Pular para o conteúdo

Organização é um quesito muito importante quando temos que conciliar vida pessoal com a profissional, principalmente para aqueles que trabalham de Home Office.

O e-mail funciona como um forte aliado para o marketing digital, mas quando falamos em gestão de projetos, ele acaba não sendo uma boa opção. Querer controlar tudo através do seu e-mail pode acabar gerando muita confusão.

Por isso, hoje iremos apresentar algumas opções de plataformas para gestão de projetos que tornarão sua vida bem mais simples e com uma visão ampla de todas as suas metas.

Vamos lá?

Otimize suas Tarefas Utilizando Softwares de Gestão de Projetos

Google Sheets

Você já deve ter utilizado o Excel em algum momento na vida, não é? Bom, o Google Sheets veio para facilitar o acesso a suas planilhas.

Criado pelo buscador mais conhecido no mundo, o Sheets possibilita que você crie suas planilhas, edite e o utilize através de qualquer aparelho com acesso aos aplicativos do Google.

Por estar integrado ao Google Drive, você consegue realizar edições mesmo estando offline, além de suportar e converter os mais diversos formatos de arquivos externos.

Essa ferramenta é utilizada no mundo inteiro, afinal olha a quem ela pertence. 

Trello

Trello

Se você quer algo mais do que planilhas, o Trello é uma boa escolha. Ele oferece tanto uma versão gratuita quanto paga, para quem busca opções mais avançadas. 

Você já ouviu falar na metodologia Kanban? 

Kanban é um termo em japonês que significa cartão ou quadro de sinais e ficou conhecido por ser uma metodologia de gestão visual, com cartões de informações que registram as ações da indústria.

É este o modelo que o Trello segue em sua plataforma. Através de “cards” você consegue definir suas metas e atividades, tendo tudo no seu campo de visão. Defina datas para cada card, fique por dentro do andamento de cada atividade e tenha uma visão ampla do seu planejamento.

Você consegue acessá-lo de qualquer navegador e não precisa, necessariamente, instalar um app para isso, apenas se for melhor para você.

Para começar a utilizar o Trello sem complicações, eles disponibilizam um tutorial em vídeo para te ajudar. Confira:

Asana

“Dos pequenos detalhes ao panorama completo, a Asana organiza todo o trabalho para que as equipes saibam o que deve ser feito, qual é a importância das atividades e a melhor maneira de realizá-las.”

Assim como no Trello, com o Asana você consegue acompanhar todas as atividades e metas, tendo também a opção de definir prazos a serem cumpridos. 

Com as listas, as equipes visualizam imediatamente o que precisa ser feito, quais tarefas são prioritárias e quais são as datas de conclusão.

Se você trabalha sozinho ou com uma equipe de até 15 pessoas, pode usar essa plataforma gratuitamente. Mas, se optar pela opção paga, não existe um limite de pessoas.

Basecamp

Através do Basecamp você consegue produzir relatórios e cronometrar as atividades a serem desenvolvidas. 

Com o Basecamp, é possível dividir seu trabalho em projetos separados. Cada projeto contém tudo relacionado ao trabalho em questão; todas as pessoas envolvidas, cada discussão, cada documento, arquivo, tarefa, data importante, etc. Tudo!

Ao contrário do e-mail, onde tudo começa desorganizado e você tem que gerenciar o caos constantemente, os projetos do Basecamp mantêm tudo organizado por padrão. As coisas estão sempre onde você espera que estejam.

Se quiser testar essa ferramenta, você tem acesso a 30 dias grátis. Mas, se o seu objetivo é conseguir uma plataforma gratuita, essa não deve ser sua primeira opção.

JIRA

A JIRA oferece os mesmos serviços das plataformas anteriores, mas ela possui um diferencial. Com ela você pode criar o que chamamos de workflow, que é uma sequência de passos necessários para automatizar as etapas do projeto segundo o conjunto de regras demarcadas no início.

Você consegue ter acesso através de um teste gratuito, mas fora isso é uma plataforma paga. 

Sua interface lembra muito a do Trello, portanto se você não precisa criar um workflow, esse investimento pode não fazer muito sentido, já que existem opções gratuitas bem parecidas.

Obs.: Um sistema para prevenção de desastres está incluído para o caso de eventual interrupção do serviço, como uma queda de energia.

Artia

“Simples para sua equipe, poderoso para sua gestão”.

Otimize suas tarefas

Se você quer uma opção gratuita, o Artia tem essa disponibilidade para o uso de até 3 pessoas. Claro que também influenciará na quantidade de espaço e outras questões, mas se você trabalha sozinho talvez isso não seja um problema.

Este software promete visão de prazo e rentabilidade dos projetos, e controle sobre o desempenho particular dos colaboradores através de um apontamento de horas trabalhadas.

Ele visa o controle das tarefas e projetos, tornando o trabalho mais dinâmico e colaborativo. Se você não é uma grande empresa, talvez essa opção não seja a melhor para você.

Conclusão

É possível encontrar certa semelhança entre as plataformas que apresentamos, afinal todas elas possuem o intuito de tornar seu planejamento mais visual e simples.

Para te ajudar na escolha, comece pensando se você quer ou não investir em uma delas. Se a resposta for não, você já consegue excluir algumas opções. 

Por exemplo, se você quer algo para planejar suas finanças pessoais e profissionais, a melhor opção é o Google Sheets. Mas, se você busca algo mais elaborado para administrar suas tarefas, comece descartando essa opção.

O Trello é uma ótima opção de ferramenta de gestão de projetos. Você pode utilizá-lo para assuntos pessoais, como organizar sua semana e tarefas do dia-a-dia, ou usar no meio profissional distribuindo todas suas atividades e metas.

Não existem opções ruins, apenas encontre a que melhor irá atender o seu objetivo.

Até a próxima 🙂

Artigos relacionados