuns estão:
- otimização do tempo
- aumento de produtividade
- redução de custos
Ou seja, além de adquirir praticidade nos processos diários, você tem a oportunidade de escalar suas vendas.
Agora que você sabe o que é automação de marketing e como ela pode te ajudar, listamos as principais ferramentas do mercado que oferecem esse serviço.
Hubspot 
A Hubspot é, atualmente, um das maiores empresas de softwares de marketing online.
Ela também é a idealizadora do maior evento de Inbound Marketing do mundo, além de capacitar milhares de profissionais através das suas certificações gratuitas.
A Hub trabalha com a metodologia de inbound marketing e possui inúmeros recursos com o objetivo central de aumentar o tráfego online, captar e nutrir leads, além de cultivar um relacionamento efetivo com os clientes.
A empresa disponibiliza três softwares para os seus clientes:
HubSpot CRM
O serviço de CRM é oferecido gratuitamente. Ou seja, você consegue administrar os seus contatos e acompanhar cada etapa do processo de vendas, sem pagar nada por isso.
Isso é possível pois o CRM disponibiliza os dados de cada cliente, permitindo que você monte uma comunicação personalizada e consequentemente mais assertiva.
Marketing Hub
O software de marketing da Hub tem como objetivo simplificar a criação de uma estratégia de Inbound Marketing.
Por isso, dentro da plataforma, você obtém ajuda para criar e otimizar seus conteúdos, além de agendar e publicá-los nas redes sociais ou enviá-los via e-mail marketing.
Você pode optar por um de seus quatro planos.
O plano GRATUITO inclui:
- HubSpot CRM;
- Formulários;
- Email marketing;
- Gerenciamento de anúncios;
- Chat ao vivo;
- Painéis de relatórios.
Além de alguns serviços com recursos limitados como: caixa de entrada, otimização para celular, bots de conversação, e-mail da equipe e integração com o messenger.
É uma boa opção para profissionais novos no mercado e pequenas empresas que não possuem um orçamento muito alto para investir.
O plano STARTER inclui:
- HubSpot CRM;
- Gerenciamento de anúncios
- Chat ao vivo;
- Bots de conversação;
- Formulários;
- Atividade do contato no site;
- Segmentação de lista;
- Email marketing;
- Redirecionamento de anúncios.
Investimento: a partir de $25 dólares mensais.
O plano PROFESSIONAL inclui:
- HubSpot CRM;
- Todos os recursos do Starter;
- Automação de marketing;
- Conteúdo inteligente;
- Ferramentas de criação de blogs e conteúdo;
- Estratégia de SEO e conteúdo;
- Mídia social;
- Teste A/B;
- Landing pages;
- Calls to action;
- Hospedagem e gerenciamento de vídeos;
- Análise de tráfego do site;
- Relatório de campanhas;
- Relatórios personalizados.
Investimento: a partir de $ 800 dólares mensais.
O plano ENTERPRISE inclui:
- HubSpot CRM;
- Todos os recursos do Professional;
- Particionamento de conteúdo;
- Equipes hierárquicas;
- Logon único;
- Permissões sociais;
- Limite de frequência de envio de e-mails;
- Propriedades calculadas;
- Associação do CMS
- Testes adaptativos;
- Atribuição de receita multitoque;
- Exibição de análises filtradas;
- Disparadores e relatórios de eventos personalizados.
HubSpot Sales
O Hub Sales é um software feito para otimizar o seu tempo. Ele te ajuda a compreender melhor o seu cliente em potencial e fechar um negócio de forma mais rápida e prática.
Assim como o software de marketing, ele também possui quatro planos.
O plano GRATUITO inclui:
- Rastreamento de e-mail e notificações;
- Programação de e-mail;
- Pipeline de negócios;
- Agendamento de reuniões;
- Chat ao vivo.
O plano STARTER inclui:
- HubSpot CRM;
- Rastreamento de e-mail e notificações;
- Sequências de e-mail;
- Chamadas;
- Chat ao vivo;
- Agendamento de reuniões;
- Programação de e-mail;
- Pipeline de negócios;
- Desempenho da produtividade do representante.
Investimento: a partir de $ 25 dólares/mês.
O plano PROFESSIONAL inclui:
- Todos os recursos do Starter;
- Automação de fases de negócios, tarefas e rotação de leads;
- Extensões de fluxo de trabalho;
- Criação de vídeo 1:1;
- Filas de sequência;
- Orçamentos;
- Produtos;
- Equipes;
- Integração com Salesforce;
- Várias moedas.
Investimento: a partir de $ 250 dólares/mês.
O plano ENTERPRISE inclui:
- Todos os recursos do Professional;
- Manuais;
- Metas;
- Transcrição da chamada;
- Propriedades calculadas;
- Pontuação preditiva de leads;
- Fluxos de trabalho baseados em orçamento
- Acompanhamento de receita recorrente;
- Funções do usuário;
- Logon único;
- Personalização de registros.
RD Station Marketing
A RD Station é a plataforma mais usada por profissionais e empresas de marketing no Brasil. Ela também é a principal concorrente da Hubspot, tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos serviços oferecidos.
Além de ser brasileira, o que facilita muito o suporte ao cliente, a RD consegue englobar num só lugar todas as funcionalidades necessárias para atrair mais leads e conquistar clientes.
Um ponto super positivo é a infinidade de conteúdos ricos e eventos educativos. Além disso, a empresa trabalha com uma metodologia própria chamada Máquina do crescimento, onde com a ajuda de especialistas, os clientes conseguem implementar o software de maneira ágil e visualizarem os primeiros resultados em pouco tempo.
Um dos recursos que também chama a atenção, é a função de planejamento na plataforma. Nela, você consegue criar planos de ação e definir as tarefas, os prazos e os responsáveis de cada plano.
Além disso, todas as informações ficam visíveis para toda a equipe acompanhar o andamento.
A RD também é especialista em certificações e oferece tanto cursos pagos como gratuitos dentro da sua plataforma. Ela também criou a RD University, um espaço para que seus clientes possam aprender, evoluir e conquistar mais vendas.
Com ela, você pode escolher entre 4 planos e até mesmo fazer um teste drive com o plano mais básico.
As funcionalidade abaixo, estão inclusas em todos os planos:
- Landing Pages;
- Pop-ups;
- Email Marketing;
- Sequência de Emails;
- Gestão de Contatos;
- Integrações com diversas ferramentas que você já utiliza.
O plano LIGHT é o mais simples e inclui:
- Landing Pages;
- Pop-ups;
- Gestão de contatos;
- Importação e segmentação de listas;
- E-mail marketing com diversos modelos prontos;
- Sequências de e-mails ilimitadas;
- Suporte via e-mail;
- Central de Ajuda.
Investimento: a partir de R$ 59/ mês, sem contrato de fidelidade.
O plano BASIC inclui:
- Todos os recursos do Light;
- Postagens de mídia social;
- Otimização para buscadores (SEO);
- Painel de palavras-chave by SEMRush;
- Análises básicos do funil de Marketing e Vendas;
- Análise de canais.
Investimento: a partir de R$ 369/ mês, sem contrato de fidelidade.
O plano PRO inclui:
- Todos os recursos do Basic;
- Automação de marketing completa;
- Segmentação de contatos avançada;
- Análise de ROI dos fluxos;
- Teste A/B de Landing Pages e Emails;
- Formulários inteligentes;
- Lead tracking;
- Lead scoring;
- Implementação personalizada;
- Acompanhamento estratégico de um especialista;
- Atendimento via chat.
Investimento: a partir de R$ 769/mês, com contrato anual.
E o plano ENTERPRISE inclui:
- Todos os recursos do Pro;
- Marketing BI
- Relatórios personalizados;
- Usuários ilimitados;
- Implementação personalizada;
- Acompanhamento estratégico de um especialista;
- Atendimento via chat.
Investimento: a partir de R$ 1989/mês, com contrato anual.
Mailchimp
A Mailchimp é autoridade mundial quando se fala de e-mail marketing. Mas apesar de ser popularmente conhecida por este serviço, ela já não é apenas uma plataforma para enviar e-mails.
Hoje, a Mailchimp se define como um software completo de marketing. Isso porque, além da automatização dos e-mails, desde 2017 ela oferece funcionalidades como:
- Criação de campanhas;
- Landing pages;
- Anúncios;
- CRM;
- Redes Sociais.
Se você deseja conhecê-la, acesse o site e cadastre-se gratuitamente.
O disparo de e-mail marketing no Mailchimp é gratuito até um certo número de leads. Após ultrapassar a quantidade, você deve adquirir um plano pago para continuar utilizando a plataforma.
O plano FREE inclui:
- 7 canais de marketing;
- Automações com um clique;
- Modelos básicos;
- CRM de Marketing;
- Segmentação comportamental;
- Domínios personalizados;
- Websites.
Investimento: Gratuito.
O plano ESSENTIALS inclui:
- Todos os recursos do Free;
- Todos os modelos de e-mail;
- Teste A / B;
- Identidade visual personalizada;
- Suporte premiado 24/7.
Investimento: $ 9,99 dólares/mês.
O plano STANDARD inclui:
- Todos os recursos do Essentials;
- Informações avançadas do público-alvo;
- Como redirecionar anúncios;
- Modelos personalizados;
- Série de automação baseada em eventos.
Investimento: $ 14,99 dólares/mês.
O plano PREMIUM inclui
- Tudo no Standard, além de;
- Segmentação avançada;
- Teste multivariado;
- Assentos ilimitados e acesso baseado em função;
- Suporte por telefone.
Investimento: $ 299 dólares/mês.
Lead Lovers
A Lead Lovers também é uma plataforma brasileira e assim como os outros softwares, disputa a preferência no mercado. Diante disso, resolvemos trazer algumas funcionalidades que, apesar de não serem os principais serviços, podem ser considerados diferenciais da ferramenta.
- SMS Marketing;
- Dois tipos de editores de e-mail;
- Multiusuários com acessos personalizados;
- Organização das máquinas por categoria.
A Lead Lovers trabalha com planos por período. Logo, todos os planos possuem as mesmas funcionalidades.
- Plano Mensal: R$ 184,00/mês;
- Plano Semestral: R$ 128,33/mês – pago semestralmente;
- Plano Anual: R$ 110,00/mês – pago anualmente.
Mautic
A Mautic não fica atrás quando o assunto é automação de marketing online. Isso porque além de ser uma plataforma gratuita, ela também é open source.
Open Source significa código aberto e isso quer dizer que ela pode ser totalmente personalizada para as necessidades do usuário que a usa.
O software também não deixa a desejar ao disponibilizar as funcionalidades básicas para uma estratégia de marketing:
- Nutrição de leads e Gestão de Contatos;
- Campanhas de Marketing;
- Programa de Email Marketing Sequencial;
- Monitoramento de Mídias Sociais;
- Landing Pages e Funil de Vendas.
Active Campaign
Quando as pessoas pensam em ferramentas de automação de marketing, logo vêm a ideia de que deve ser muito complicada para os iniciantes.
Portanto, se você se enquadra neste caso, precisa conhecer o Active Campaign.
A principal proposta desta ferramenta é permitir que processos sejam automatizados, mesmo que por iniciantes no marketing. E isto acaba também sendo seu diferencial competitivo.
Mas, se engana quem pensa que ela deve fazer somente o básico. Apesar de ser bastante intuitiva, a ferramenta possui diversas opções de automação, e o melhor de tudo, como já dissemos, de uma maneira muito fácil.
Planos e preços
A ferramentas possui quatro planos que oferecem dos recursos básicos aos complexos. Porém, o valor a pagar irá depender do número de contatos que você possui e também da periodicidade da cobrança (mensal ou anual).
SharpSpring
A SharpSpring é outra ferramenta de automação totalmente brasileira. Ela é bastante completa, e por isso, vem ganhando a cada dia novos adeptos.
De fato, quando pesquisamos, descobrimos que os feedbacks dos seus usuários são em sua grande maioria positivos.
Mas, dependendo do plano que você adquire, eles disponibilizam para você um consultor para te auxiliar em todos os processos. Isto acaba por gerar valor para marca e resultados mais rápidos para os usuários.
A SharpSpring oferece soluções tanto para agências de marketing quanto para empresas.
Para saber sobre os preços, é necessário entrar em contato e agendar uma demonstração.
E agora, qual ferramenta escolher?
Se você tem dúvidas sobre qual plataforma escolher para trabalhar, siga as nossas dicas abaixo e descubra qual software se encaixa melhor no seu negócio.
Preço
Apesar de começar por esse critério, isso não quer dizer que ele seja o mais importante. Porém, sabemos que o mercado de afiliados contempla pequenos, médios e grande empreendedores. Logo, se você acabou de chegar e não possui um capital inicial para investir, o preço com certeza é um fator decisivo.
Todas as plataformas citadas acimas são bem reconhecidas no mercado e oferecem vantagens atrativas para um negócio digital. Por isso, se o seu orçamento estiver baixo, não hesite em optar pelo plano mais básico, ou até mesmo pelos planos gratuitos.
Demanda
Esse critério é um pouco mais complexo, pois é onde começamos a falar de custo benefício. Ou seja, se o seu negócio demanda um tempo maior de serviços e processos, o preço não pode ser o único critério considerado.
Portanto, avalie os recursos oferecidos pelas ferramentas, e faça uma escolha que atenda às necessidades do seu negócio e também caiba no seu bolso.
Diferencial competitivo
Diferencial competitivo é um atributo que torna uma empresa única. É algo que apenas aquele produto ou serviço pode oferecer ao cliente, deixando-o um passo à frente dos seus concorrentes.
Diante disso, se o custo benefício não conseguiu te ajudar a escolher a melhor plataforma, você pode recorrer ao diferencial competitivo.
Vamos à um exemplo: imagine que você esteja na dúvida entre duas empresas, pois as duas atenderam às suas necessidades e ofereceram um preço atrativo para o seu bolso. Como escolher uma delas?
A resposta é: faça uma lista dos prós e contras de cada opção. Analise os pontos positivos e identifique em qual das opções se encontra aquele serviço cujo o qual você não pode abrir mão de forma alguma.
Talvez seja algo que a própria empresa não considera como um diferencial, mas fez total diferença no seu momento da sua escolha.
Então é isso! Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender melhor sobre a automação de marketing e a escolher o melhor serviço para você.