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Imagem de um afiliado segurando seu celular e sorrindo.

 

Como atrair afiliados que vendem todos os dias?

 

Essa é a pergunta que todo produtor digital quer saber.

 

Imagine ter vendas caindo no automático sem investir nem um real de anúncio…

 

Parece um sonho, não acha?!

 

E se eu disser que é uma realidade? 

 

Mas, para isso, você deve usar estratégias que poucos produtores aplicam no dia a dia do negócio.

 

Quer finalmente aprender como atrair afiliados de sucesso para o seu produto?

 

Então, continue a leitura e descubra todos os segredos!

 

Como funciona o marketing de afiliados?

 

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing que uma empresa comissiona seus afiliados por cada venda gerada para o produtor.

 

Nesse tipo de marketing, os afiliados são profissionais independentes que promovem os produtos oferecidos por um produtor

 

Para isso, o afiliado pode aplicar quaisquer estratégias de marketing que lhe forem convenientes, por exemplo, tráfego pago, blog, redes sociais, e-mail marketing, influencers, entre outros.

 

Antes de tudo, o produtor estrutura um programa de afiliados e fornece um link para rastrear suas vendas, também conhecido como link de afiliados.

 

Então, os afiliados divulgam esse link e, quando alguém clica nele e faz uma compra, o afiliado ganha uma comissão pela venda.

 

Neste caso, a comissão recebida pelo afiliado pode ser um valor fixo ou uma porcentagem da venda, dependendo da estratégia que o produtor estabelecer.

 

Além disso, o cliente não paga nenhuma taxa ou cobrança extra pela compra através de um link de afiliado. No momento da venda, a plataforma já direciona a comissão de vendas para o produtor e afiliado.

 

Importância de atrair afiliados que vendem

 

 

Todo produtor sabe da importância de construir uma rede de afiliados para divulgar seu produto.

 

Por isso, hoje, viemos reforçar algo que poucos empreendedores digitais se atentam: mais do que atrair afiliados, você precisa aprender como atrair afiliados que vendem todos os dias.

 

E por quê?

 

Porque ter afiliados que vendem ao seu lado te ajuda a vender no piloto semiautomático. 

 

Mesmo fazendo a gestão de afiliados, você conseguirá vender mais e, consequentemente, aumentar a receita do seu negócio sem investir em tráfego.

 

Pensando no longo prazo, um programa de afiliados melhora o reconhecimento da sua marca em diferentes canais digitais, por exemplo, nas redes sociais.

 

Como resultado, você atinge novos públicos que não seriam impactados pelo seu conteúdo.

 

Relacionamento entre produtor e afiliados

 

Antes de tudo, a Monetizze é a maior rede de afiliados do Brasil.

 

E agora você pode estar pensando: “Por que essa informação é relevante para entender a relação entre produtor e afiliado?”

 

Porque muitos produtores vêm para a Monetizze visando aproveitar nossa rede de afiliados. Entretanto, vêm sem o conhecimento sobre o relacionamento que devem ter com eles.

 

Por isso, vamos falar sobre o principal relacionamento de produtor e afiliado na plataforma, também conhecido como modelos de afiliação.

 

Via de regra, você pode estruturar seu programa de afiliados em afiliação aberta ou fechada

 

Na afiliação aberta, você permite que qualquer pessoa se afilie ao seu produto

 

Por outro lado, a afiliação fechada depende de moderação do produtor, ou seja, você irá permitir ou recusar a participação de outras  pessoas na divulgação do seu produto.

 

Inclusive, você precisa estudar formas sobre como atrair afiliados que vendem de maneira profissional antes de colocar o projeto para rodar. 

 

Geralmente, os produtores usam filtros de audiência, premiações, estratégia de tráfego, entre outros.

 

Quais são as principais habilidades de um bom afiliado?

 

Antes de tudo, um bom afiliado deve ter uma visão empreendedora aguçada.

 

E com “visão empreendedora”, não falamos apenas de uma pessoa que quer ganhar dinheiro online.

 

Mas, sim, de uma pessoa que, de fato, trabalha como um empreendedor. Ou seja, investe tempo e dinheiro no seu negócio enquanto afiliado.

 

Além disso, uma das principais habilidades de um bom afiliado é a sua expertise em tráfego pago.

 

Geralmente, afiliados de sucesso utilizam o Facebook Ads, Google Ads, YouTube Ads e blogs para gerar tráfego qualificado para o seu link de afiliado.

 

Além disso, afiliados que vendem também costumam ter critério para escolher um produto. Por exemplo, escolher um bom produto, receber uma comissão de vendas justa, ter acesso ao suporte para afiliados, entre outras características.

 

E, finalmente, os afiliados de sucesso devem ter fortes habilidades analíticas. Eles devem ser capazes de rastrear suas campanhas e analisar dados de maneira estratégica.

 

Qualidade x quantidade: o que priorizar ao recrutar um afiliado?

 

Muitos produtores procuram atrair o máximo de afiliados para o seu negócio. Inclusive, a prospecção ativa por Instagram e WhatsApp são bastante comuns para atrair contatos potenciais.

 

Mas, caso você queira aprender como atrair afiliados que vendem todos os dias, precisa entender se está buscando apenas alguém que faça as vendas para sua marca ou se pretende expandir as suas vendas.

 

Caso você procure apenas alguém que faça as vendas para sua marca, também conhecido como “terceirização das vendas”, será mais estratégico priorizar a quantidade. 

 

Neste caso, os afiliados iniciantes serão mais úteis para o seu programa de afiliados.

 

De qualquer forma, fique ligado: quanto maior for a sua lista de afiliados, mais difícil será ter controle sobre todos esses profissionais.

 

Por outro lado, se você quiser escalar as suas vendas, pode priorizar a qualidade dos afiliados. Aqui, os afiliados mais maduros trarão resultados mais expressivos para sua marca.

 

Como pode perceber, qualidade ou quantidade depende exclusivamente do seu plano de vendas.

 

Boas práticas para um afiliado vender o seu produto

 

Como atrair afiliados qualificados sem utilizar estratégias mentirosas para convertê-los?

 

Essa, certamente, é a principal dificuldade que os produtores enfrentam no dia a dia do seu negócio.

 

Para te ajudar, nós trouxemos algumas boas práticas para um afiliado vender o seu produto com recorrência:

 

Tenha um bom produto

 

Para atrair afiliados que vendem, você precisará ter um bom produto. Pois, assim como você, eles também irão procurar as melhores opções para se afiliar.

 

Agora, você pode estar pensando: “Como saber se o meu produto é realmente bom?”

 

Primeiramente, pela demanda de mercado. Se o seu produto é digital, ele está inserido em um assunto com bastante procura no mercado digital?

 

Agora, se for físico, há campanhas de tráfego e conteúdo sobre o seu produto (ou nicho do produto)?

 

Após solucionar essas questões, você deve analisar se o seu produto está atraente. Físico ou digital, o público precisa ter a vontade de adquirir o seu produto, independente do preço.

 

Faça uma descrição interessante do seu produto

 

A descrição do produto é parte crucial para atrair um afiliado. Sem isso, você afastará afiliados focados no seu nicho, já que não haverá praticamente nenhuma informação relevante sobre o produto.

 

Dito isso, você precisa solucionar as seguintes questões na descrição:

 

  • O que é seu produto? 
  • Qual a dor que ele resolve?
  • Qual seu público-alvo?
  • Qual seu maior diferencial?
  • Por que as pessoas devem escolher o seu produto?
  • Quais os motivos que podem impedir alguém de comprar seu produto?

 

Respondendo tudo isso, você terá uma boa descrição do seu produto.

 

Ofereça uma comissão de vendas justa

 

Para quem procura aprender como atrair afiliados, a comissão de vendas é algo que não pode faltar na sua estratégia.

 

Via de regra, quanto maior a comissão, mais afiliados qualificados você atrai. 

 

Entretanto, você precisa aprender como calcular a comissão de vendas. Se não, pode vender cada vez mais e, no final do dia, ter prejuízo financeiro.

 

Para calcular a comissão de vendas, você deve definir qual porcentagem do lucro quer dividir com o afiliado.

 

Geralmente, produtos com comissão de vendas muito baixa não atraem afiliados que vendem com frequência. Da mesma maneira, comissões muito altas acabam com a lucratividade do seu negócio.

 

No mercado de afiliados, os grandes produtores costumam oferecer uma taxa de comissão de vendas que varia de 30% a 50% do valor do produto

 

Obviamente, esse valor é menor para produtos de ticket médio elevado, assim como aumenta quando o produtor quer testar um novo produto ou plataforma.

 

Dessa forma, ele utiliza a sua rede de afiliados para validar o produto ou plataforma, sem visar, nesse momento, o lucro.

 

Disponibilize suporte e material para afiliados

 

Suporte e material para afiliados é um dos requisitos que os bons afiliados não dispensam.

 

Sem isso, você estará fadado a atrair apenas afiliados amadores para o seu negócio.

 

Por isso que, pensando em te ajudar, nós trouxemos o guia de suporte e material para afiliados:

 

  • Conteúdo de influenciadores: vídeos e imagens dos influencers disponíveis aos afiliados;
  • Regras: você deve deixar bem claro o que pode ou não ser feito em relação ao produto ou marca;
  • FAQ: principais dúvidas que os clientes tenham em relação ao produto ou marca. Neste caso, o objetivo é que o afiliado consulte esse material sem depender de uma resposta interna;
  • Script de comunicação com o cliente: como o afiliado poderá se comunicar com o cliente seguindo à comunicação da empresa na recuperação de boleto, pós-venda e LTV;
  • Estratégia de tráfego: como o afiliado deve se posicionar estrategicamente nas diversas fontes de tráfego, como Facebook, YouTube, Instagram, TikTok, entre outros. NOTA: aqui, não estamos falando de criativos, mas, sim de estratégias de tráfego, por exemplo, capital de investimento, tipos de campanha, métricas atualizadas, etc.;
  • Material de divulgação validados: copy, imagem e vídeo;
  • Depoimento de clientes: disponibilize prova social em vídeos e prints de WhatsApp para os afiliados;
  • Templates prontos das páginas usadas pelos afiliados (no caso de estrutura própria): página de vendas, presell, remarketing e promocional.

 

Recomendações avançadas de Mari Marçal sobre marketing de afiliados

 

Até aqui, nós te mostramos como atrair afiliados que vendem através de conceitos básicos do mercado de afiliados.

 

Apesar de pouco executados, os conceitos são básicos…

 

Agora, trouxemos recomendações avançadas de Mari Marçal – grande referência no mercado de afiliados – para quem faturar milhões no digital.

 

Segundo Mari, para você estruturar um programa de afiliados de sucesso, você precisa seguir três etapas: captação, retenção e comunicação.

 

Na captação, deve haver uma página de apresentação do produto e suas vantagens. 

 

Além disso, recomenda criar um formulário de controle.

 

“Ok, mas o que seria um formulário de controle?”

 

Um formulário de controle filtra o nível de conhecimento do afiliado, assim como verifica o nível de investimento financeiro que o potencial afiliado está propenso a fazer.

 

Depois, existem as ações de retenção dos afiliados. Nela, você deve inserir estratégias como:

 

  • Baixo reembolso;
  • Gerência exclusiva;
  • Comissão em escala;
  • Alta taxa de conversão;
  • Premiação por faturamento;
  • Alta taxa de recuperação de boleto.

 

Obviamente, algumas dessas estratégias interferem no seu negócio mesmo que você não tenha afiliados. 

 

De qualquer maneira, fazê-las pode atrair afiliados que trabalham com simultâneos produtos.

 

Inclusive, produtores que procuram divulgar seu produto através do upsell crossover, ou seja, a prática de vender o produto de outro produtor e, assim, receber uma comissão sobre essa venda.

 

Por último, Mari Marçal destaca que deve haver um canal de comunicação com o afiliado.

 

Neste caso, você pode utilizar grupos de Telegram ou WhatsApp, assim como e-mail de boas-vindas e informações no decorrer da jornada do afiliado (ambos somente se achar necessário).

 

Lembre-se: afiliado caro é aquele que não vende!

 

Após todas essas informações, você pode estar pensando: “Essas estratégias vão me custar muito tempo e dinheiro, já que vou precisar dedicar horas e horas para estruturar um programa de afiliados.”

 

Por isso que, antes de terminar, vale o alerta: afiliado caro é aquele que não vende!

 

Você precisa construir uma comunidade engajada que esteja disposta a vender seus produtos pelos benefícios gerados para ambos.

 

Através dessa estratégia, conseguirá escalar suas vendas sem investir capital em tráfego pago e, principalmente, expandir a sua marca em novos canais.

 

Conclusão

 

Neste texto, nós te mostramos como atrair afiliados que vendem, além das principais estratégias para atraí-los.

 

Mas, antes de ir, precisamos te fazer uma última pergunta: você sabia que a Monetizze é uma plataforma para afiliados com a maior taxa de conversão do mercado?

 

Isso mesmo!

 

Além de aumentar naturalmente sua conversão, você consegue atrair os melhores afiliados para o seu produto.

 

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Imagem de um banner mostrando como atrair afiliados.

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