Produto físico ou produto digital? Não há quem atue no mercado de produtores e afiliados que nunca se fez esta pergunta. Por isto, resolvemos fazer um post em formato de combate, para que você saiba diferenciar um do outro e, principalmente, suas vantagens e desvantagens.
Vamos lá?
Produto Digital
Conceito
Produto digital é todo aquele que existe somente no ambiente virtual. Dentre os existentes podemos citar: e-books, vídeo aulas, áudio books, aplicativos.
Vantagens
Investimento inicial baixo
Podem ser produzidos sem nenhum investimento, utilizando somente dos conhecimentos do seu autor.
Liberdade
Você pode produzi-lo de qualquer lugar do mundo. É possível redigir um e-book tanto em São Paulo quanto no Caribe. Basicamente, você precisara apenas de uma conexão com a internet. Às vezes nem isso, desde que você domine o tema e não precise de muita pesquisa.
Reconhecimento profissional
Quando você assina a autoria de um produto digital e ele é reconhecido pelo mercado, você cria autoridade e acaba sendo reconhecido como uma referência.
Exclusividade
Quando você cria algo utilizando suas experiências e seus conhecimentos, ele não pode ser replicado. Portanto, o produto final torna-se algo único, exclusivo.
Não é necessário um espaço físico
Tudo bem que você pode abrir uma empresa e manter um escritório voltado apenas para o desenvolvimento de produtos digitais. No entanto, isso não é necessário. Um cômodo da sua casa pode ser seu centro de comando.
Contratações
Um dos fatores que mais pesam para se iniciar um empreendimento é a carga tributária que incide sobre a contratação de colaboradores. E para um produto digital não é necessário que você contrate nenhum profissional.
Pode até ser que você precise de alguém para desenvolver uma arte, por exemplo. No entanto, não há vínculo empregatício e sairá bem mais em conta.
Desvantagens
Plágio
Embora o que é escrito baseado em suas experiências e conhecimentos não possa ser feito por outros, há pessoas má intencionadas que podem fazer um conteúdo bastante similar ao seu. E o pior de tudo: utilizando o seu produto como base de informações. Portanto, existe a preocupação com o plágio.
Como evitar? Registre os direitos autorais da sua obra.
Concorrência
Todos já descobriram que o marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de se fidelizar e adquirir novos clientes. Portanto, há vasto material gratuito na internet sobre os mais variados temas.
Por isso, quando pensar em criar produtos digitais, avalie se realmente o conteúdo do seu produto é relevante e se já não há inúmeros outros similares.
Tempo
Embora tenhamos visto nas vantagens que não seja necessário um investimento inicial para se produzir a maioria dos digitais, esta produção exigirá tempo.
O seu conteúdo tem que ser realmente relevante se quiser alavancar e escalar suas vendas. E para produzir qualidade, é preciso tempo.
Estudo
Como já vimos, você precisa dominar o tema que vai produzir. Mas isso não é o suficiente. Saber o que se diz é diferente de saber como dizer.
Sendo assim, é muito importante que você entenda a persona do seu produto e adeque a linguagem dele para que ela entenda sem maiores complicações.
Produto Físico
Conceito
Produto Físico é todo aquele que é palpável. Em outras palavras, são produtos que ocupam determinado espaço físico.
Entre os exemplos de produtos físicos, podemos citar: cápsulas para impotência sexual, contas emagrecedoras, cápsulas para emagrecimento e uma infinidade de itens.
Vantagens
Exclusividade
Produtos físicos são muito mais difíceis de serem plagiados. Além disso, quando você inova, ou seja, é o primeiro a lançar determinado produto, mesmo com similares no mercado, você tem muito mais chances de dominar as vendas.
Pouco conhecimento técnico
Ao contrário dos digitais, onde você precisa ser autoridade no assunto ou um influencer, no mundo dos produtos físicos você não precisa ser reconhecido publicamente. Pode administrar tudo sem que as pessoas saibam sequer o seu nome.
Maior taxa de conversão
O comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce ainda é de cautela. Ou seja, há bastante receio na hora de efetuar um negócio via internet. E a grande maioria ainda prefere os produtos físicos do que os digitais.
Esta maior aceitação acaba por contribuir para o aumento da sua taxa de conversão.
Desvantagens
Capital inicial
Diferentemente dos produtos digitais onde você pode construir um negócio do zero, nos produtos físicos isto não é possível. Você precisará de um capital inicial para investir em estoque.
Prazos de validade
Alguns produtos físicos, como cápsulas para emagrecimento e cosméticos, possuem uma data de validade não muito extensa. Isto significa que você precisa vender todo seu estoque em um determinado prazo.
Sazonalidade
Determinados tipos de produtos físicos, como roupas, são comercializadas em determinado período do ano.
Como a moda reformula toda a sua coleção conforme as estações do ano, não vender no período certo pode lhe causar prejuízos.
Vender sungas no inverno é bastante difícil. Se você guardá-las em estoque para vender no próximo verão, é bem possível que ela já seja considerada antiquada.
Contratações
Embora de início você consiga dar conta das demandas sozinho, se o seu produto fizer sucesso, você precisará contratar mão de obra. Sejam eles do setor de logística, marketing ou até mesmo T.I.
Obviamente que o sonho de todo produtor é vender a ponto de ter que contratar colaboradores para suprirem suas demandas. Entretanto, isto gera gastos.
Conclusão
Não há produto melhor ou pior.
O que irá realmente definir o mais indicado para você é o seu perfil como empreendedor e seu nível de conhecimento.
Sendo assim, se você gosta das mídias sociais, não importa de aparecer em público, tem pouco ou nenhum dinheiro para investir e possui conhecimento técnico de intermediário para avançado, o mais indicado são os produtos digitais.
Já se você possui grana para um investimento inicial, é do tipo mais introvertido e não possui necessariamente um conhecimento técnico aprofundado em alguma área, o mais indicado são os produtos físicos.
O tempo também é outro fator decisivo na escolha: quem dispõe de muito fica nos digitais. Quem dispõe de pouco, melhor apostar nos físicos.
Veja abaixo o nosso post especial da seção combate, com um vídeo falando um pouco mais sobre produtos digitais vs produtos físicos. E aproveite para nos seguir no Instagram
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