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Se você é criador de conteúdo no Instagram, já deve ter visto um novo menu que apareceu no seu perfil nos últimos meses. Com essa nova funcionalidade, você pode agrupar conteúdos, lugares e produtos e um só lugar. A ferramenta Guias do Instagram é perfeita para criar curadorias. Confira mais sobre essa nova ferramenta neste post.

O que é o Guias do Instagram?

O Guias do Instagram foi introduzido em maio de 2020 para um seleto grupo de criadores de conteúdo e especialistas sobre bem-estar. O objetivo era fazer com esses influenciadores pudessem criar Guias com conteúdos sobre como se cuidar, manter o contato com outras pessoas ou lidar com ansiedade e luto durante a pandemia da COVID-19.

Entretanto, com o sucesso da ferramenta, a comunidade do Instagram começou a clamar para que ela fosse disponibilizada em todos os perfis, o que de fato ocorreu nos meses seguintes.

Segundo o próprio Instagram o objetivo é “facilitar a descoberta, a organização e o compartilhamento de produtos, lugares e publicações das suas contas favoritas“.

Essa funcionalidade permite você concentrar conteúdos que tenham uma correlação entre si. Por exemplo, se você no seu perfil tem um post que fala sobre “Gatilhos Mentais”, outro sobre “Como criar uma oferta irresistível” e ainda outro post sobre “Como criar uma headline chamativa”, você poderia agrupá-los em uma única Guia sobre “Copywriting”, uma vez que eles têm total relação com esse tema.

O objetivo é você organizar determinados conteúdos de modo que eles façam sentido entre si e contem uma história. A verdade é que, no feed tradicional, os posts ficam organizados de forma cronológica e fica muito difícil procurar um conteúdo sobre um assunto em específico.

No Guias é possível você adicionar informações complementares sobre cada um dos posts e um título. Assim, você consegue conectar as histórias.

O Guias é perfeito para você criar verdadeiras curadorias que façam sentido e gerem valor para a sua audiência. Com elas ficará muito mais fácil para os seus seguidores encontrar conteúdos sobre determinados assuntos no seu perfil.

Agora que você já sabe para o que a ferramenta Guias serve, aposto que você está ansioso para saber como utilizá-la, correto? Portanto, continue a leitura.

Como usar o Guias do Instagram?

A partir deste tópico, você poderá conferir um passo a passo de como usar essa nova ferramenta do Instagram. Você vai ver que é bem simples e, assim que acabar de ler esse post, você já pode ir direto para o Instagram e botar essa estratégia em prática.

Acesse o Guias

Para acessar o guias é bem simples. Basta você ir no seu perfil, ou no perfil de qualquer outro usuário, e encontrá-lo na barra de menus. O ícone do Guias é bem parecido com o formato de um jornal e geralmente fica depois dos ícones do Reels e IGTV.

Clicando sobre este ícone, você poderá visualizar todas as Guias já criadas por você ou pelo outro usuário. Além de encontrar também o botão de “mais” para adicionar uma nova Guia.

Outra forma de acessar o menu Guias é através da Loja do Instagram. Para isso, basta você clicar no ícone da loja, procurar pela barra de pesquisa e ir deslizando para a esquerda todos os botões até encontrar o de “Explorar Guias”. Daí, você conseguirá visualizar Guias sobre determinados produtos.

Criar uma Guia

Agora que você já sabe como acessar esse menu, é só clicar no botão de “mais” para começar a criar uma Guia. Então, é só você escolher os posts que você quer agrupar naquela guia e criar um título e uma descrição para cada um dos posts.

Existem três tipos de guias que você pode criar, sendo “Guia de Local”, “Guia de Produto” e “Guia de Publicações”.

Para Produtores e Afiliados, a Guia de Local não faz tanto sentido assim, já que o objetivo dela é divulgar locais físicos, como bares, restaurantes, locais turísticos, comércios e muito mais.

Entretanto, você pode usar os outros dois tipos de Guias para aplicar na sua estratégia de vendas. Continue lendo para acompanhar.

Guia de Produtos

Se você divulga mais de um produto e esses produtos tem uma certa sinergia, você pode concentrar todos eles no menu Guia de Produtos. Assim, a sua audiência terá fácil acesso a todos os produtos que você vende, em um só lugar.

Entretanto, é importante lembrar que esses produtos precisam estar cadastrados no Instagram Shopping. E para cadastrar esses produtos, antes você precisa atrelar uma página do Facebook ao seu perfil do Instagram, tudo bem?

Guia de Publicações

Neste tipo de guia, você pode agrupar todos os conteúdos do seu perfil que falem sobre determinado tema. Por exemplo, se você vende produtos para emagrecimento, você pode fazer uma Guia com receitas fitness, outra com dicas de exercícios físicos e por aí vai.

A intenção é você fazer uma guia para cada tema da sua linha editorial. Assim, ficará muito mais fácil para você organizar os seus conteúdos e para a sua audiência conseguir encontrá-los sem maiores problemas a qualquer hora que precisar.

Como vender com o Guias do Instagram?

Não há muito segredo de como vender com o Guias. Até o momento, essa nova funcionalidade não permite a promoção através de tráfego pago. Portanto, o que resta você fazer é compartilhar suas Guias através do Stories, para que seus seguidores tenham conhecimento de cada uma delas.

O ideal é você, nos seus Stories, antes de compartilhar a Guia, descrever um problema de sua persona. Voltando ao exemplo no nicho de emagrecimento, você poderia primeiro publicar um Stories contendo a seguinte frase “Você quer emagrecer rápido e gastando pouco?”.

No Stories seguinte, basta você compartilhar uma Guia de Produtos com todos os produtos que você vende e que, de alguma forma, podem ajudar no processo de emagrecimento.

Então, é só adicionar um belo título a cada produto e também uma breve descrição, falando dos benefícios do produto. Assim, você consegue ir preparando a sua audiência para a compra, deixando ela mais interessada sobre os produtos que você tem a vender.

Conclusão

O Guias do Instagram é uma excelente alternativa para quem quer deixar o perfil do Instagram mais organizado, seja os conteúdos, os produtos ou as localizações que quer recomendar para as outras pessoas. Com ele, usando de forma estratégica, você também pode oferecer um catálogo dos produtos que você divulga para os seus seguidores, para aumentar as suas vendas.

E aí, gostou desse conteúdo? Tem algo que não dissemos aqui que você gostaria de complementar? Fique à vontade para usar os comentários.

Até a próxima!

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