Os testes A/B são bastante úteis para lhe apresentar dados concretos sobre como você pode configurar uma Landing Page, um Call to Action, ou mesmo um Chekcout.
Sendo assim a Monetizze oferece aos nossos clientes a oportunidade de configurar o seu teste A/B diretamente em nossa Plataforma.
Por isso, é importante que você saiba o que é teste A/B e como fazer pela Monetizze.
O que é teste A/B?
Teste A/B são testes que tem como objetivo comparar variáveis comumente usadas no Marketing Digital.
No entanto, vale a pena ressaltar que os testes A/B são diferentes de testes multivariados.
O teste A/B, testa apenas uma variável de cada vez com o objetivo de que você determine qual é a melhor baseando-se nos resultados.
Já os testes multivariados, como o próprio nome diz, faz teste com mais de uma variável de cada vez.
As Vantagens de se fazer um Teste A/B
A grande vantagem de se fazer um teste A/B é que ele proporciona dados concretos.
Você pode saber, por exemplo, se um e-mail marketing com uma imagem tem mais resposta do que um sem.
O teste A/B te tira do campo das suposições e te eleva a realidade dos resultados.
Por isso cada vez mais os testes A/B são utilizados no Marketing Digital para otimizar estratégias de vendas e de conversão.
O que pode ser testado nos testes A/B
Os testes A/B geralmente são utilizados em e-mails, Landing Pages e Call to Action.
Landing Pages:
- Pode ser testado o tipo de oferta que é anunciada. A maneira que aquele conteúdo deve ser redigido e direcionado. Qual deles converte mais.
- Campos de Formulários: quais campos devem constar em seus formulários, e quais deles qualificam melhor os seus leads.
- Layout da Página: Qual layout gera mais resultado para você. Qual configuração de imagens é visualmente mais agradável para o seu cliente.
E-mail Marketing:
- Qual título de e-mail gera maior engajamento por parte dos seus lead’s.
- O que interessa mais ao seu possível cliente: E-mails com promoções, ou com informativos sobre o produto que você deseja vender para ele.
- Um e-mail deve ou não conter uma imagem ou um depoimento pessoal de outros clientes.
Call To Action:
- Qual formato converte mais.
- Qual cor converte mais.
- Qual posicionamento ele deve ter dentro da página.
Vale lembrar que apenas citamos algumas coisas que podem ser comparadas no e testes A/B dentro das categorias citadas.
No entanto, há outros fatores que podem ser testados, conforme a sua necessidade.
Como saber a eficiência do Teste A/B
Antes de começar um teste A/B é necessário que você pense o número de pessoas que serão impactadas pelo seu teste.
Não adianta simplesmente fazer o teste A/B para quem tem poucos tráfego, por exemplo.
Para que haja significância no seu teste, é preciso que você saiba quantas pessoas ele deve atingir para obter significância estatística.
Existe uma ferramenta que pode te ajudar muito nesta missão: A calculadora do Kissmetrics.
Como fazer um teste A/B pela Monetizze.
Nós da Monetizze, temos como valor, despertar o “uau” do cliente. E foi pensando nisso que proporcionamos aos nossos usuários o teste A/B diretamente na nossa Plataforma.
Dê uma olhada na imagem abaixo, que em seguida explicarei como funciona.
O usuário deve acessar o menu Relatórios , selecionar o produto e os checkouts que ela irá testar. Após fazer este processo, basta ele selecionar a porcentagem de tráfego que deve receber cada checkout que ele quer testar.
E aí, deixe um comentário falando que testes você está rodando ou conta pra gente um aprendizado que você teve depois de realizar um teste AB.