Ter ferramentas de automação, como automação de whatsapp, pode ser uma bela estratégia para usar no seu negócio.
Com ela você encontra inúmeros benefícios, como ter mais agilidade na resposta para um cliente e até mesmo criar uma estratégia de relacionamento por este canal.
Neste texto, vamos te explicar o que é e as vantagens de utilizar uma automação de WhatsApp no seu negócio. Se você ainda não trabalha com esse tipo de ferramenta, vai querer iniciar agora mesmo.
O que é automação de whatsapp?
A automação pode até parecer algo complexo, mas é algo simples e que pode facilitar a sua vida como empreendedor digital.
A automação são mensagem que você cadastra para seu cliente recebe automaticamente, por exemplo:
Se o cliente enviar uma mensagem de “oi”, é possível criar uma mensagem de boas vindas que já tenha junto outras informações que podem ser interessantes para ele.
Assim, ao escolher o assunto que quer falar, o cliente recebe novamente uma mensagem que responda o que ele está perguntando.
É possível criar diversas mensagens conforme o gatilho que é acionado pelo cliente.
E no tópico a seguir, vamos te explicar como a automação funciona na prática.
Como funciona uma ferramenta de automação de whatsapp?
É fato que existem inúmeras ferramentas de automação de WhatsApp no mercado e como produtor, você pode optar por utilizar aquela que mais se conecta com os seus objetivos.
Porém, se você é um produtor que está começando neste mercado e/ou que não tem como investir em uma ferramenta dessas por agora, uma solução gratuita é o WhatsApp Business.
Com ele você consegue ter acesso a muitas ações que podem ser utilizadas para automatizar conversas e deixar o processo cada vez mais fácil, quando se trata de criar um funil de vendas no WhatsApp
Benefícios de usar a ferramenta de automação de whatsapp
A rapidez de resposta é sem dúvida um dos principais benefícios, mas fora ele, existem outros que a ferramenta proporciona.
Vamos conferir?
Atendimento rápido
O atendimento rápido é o primeiro benefício em pensamos quando o assunto é automatizar o whatsapp.
E sim, esse é um grande benefício que você pode ter ao colocar uma automação em atuação.
Nada de deixar o cliente esperando resposta, assim que ele enviar uma dúvida, com a automação ativada ele tem a resposta que precisa na hora.
Economia de tempo
Com uma automação ativada para responder a todos que entram em contato, você também garante economia de tempo.
Afinal, não é mais necessário ter que dedicar tempo para ficar respondendo tudo manualmente, enquanto outras questões precisam ser deixadas em segundo plano.
É possível cuidar de outras demandas relacionadas ao negócio enquanto as respostas são enviadas automaticamente.
Claro que é importante monitorar o serviço, mas ele facilita muito a vida do empreendedor digital, principalmente quando já se é uma empresa grande que possui muita coisa rodando.
Precisão nas informações
Com uma automação de WhatsApp em ação, é possível acertar mais nas respostas.
Você deixa de ter respostas subjetivas e consegue programar o sistema para responder uma pergunta exatamente com a resposta que a pessoa precisa.
Satisfação dos clientes
Um cliente que tem resposta em tempo hábil e com as informações que precisa, é um cliente satisfeito.
E como a automação de whatsapp tem a função de trazer esses dois benefícios, fica muito mais fácil resolver a situação do cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com o resultado.
Conversão de novos clientes
A automação de whatsapp permite que o processo de conversão de novos clientes seja muito mais rápido e fácil.
Afinal, ao ativá-la é possível enviar mensagens em massa, sobre promoções, descontos e novidades que a marca tem a oferecer para quem comprar com ela.
API oficial
O API oficial nada mais é que uma interface que possui diferentes funções implementadas em um programa.
No caso do WhatsApp Business, o API oficial significa que ele possui sua própria interface com funções de criar mensagens automáticas, chatbots e automatizar alguns processos. Tudo isso dentro do próprio aplicativo.
Tipos de mensagens que podem ser automatizadas
Como você tem visto durante este texto, é possível automatizar muita coisa com uma automação de WhatsApp e a principal delas, são as mensagens automáticas.
Mas quais são os principais tipos de mensagem que são interessantes de você automatizar para o seu negócio?
É o que vamos te contar agora.
Mensagem de saudação
É super comum que você envie mensagem para o whatsapp de alguma empresa e em seguida receba uma mensagem de saudação, não é?
Mensagens como: “Olá, tudo bem?, Olá bem-vindo, como vai?, Oi,tudo bem? Em que posso ajudar?”, são tipos simples de mensagens de saudação que podem ser utilizadas quando o cliente enviar uma mensagem.
Mensagem de ausência
Esse tipo de mensagem é ideal para educar o cliente a enviar mensagens dentro do horário de atendimento.
Por isso, se o seu atendimento acontece de de 9h às 18h, você pode criar uma mensagem automática avisando sobre isso quando receber mensagens fora desse horário.
Mensagens como: “Olá, tudo bem? Não estamos disponíveis no momento para te responder. Nosso horário de atendimento é de 9h às 18h, ok? Em breve você será respondido pela nossa equipe”.
Mensagem de agradecimento
É sempre bom ter uma mensagem de agradecimento depois de resolver algum problema do cliente ou realizar uma venda.
Assim, você confirma para o cliente que sua ação foi realizada com sucesso e ainda pode se colocar à disposição no caso dele precisar de mais alguma coisa.
Você pode enviar mensagens como: Fico feliz em ter te ajudado a resolver o problema. Precisa de mais alguma coisa?, Ficamos muito felizes com a sua compra! Qualquer dúvida, conte conosco!”.
Mensagem com pedido de desculpas
Como não é sempre que temos a melhor experiência de nossas vidas com uma marca, pode ser que algum cliente passe por alguma situação desagradável e você precise ter uma mensagem pronta para esses momentos.
Mensagens como: “Poxa, sentimos muito pelo que aconteceu. Vamos analisar para resolver seu problema o quanto antes”, podem ser utilizadas para se desculpar em alguns casos.
Lembre-se da importância de sempre trazer mensagens mais humanizadas para se conectar cada vez mais com o público. Mesmo que as mensagens sejam automáticas, é possível deixá-las cada vez mais humanas.
WhatsApp Business (você já usa?)
Primeiramente, para usar essa ferramenta você precisa apenas ter instalado o WhatsApp Business em seu celular.
Por ele você consegue fazer a configuração necessária que permite enviar mensagens automáticas com base em determinado comando. Vamos ver um exemplo?
O WhatsApp Business é a ferramenta mais utilizada no meio corporativo, por ser fácil e gratuita.
Você precisa apenas baixá-lo em seu aparelho celular e começar a usar.
É possível configurá-la exatamente conforme você quer para fazer o contato com seus clientes e novos leads.
Com o WhatsApp Business você cria seu nome comercial e consegue colocar informações referentes ao seu negócio, como: endereço, horário de funcionamento, entre outros.
Você pode criar mensagens automáticas para enviar em diferentes momentos, como os exemplos que já mostramos anteriormente.
Seja para baixar na versão Android ou iOS, existe dentro do WhatsApp Business algumas ferramentas importantes para fazer a configuração. São elas:
Catálogo
Permite que você compartilhe seus produtos e serviços na sua conta comercial, sendo uma ótima forma de fazer vendas e converter novos clientes.
Link curto
Com esse link gerado automaticamente, é possível compartilhar o seu contato de maneira mais fácil para todos os clientes.
Você pode incluir o link em outros canais, como no link da bio do instagram, por exemplo, deixando o contato com sua empresa muito mais acessível para os clientes.
Ferramenta de mensagens
Como já falamos anteriormente, com o whatsapp business você consegue criar mensagens para diferentes ações.
É possível, inclusive, criar mensagens que respondam às dúvidas mais frequentes.
Etiquetas
As etiquetas são uma função que permite classificar seus contatos em diferentes categorias. Ou seja, você pode marcar os contatos como, novos clientes, clientes, não clientes, entre outros.
Você pode configurar da maneira que preferir conforme as necessidades da sua empresa.
WhatsApp como ferramenta para vender
Para que seja possível vender com o whatsapp é importante explorar algumas estratégias para que dê certo.
O primeiro passo, é sem dúvida, usar o WhatsApp Business, afinal por ele você vai ter todas as ferramentas que precisa para otimizar o trabalho.
Com o WhatsApp Business instalado, é importante que você prepare sua equipe que estará responsável por responder o público que vai chegar pelo WhatsApp.
Porque por mais que você use respostas automáticas para responder a muitas perguntas e dúvidas, em alguns momentos, a comunicação direta entre atendente e cliente, vai precisar acontecer.
Outro ponto importante para pensar é a divulgação desse canal para o público. Mostre aos clientes que existe a opção de contactar sua empresa pelo WhatsApp também.
A partir dessas 3 estratégias básicas, já é possível começar a vender pelo WhatsApp e daí em diante desenvolver mais habilidades conforme as necessidades do seu negócio e público.
Crie sua conta na Monetizze
Se você chegou até aqui, sabe que trabalhar com automação de whatsapp traz inúmeros benefícios para trabalhar o pré e pós venda.
Afinal, hoje em dia todo mundo anda com um celular na mão e prefere muito mais se comunicar de maneira ágil pelo whatsapp do que ter a burocracia de tratar situações em outros canais.
Portanto, se você já trabalha com o WhatsApp em seu negócio ou se depois de ler esse texto você começou a pensar em implementá-lo, ficamos muito felizes e queremos trazer mais um benefício.
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