A Contestação de compra é uma realidade que prejudica muitas empresas. Por isso, os Produtores e Afiliados que utilizam a Monetizze, têm um papel importante em sua prevenção. Neste artigo você vai saber como a contestação de compra pode afetar o seu negócio.
O que é Contestação de compra?
A Contestação de compra, também conhecida como Chargeback é o cancelamento compulsivo de uma compra, realizada pelo titular do cartão de crédito diretamente em sua Instituição Financeira.
Vários motivos podem levar o consumidor a contestar uma compra. Os mais comuns são: a fraude amiga, o desacordo comercial, a fraude e a auto fraude.
Para saber mais sobre cada um dos motivos, leia a matéria o que é Chargeback, porque ele existe e como evitá-lo.
Como a Contestação de compra pode afetar seu negócio?
A Contestação de compra não é um simples pedido de reembolso ou cancelamento. Isso porque geralmente ela acontece quando o cliente não reconhece uma compra, ou seja, em casos de fraude.
Mas se o Chargeback é ruim para o consumidor, ele também traz prejuízos para os outros participantes de uma compra. Ou seja, o produtor, o afiliado e a intermediadora de pagamentos também são afetados por um cancelamento compulsivo.
Um alto índice de Chargeback pode afetar o seu negócio financeiramente e reduzir a taxa de recompra do seu produto.
Quando um cliente compra um produto e fica satisfeito, ele se torna um promotor da marca. Ou seja, além de comprar novamente, provavelmente irá divulgar o produto de forma espontânea.
Mas, se por algum motivo ele se sentir lesado, há grandes chances de se tornar um detrator. O detrator, por sua vez, não fala bem de um produto ou uma marca, pelo contrário, ele é o famoso “hater”.
Além disso, se um produto recebe muitos pedidos de chargeback, ele pode perder credibilidade no mercado digital e consequentemente, obter dificuldades para captar afiliados.
Mas é possível adotar boas práticas para evitar que tais ações aconteçam.
Cumprir os prazos
É extremamente importante que todos os prazos estipulados ao consumidor sejam cumpridos. Para isso, basta se programar para que o seu cliente receba o produto em mãos. Pois, do contrário, a possibilidade de acontecer o Chargeback é grande.
A entrega fora do prazo estabelecido ou até mesmo a não entrega do produto, são causas de justa rescisão da compra.
Fornecer os códigos de rastreamento do produto
Além dos prazos, é necessário se atentar aos códigos de rastreamento fornecidos. Assim, é possível comprovar que o envio e entrega da mercadoria foi realizado, de fato.
Se o código for inválido ou estiver desatualizado, a Instituição Financeira poderá não o considerar. Portanto, a melhor decisão é adotar o uso do AR (Aviso de Recebimento). Dessa forma. é possível saber se o produto foi entregue nas mãos do cliente, pois o recebedor deverá assinar o documento no ato da entrega.
Atentar-se às propagandas
A propaganda é a alma do negócio! Ela é determinante para a formação do desejo de compra. E, por essa razão, é indispensável para qualquer negócio de sucesso.
Todavia, a propaganda deve ser fidedigna. Do contrário, ela pode trazer sérios transtornos. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todas as informações a respeito de um produto ou serviço devem ser sempre interpretadas de forma favorável ao consumidor. Portanto, deve-se tomar muito cuidado com todo o conteúdo anunciado na página de vendas.
É aconselhável não prometer garantias e benefícios que não possam ser rigorosamente cumpridos. Além disso, toda a informação deve ser clara e objetiva, para não gerar más interpretações.
Se a Instituição Financeira constatar que houve abusividade ou má fé por meio de qualquer propaganda, mais uma vez, fica caracterizado o desacordo comercial. Podendo-se neste caso, será aplicado o Chargeback.
Conversar com o seu cliente
Normalmente, a solicitação de cancelamento da compra é feita à Instituição Financeira, depois de o consumidor ter esgotado todos os meios de contatar o fornecedor do produto ou serviço.
Por isso, é fundamental manter atualizadas, na página de vendas, todas as informações referentes às formas de contato. Como por exemplo os endereços de e-mail, números de telefone e etc.
Dessa forma, é aconselhável adotar uma postura conciliadora no momento em que o consumidor entrar em contato para fazer uma reclamação. A solução amigável de qualquer demanda é sempre mais vantajosa do que a aplicação do Chargeback. Além disso, sempre que houver abertura do processo de Chargeback, deve-se anexar as tratativas e os acordos feitos com o consumidor.
A Monetizze orienta que sejam exigidos, para confirmação da compra, o número de CPF e o número de telefone do consumidor. Pois assim, pode ser identificada a verdadeira identidade do titular da compra e evitar que terceiros ajam de má fé.
Todas as etapas da logística de entrega devem ser assistidas. Inclusive, deve-se prestar atenção quando houver falha na entrega por conta de endereço incorreto ou ausência do consumidor.
Nessas situações, a Instituição Financeira requer documento que comprove que Fornecedor tentou entrar em contato com consumidor. Para novamente efetivar a entrega do produto ou estornar a compra. Se ficar evidenciado que o Fornecedor não se esforçou para entregar o produto, a Instituição Financeira poderá cancelar a compra de maneira compulsória.
Para mais informações sobre a Contestação de compra, continue acompanhando nossos conteúdos. E você também pode acessar a nossa landing page e ter informações quando desejar, clicando aqui.