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Benchmarking o Que é

Você já ouviu falar sobre Benchmarking, o que é e qual a importância para a empresa?

Se você ainda não conhece, chegou o momento de ser apresentado a esse método de pesquisa que vai te ajudar a não ficar para trás em relação aos concorrentes.

Um Benchmarking bem feito vai te proporcionar vantagem competitiva e antecipar cenários e movimentos da concorrência, uma vez que você estará acompanhando seus passos de perto.

Ficou curioso? Quer conhecer melhor o processo de benchmarking e como ele é importante para a sua empresa?

Continue lendo o nosso artigo.

Benchmarking o que é e qual a importância para a empresa

Você já tinha ouvido falar em Benchmarking?

Em português essa palavra significa “ponto de referência”. No marketing, se trata de uma pesquisa que analisa o desempenho da sua empresa comparado ao dos concorrentes.

Essa análise é feita baseando-se em produtos, serviços prestados, entre outros fatores e indicadores.

Para que o Benchmarking seja bem aplicado e gere resultados positivos, é preciso que a empresa esteja disposta a fazer melhorias e aprender com seus concorrentes.

Benchmarking o que é

Qual a importância do Benchmarking para a empresa

Analisar os concorrentes é importante em qualquer segmento de mercado. Afinal, uma mudança de rota ou atualização de produto pode significar sucesso e o distanciamento entre dois concorrentes no mercado.

Dessa forma, o benchmarking é importante por analisar a concorrência através de pesquisas constantes, estudando o que foi feito no passado, está sendo feito no presente e quais são os prováveis passos para o futuro.

Esse acompanhamento de perto do mercado é essencial para a saúde do seu negócio.

Você pode, por exemplo, perceber que um de seus concorrentes possui ferramentas inovadoras que ajudam na produção de seus produtos.

Através desse conhecimento, você poderá ter a mesma iniciativa que resultará em melhorias na produção.

Você também poderá perceber coisas que funcionam na empresa concorrente, mas que não funcionam na sua.

Isso lhe mostrará a necessidade de melhorias em certos pontos, parar e analisar o que não está funcionando e o que fazer para melhorar o ambiente interno.

A participação de todos no Benchmarking é importante. Toda empresa deve ter acesso, para que acompanhem as melhorias e se sintam empenhados em continuar progredindo.

Além de tudo isso que foi falado, o Benchmarking também evita que erros cometidos por seus concorrentes ocorram na sua empresa.

Com a análise do passado, presente e futuro, você poderá identificar esses erros, além de também apontar seus próprios erros passados para que não se repitam.

Os tipos de Benchmarking

Existem 4 tipos de Benchmarking: o interno, competitivo, funcional e de cooperação. Vamos falar sobre cada um deles para ficar claro seus significados?

Interno

O Benchmarking Interno se trata de uma pesquisa feita dentro da empresa. É quando se faz uma análise interna sobre possíveis melhorias para que o negócio continue crescendo.

Competitivo

Esse tipo é o mais falado. Se trata da pesquisa feita com base em seus concorrentes. O intuito, como o nome sugere, é competir diretamente com eles procurando sempre superá-los.

Funcional

Se trata mais de uma análise de como a empresa se comporta, não se tratando especificamente de produtos e vendas. Esse tipo de Benchmarking pode ser feito com empresas de outros nichos, que não precisam ser o mesmo em que você atua.

De cooperação

Considerado o mais amigável, se trata de uma melhoria em conjunto. Ao se juntar com outras empresas para analisarem melhorias a serem tomadas, poderão ajudar um ao outro e crescerem juntos.

Nessa opção, podem ser compartilhadas ideias e práticas que já funcionam para ajudar outras empresas participantes.

Quais são suas vantagens

Benchmarking o que é

Vantagens não faltam par aplicar essa técnica em sua empresa. Estudar o concorrente é algo obrigatório, e por ser um dos focos do Benchmarking, você pode ver a importância desse método.

Além disso, você precisa conhecer sua empresa e as pessoas que trabalham com você. Estando ciente do que acontece no ambiente interno e também no que acontece no externo (concorrentes), você tem o caminho trilhado para tomar as decisões corretas.

Conclusão

Se a sua empresa é nova no mercado, que ainda não possui muito no que se agarrar, é importante fazer uma análise dos possíveis concorrentes da sua marca. Ou seja, é importante fazer um Benchmarking desde o começo do empreendimento.

E se você já tem uma empresa de sucesso, já deve estar fazendo uso desse método. Caso não utilize, você já tinha ouvido falar nesse tipo de pesquisa de concorrentes? Conta para a gente como você se mantém equilibrada com os concorrentes da sua empresa.

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