Nos próximos dias, o Facebook deve ativar a mudança que está assustando todo o mercado de afiliados.
Produtores e afiliados estão com medo de não conseguir medir suas conversões e ver todo o seu investimento em tráfego pago comprometido.
Mas você pode ficar tranquilo!
Todo o time da Monetizze trabalhou para desenvolver a solução para essa mudança com base na API de Conversões do Facebook.
O processo mudou, mas o mais importante se manteve. Você continuará registrando os seus eventos de Initiate Checkout e Purchase.
Quer saber como configurar o seu Pixel na Monetizze com a API de Conversões do Facebook e continuar recebendo os eventos de Início do Checkout (Initiate Checkout) e Compra (Purchase) mesmo com as mudanças recentes no Facebook Ads por causa da atualização do iOS 14?
Continue lendo este artigo até o final para saber como configurar o seu checkout, caso você seja um produtor e como configurar as suas campanhas caso você seja um afiliado.
Vamos lá?
Criando o Token no seu Gerenciador de Anúncios
Para utilizar a API de Conversões do Facebook e fazer a sua integração com a Monetizze, é preciso primeiro criar um Token no Gerenciador de Eventos do seu BM (Business Manager/Gerenciador de Negócios).
Para criar este Token, você deve acessar o seu Gerenciador de Negócios e, em seguida, no menu esquerdo, clicar em Fontes de Dados, conforme a imagem.
Em seguida, você deve acessar o menu Configurações.
Dentro de Configurações, você vai descer a página até a sessão API de Conversões.
Você vai clicar no botão Gerar Token de acesso, conforme mostramos na imagem abaixo.
Atenção para a seguinte informação: O Token é um código único e essencial para que você continue medindo as suas conversões no Facebook Ads.
Todo o funcionamento da integração entre API de Conversões do Facebook e Monetizze depende deste código.
O Facebook não vai armazená-lo em seu Gerenciador de Anúncios. Portanto, é importante que você salve este código em um local de fácil acesso e que consiga recuperá-lo para cadastrar em suas campanhas da Monetizze, ok?
Pronto! Agora que você já tem o seu Token da API de Conversões do Facebook, é hora de configurar as suas novas campanhas na Monetizze.
Vamos lá?
Configurando seu Checkout na Monetizze com a API de Conversões do Facebook
Para fazer a integração dos seus checkouts com a API de Conversões do Facebook, você não precisa criar um novo checkout. É possível editar os checkouts existentes.
Basta acessar o Checkout escolhido e clicar na aba Google/Facebook.
Nos campos Executar Pixel, você vai escolher onde deseja que o Pixel seja executado.
No campo abaixo, você mantém o ID do seu Pixel.
Por padrão, o campo estará marcado com a opção Script.
Você deve clicar e escolher a opção API, conforme a imagem.
No campo Token você deve inserir o código fornecido pelo Facebook.
Lembre-se: suas conversões do Facebook só serão ativadas se o Token cadastrado aqui for o mesmo criado no seu Gerenciador de Negócios.
No campo Domínio URL você deve inserir o seu domínio próprio.
Depois é só clicar em Salvar!
Configurando campanhas na Monetizze com a API de Conversões do Facebook
Para fazer a integração das suas campanhas da Monetizze com a API de Conversões do Facebook, você não precisa criar uma nova campanha. É possível editar as suas campanhas atuais.
Basta clicar no botão Editar e você irá notar, logo acima do botão “Salvar Campanha” um novo campo chamado “Enviar rastreio Pixel via”;
Por padrão, o campo estará marcado com a opção Script.
Você deve clicar e escolher a opção API, conforme a imagem.
No campo Token você deve inserir o código fornecido pelo Facebook.
Lembre-se: suas conversões do Facebook só serão ativadas se o Token cadastrado aqui for o mesmo criado no seu Gerenciador de Negócios.
Sobre domínio próprio
Agora o Facebook exige que os anunciantes tenham um domínio próprio para validar os eventos do Pixel.
Ao usar a API de Conversões do Facebook, os eventos de Initiate Checkout e Purchase, disparados no Checkout e na Página de Obrigado da Monetizze, serão recebidos normalmente pelo seu Pixel, independente do domínio.
Porém, para que você consiga configurar os eventos atrelados ao seu Pixel, é preciso ter um domínio verificado no seu Gerenciador de Anúncios.
No campo Domínio URL, você deve inserir o seu domínio próprio.
A nossa recomendação é que você tenha a sua estrutura própria, para facilitar a adaptação a qualquer nova mudança que venha a ocorrer.
Aqui no blog você encontra um artigo super completo sobre estrutura própria. Confira!
Por fim, clique em Salvar Campanha e pronto!
A sua conta da Monetizze já estará integrada com a API de Conversões e você continuará recebendo os seus eventos de Compra (Purchase) e Executar no Checkout (Initiate Checkout).