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planejamento estratégito aumenta vendas

 

Novo ano, novas metas! Para quem empreende, o início do ano é sempre sinônimo de (re)definição de estratégias de venda para conquistar, não só objetivos que não foram conquistados, mas para estabelecer quais passos serão dados no mercado para escalar o negócio na internet. Com isso, a ideia de criar um planejamento estratégico para impulsionar suas vendas online se torna essencial. 

 

Pensando nisso, te fazemos a seguinte pergunta: você, como produtor, já pensou como deseja finalizar o ano de 2022? Pensa nisso ao iniciar um ano? 

 

Se a resposta for não, então é hora de começar a pensar. 

 

O sucesso das suas vendas online começa a partir do planejamento estratégico e definição das metas que você deseja traçar para o seu negócio. Por isso, esse exercício deve ser feito todos os anos para garantir não só que seja um início de ano com as vendas lá em cima, mas que esse ritmo permaneça durante todo esse período. 

 

Segundo uma notícia do site E-commerce Brasil, em 2021 foi observado um aumento de 71% na constância das vendas online. Isso significa que para o ano de 2022, a tendência é que esses números continuem crescendo. E para você conseguir garantir sua fatia no mercado, é importante dedicar tempo e criar um bom planejamento de vendas. 

 

Aqui, você vai ver a importância de ter um planejamento bem feito, além de dicas e estratégias de venda que podem ser aplicadas em seus produtos para ajudar a garantir o sucesso neste e nos próximos anos. 

 

Tá pronto para impulsionar suas vendas online em 2022? Então continue acompanhando esse conteúdo até o final. 

 

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O que é o planejamento estratégico? 

Se você buscar pelo conceito de planejamento estratégico no Google, vai encontrar a seguinte definição: 

 

O Planejamento Estratégico (português brasileiro) é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso. Planejamento Estratégico, Disponível em Wikpedia. 

 

Ou seja, a principal característica de um planejamento é te ajudar  a otimizar seu trabalho com base em análises e definição de metas e objetivos a serem alcançados. Isso significa que quanto antes você se planejar, melhor serão os resultados gerados. 

 

Planejamento pra que?

Se você parar para pensar, nossa vida se baseia em planejamentos. Quando você decide fazer uma viagem, por exemplo, é necessário planejar tudo: compra de passagens, reserva de hospedagem, cronograma de passeios, lista de lugares que quer visitar, quais gastos você vai ter, quanto tempo vai ficar, entre outras questões que precisam ser decididas. Assim, você garante que tudo vai correr bem e evita qualquer tipo de preocupação enquanto estiver viajando. 

 

Com o seu negócio a situação é bem parecida, pois quanto mais você estiver organizado com seu planejamento, melhor são os resultados alcançados ao finalizar uma campanha, por isso, é importante que você estabeleça metas, defina prazos para iniciar e finalizar, faça um acompanhamento dos resultados para mensurá-los e a partir deles conseguir enxergar o que foi positivo e o que precisa ser melhorado para os próximos anos. 

 

Sem um planejamento, você não consegue se organizar e as estratégias pensadas não serão bem utilizadas. Afinal, criar um bom planejamento de vendas é realizar campanhas utilizando estratégias que façam sentido para cada produto que será divulgado nesse mercado.  

 

Como fazer um bom planejamento de vendas?

O ano só está começando, por isso se você ainda não fez o seu planejamento estratégico para 2022, ainda dá tempo de começar. Para isso, é importante se atentar a alguns pontos que destacamos aqui embaixo. Prepare-se para se inspirar. 

 

Defina seu objetivo

O primeiro passo para estruturar seu planejamento de vendas é definir o objetivo que deseja alcançar naquele ano. Com o objetivo definido, fica mais fácil definir os próximos passos necessários para alcançá-lo. 

 

Liste suas metas para o ano 

É importante que você liste metas que sejam mensuráveis e que vão te ajudar a alcançar o seu objetivo. Assim, é possível definir tudo que precisa ser feito para obter sucesso ao finalizar. 

 

Defina suas ações e campanhas 

Se você já seguiu os outros 2 passos, é hora de aprofundar e definir quais serão as ações realizadas durante o ano. Será necessário escolher as ideias de campanha,

quais são suas personas, quais os canais de comunicação que serão utilizados para divulgação do produto e todo material que vai ser utilizado para destacá-lo e fazê-lo ser notado no mercado. 

 

Hora de colocar a mão na massa

Objetivo definido. Metas traçadas. Campanhas prontas para serem divulgadas. Agora é hora de começar a colocar o planejamento em prática, ou seja, começar a produção de todo o conteúdo definido para as campanhas e aguardar os resultados que serão gerados a partir do momento que elas começarem a rodar. 

 

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E depois? Execute seu plano e acompanhe as métricas.

Se o planejamento foi definido e as ideias aplicadas, é hora de acompanhar as métricas! 

 

Lembre-se que essa é uma parte importante do processo e vai contribuir muito para sua estratégia de venda. A partir dos resultados gerados com suas campanhas, será possível entender o que trouxe maior engajamento, o que precisa ser melhorado para o próximo ano, se as metas definidas foram alcançadas, se o seu objetivo foi alcançado e tudo mais que for possível medir. 

 

Com base nisso, você consegue ter base para definir o planejamento do próximo ano, se mantendo atualizado na performance do seu produto. 

 

“Mas como vou medir esses resultados?” 

 

No mercado você encontra diversas ferramentas com as quais pode trabalhar para te ajudar nisso. É interessante que você faça uma pesquisa e opte por utilizar a ferramenta que melhor te atenda com base nos resultados que deseja medir. São muitas opções no mercado que podem ajudá-lo a otimizar e facilitar esse trabalho. 

 

No mais, tudo que é planejado com antecedência, cautela e dedicação, quando colocado em prática, tem grandes chances de funcionar melhor. Por isso, aproveite essas dicas e já comece a se planejar para vender muito esse ano. 

 

Nós, da Monetizze, sabemos o quanto é importante para você, produtor, iniciar e manter as vendas o ano inteiro, por isso não perca tempo, comece a colocar tudo que aprendeu em prática agora mesmo e garanta o sucesso das suas vendas em 2022!  

 

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