Pular para o conteúdo
Utilizando testes A/B como métricas para otimizar suas vendas

Já pensou nos benefícios de metrificar os resultados das suas campanhas?

Acompanhar o desempenho das suas campanhas é imprescindível para o seu negócio, pois assim você consegue entender mais sobre o impacto de cada ação. Por exemplo, você pode identificar o que tem funcionado, o que precisa melhorar e o que não pode ser utilizado mais.

Muitas pessoas ainda medem seus resultados de forma incorreta, e é por isso que lhe ensinaremos como usar o teste A/B para entender seus dados e otimizar suas campanhas para obter ainda mais resultados.

O que é um teste A/B ?

O teste A/B é um método utilizado através de comparações de uma variável, tendo como objetivo identificar quais ações estão dando mais resultados.

Por exemplo: se você tem dois modelos de e-mail marketing, é possível testá-los para identificar qual tem gerado mais conversão. Ou se você possui uma landing page, você consegue saber qual está convertendo mais.

Você pode utilizar o teste A/B em diversas situações, como no exemplo da landing page, para determinar qual é a melhor cor para o seu botão de Call-to-Action ou o posicionamento do seu texto que melhor se encaixa, dentre tantos outros.

A regra de ouro do Teste A/B é sempre testar apenas uma variável.

Ou seja, se você vai disparar dois e-mails para testar, mude apenas o Assunto ou o CTA.

Se você vai testar uma página de vendas, escolha apenas um elemento e modifique nas duas versões.

O objetivo de um teste é verificar o que dá mais resultados e, para isso, o recomendado é isolar apenas uma variável por vez para ter resultados mais assertivos.

Dessa forma, é possível realizar os testes a fim de descobrir possíveis melhorias, diminuir as chances de falhas no futuro e aumentar suas taxas de conversões.

Métricas para medir suas campanhas

Já entendemos a importância de realizar testes. Agora, antes de aprendermos como realizá-los, vamos te apresentar três métricas para que você calcule seus gastos e a partir dos resultados, possa efetuar o teste A/B.

Essas são algumas das métricas mais importantes do marketing digital, principalmente quando estamos falando de tráfego pago.

  • Cliques x CPC = Custo

  1. Cliques: quantidade de cliques que a sua campanha alcançou.
  2. CPC: o custo por cada clique.
  3. Custo: gasto geral que você obteve com a campanha.

Primeiro, vamos imaginar que você tenha três campanhas, estando em um mesmo canal ou em canais diferentes. Porém, ambas rodando em um mesmo período.

Para calcular o custo geral que você obteve com a campanha, você vai pegar a quantidade de cliques que cada campanha alcançou e vai multiplicar pelo preço do custo de cada clique.

Feito isso, você terá o custo geral da sua campanha.

Será possível perceber que os números dos cliques e os valores por custo de cada clique podem ter uma grande variação. Mas, o que realmente vai mostrar se valeu ou não, é o custo final.

  • Custo / Leads = CPL

  1. Custo: gasto geral que você obteve com a campanha.
  2. Leads: número dos potenciais clientes que se tornaram possíveis compradores.
  3. CPL: o custo que você teve por cada lead.

Para calcular o custo gerado por cada lead, você vai precisar dividir o valor do custo pelo número de leads.

Lembrando que todos os valores devem ser calculados separadamente por cada campanha.

  • Leads / Vendas = LPV

  1. Leads: número dos potenciais clientes que se tornaram possíveis compradores.
  2. Vendas: número de vendas efetuadas.
  3. LPV: número de leads por venda.

Para calcular o número de leads por venda, vamos dividir o número de leads pelo número de vendas.

Com essas três métricas que são o custo por clique, custo por lead e leads por vendas, é possível identificar detalhadamente os custos que cada campanha gerou.

Assim, você identifica qual delas está dando mais resultado com um bom custo para escolher duas delas para efetuar o teste A/B.

As variáveis do teste A/B

Feito todos os cálculos e selecionando duas campanhas que tiveram um custo menor, vamos realizar o teste A/B.

Para executá-lo, você poderá escolher uma ou mais variáveis para mediar as diferenças entre cada estratégia. Ao todo são cinco tipos de variáveis que você poderá testar, sendo elas:

  1. Criativo: o criativo é tudo que promove interação, como por exemplo: imagens, vídeos, carrossel de imagens e texto. Ou seja, você pode criar duas campanhas, cada uma utilizando um tipo de criativo e assim identificar qual converte mais.
  2. Público: são as pessoas que você quer alcançar com o seu anúncio. Você pode utilizar essa variável para tentar alcançar novos públicos, comparando uma campanha com um público que você já possui a um público que você irá personalizar.
  3. Otimização de veiculação: esse é o orçamento da sua campanha. Com os resultados dessa métrica você pode mensurar se é válido ou não otimizar uma campanha.
  4. Posicionamentos: essa métrica mostra qual tipo de posicionamento do seu anúncio/campanha tem alcançado mais o público.
  5. Conjuntos de produtos: com esta variável, você pode comparar anúncios de conjuntos diferentes e assim identificar qual deles está dando melhores resultados.

Ou seja, com essas variáveis você pode testar se a Imagem A ou a Imagem B está dando mais resultados. Ou se a Copy A está convertendo mais que a Copy B, dentre os outros testes que você pode efetuar.

Executando um teste A/B no Facebook

No Facebook Ads existem algumas formas que permitem que você execute o teste A/B, mas lhe apresentaremos apenas duas delas que são as principais.

  • Testar e aprender

O Testar e Aprender fica na guia Gerenciador de Anúncios, na aba Mensurar e relatar.

Para isso, basta clicar em começar na primeira opção que aparecerá: Teste A/B:

Teste AB

O primeiro passo é selecionar 2 campanhas para realizar a comparação. Após selecioná-las, daremos um nome ao teste para identificá-lo.

Depois, você deve determinar o que tornará a campanha em vencedora, tendo duas opções:

1- Custo por resultado: é o valor total gasto, dividido pelo número dos resultados.

2- Custo por aumento de conversão: é o aumento da conversão resultante dos testes realizados.

E para finalizar, selecione qual será a métrica principal. Depois é só clicar para analisar os testes e você terá os resultados.

  • Nova campanha de anúncios

Acesse a guia Gerenciador de Anúncios e clique para iniciar uma nova campanha. Após selecionar o objetivo da sua campanha, você terá a opção de criar um teste A/B. 

Teste AB

 

Após ativar a opção teste AB, você irá configurá-lo.

Primeiro você definirá qual das variáveis citadas anteriormente quer testar e assim, já aparecerá a opção para criar o teste, onde você irá testar duas das campanhas que já estiverem prontas.

Conclusão

Viu que não é tão difícil metrificar seus resultados para realizar um teste A/B das suas campanhas?

Depois de calcular e identificar as estratégias que geram melhores desempenhos, é só colocar a mão na massa e melhorar as próximas campanhas.

E sempre que desejar, você pode criar novos testes, para que cada vez mais você tenha certeza que está no caminho certo.

Aproveita e deixa nos comentários como o teste A/B tem ajudado no seu negócio digital.

Artigos relacionados