Você que é produtor e tem um produto físico na Monetizze, pode estar pensando sobre como se posicionar acerca do Coronavírus e como o seu negócio pode ser afetado.
Sabemos que, nas últimas semanas, o nosso país, assim como o resto do mundo, tem lutado contra a COVID-19 e, como medida de precaução, muitos estabelecimentos estão se mantendo fechados, as pessoas ficando em suas casas, saindo apenas por necessidades como comida e medicamentos.
É natural que todas essas medidas também afetem o mercado, especialmente e-commerce, que se tratando de produtos físicos não poderia deixar de haver certas precauções.
Esse post tem o intuito de ajudar você, produtor que vende produtos físicos, a lidar da maneira correta sobre essa situação e manter atendimento e serviço de qualidade para seus clientes.
O que Você pode Fazer como Produtor em Relação ao Covid-19
Como produtor, você pode tomar algumas medidas no seu empreendimento que ajudarão na prevenção do Covid-19. Confira.
Higienização de produtos e embalagens
Higiene se tornou um ponto ainda mais relevante nas últimas semanas, uma vez que as recomendações para se prevenir contra o coronavírus é lavar constantemente as mãos, usar o álcool em gel e, em casos de tosse e etc, a utilização de máscaras.
Por isso, é importante que você garanta a higienização do seu produto, de forma segura e se atente às condições da embalagem.
Essas medidas, além de ajudar na prevenção, que é ponto principal, irão causar uma boa impressão sobre sua empresa.
Tenha uma boa comunicação com seus clientes
Comunicação é sempre muito importante, ainda mais neste momento. E existem várias formas de você se comunicar com seu público, repassando todos os pontos que precisam ser informados.
Mantenha a página de vendas atualizada
Manter seus clientes bem informados sobre o seu produto em casos de crises, como a que estamos passando com o coronavírus, é essencial pois eles irão atrás desse tipo de informação.
Tendo já sua página atualizada sobre alguma mudança necessária, você tranquiliza seu cliente logo de cara.
Informe também sobre procedimentos de higiene que forem adotados na produção e distribuição do seu produto.
Entregas
Fique atento às mudanças quanto a entrega dos Correios ou da sua transportadora e caso o prazo seja alterado, adicione esta informação à página de vendas ou checkout.
Além disso, forneça o código de rastreio do produto, para que o seu cliente tenha a segurança de acompanhar o pedido. E caso ocorra uma mudança em relação ao prazo previamente estipulado, comunique ao seu consumidor, seja por e-mail, SMS ou telefone.
É importante com partilhar estas informações para que o cliente esteja ciente de que poderá haver atrasos.
Adapte a sua política de cancelamento, troca, devolução e garantia, se necessário, para que o seu cliente seja atendido da melhor forma e se sinta protegido para efetuar a compra.
Se não houver possibilidade do produto ser entregue, certifique-se de informar e justificar ao seu cliente o por quê.
Canal de comunicação
Tenha um canal de comunicação aberto com o seu cliente, para esclarecer dúvidas, até que ele não tenha objeções para comprar o seu produto.
Essa dica é super importante em qualquer momento, afinal o cliente quer se sentir seguro ao realizar qualquer tipo de compra.
Esse canal pode ser da maneira que preferir mas, deve ser efetivo e sempre atento a possíveis questionamentos.
Pagamento de boletos
Muitas pessoas ainda não estão acostumadas com o pagamento de boletos online e ainda recorrem às lotéricas e outros tipos de estabelecimentos.
É interessante ensinar o seu consumidor como pagar o boleto que ele gerou com esses locais fechados.
Tenha o cuidado de informar a respeito do Internet Banking e de como funciona o pagamento através desse método.
Através de empreendimentos como o Nubank, é super simples realizar esses pagamentos sem precisar sair de casa.
Informar é um direito seu
Lembre-se que você pode e deve se posicionar acerca dos cuidados que a sua empresa têm tomado em relação ao Covid-19. Seja na página de vendas, checkout, em seus posts nas redes ou até mesmo na sua página de obrigado.
Esse posicionamento pode alertar outras pessoas de que existe sim a necessidade de estar atento e precavido quanto ao assunto.
Aumento de preço
Muitos estabelecimentos aproveitam esses momentos para colocarem os preços lá em cima, o que é uma atitude que não deveria ser tomada nesse momento.
O PROCON está sempre atento a esses aumentos e já vem tomando medidas quanto a isso.
Sendo assim, não cobre preços abusivos sobre o seu produto, pois isso pode prejudicar a sua imagem como marca para o seu consumidor, além de ter a possibilidade de ser denunciado.
Produtos gratuitos
Nas últimas semanas, o foco está sendo a quarentena, ou seja, é recomendado que todos fiquem em suas casas e saiam apenas quando for realmente necessário.
Por isso, muitas empresas estão liberando gratuitamente seus cursos que normalmente são pagos. Como, por exemplo, a Faber Castell que liberou todos os seus cursos gratuitamente por 30 dias (19/03 a 19/04).
Isso mostra que mesmo vendendo produtos físicos, você pode encontrar uma maneira de estar ajudando seu público. Se seu produto físico é um livro sobre marketing digital, que tal fazer alguns webinares para falar sobre o assunto?
Seguindo essa linha de pensamento, você poderá criar o que achar relevante para seus clientes.
Conclusão
Como produtor, é seu dever pensar na melhor forma possível de atender às necessidades de seus clientes. Por isso, é muito importante que essas dicas sejam aderidas.
Não perca tempo. O quanto antes essas dicas forem postas em prática melhor.
O que mais você acredita ser importante pontuar nesses casos?
Conte para a gente nos comentários algumas ideias!