Os 4 P’s do marketing ou mix de marketing, como também é conhecido, são a base para qualquer estratégia de marketing que você pretende colocar em prática.
Para quem já trabalha nessa área, já possui um conhecimento amplo sobre o assunto. Se você está começando agora ou quer começar, esse é o momento certo para dedicar alguns poucos minutos para ler este post rico em informações.
Vamos te mostrar nos próximos parágrafos o que são os 4 P’s do marketing, sua importância e como eles podem ser aplicados no seu negócio.
Quer saber o que são os 4 P’s do marketing?
Continue lendo o nosso artigo.
Entenda os 4 P’s do marketing e sua importância
Você já deve estar curioso para saber o que significa cada um dos P’s, certo? Vamos acabar a curiosidade agora.
Preço, Produto, Praça e Promoção. O famoso mix de marketing.
Separados eles podem não trazer resultados relevantes para o seu negócio, mas utilizando-os em conjunto, as chances de sucesso são bem maiores.
Vamos falar sobre cada um deles separadamente para que você entenda melhor o seu funcionamento.
Afinal, para equilibrar os 4 P’s do marketing, você precisa primeiro conhecê-los e como aplicar os seus conceitos.
Produto
O primeiro P é relacionado a Produto.
É aqui que você define todas as informações do seu produto, a dor que ele soluciona. Portanto, não se trata do produto em si, mas de todas as informações do mesmo.
Seu produto deve ter um diferencial, precisa passar ao cliente a necessidade de possuí-lo. Mostre a ele que seu produto resolverá seus problemas.
Isso precisa estar bem detalhado para seus colaboradores que ficarão encarregados dele.
O que você pode fazer para auxiliar na hora de definir um diferencial em relação aos concorrentes, é fazer o mesmo processo com os 4 P’s com os produtos deles.
Preço
O segundo P é sobre Preço.
Quanto você irá cobrar para resolver o problema do seu cliente? O Preço significa basicamente isso.
É o valor que seu produto possui. A empresa depende do Preço para se manter e, por isso, ele é muito importante neste processo.
Você deverá estar por dentro do valor que o seu produto terá para o cliente. Assim como também precisará saber a média de preço do mesmo produto nos concorrentes.
É importante estar por dentro de um valor máximo que seu produto pode chegar a ter e, se seus clientes aceitam esse valor.
Se você já possui a confiança do seu consumidor e uma marca renomada, por exemplo, as chances de seus clientes fiéis pagarem mais pelo seu produto são grandes.
Vamos usar uma blusa da Adidas como exemplo. Muitas pessoas pagam a mais por esse produto apenas pela sua marca.
Você pode comprar uma blusa no mesmo estilo, de outra marca e pagar bem mais barato. Mesmo assim, quem gosta e pode pagar, prefere Adidas.
Isso mostra que o público em potencial tem a percepção da marca.
Praça
O terceiro P fala sobre Praça.
Mas não é aquela pracinha que ficava na frente da sua escola. Nesse caso, Praça trata-se da colocação de mercado do seu negócio.
É nesse P que você percebe a importância de saber quais os meios de compra que seus clientes utilizam, quais lugares frequentam, etc.
Tendo essas informações você já pode escolher onde abrir seu negócio.
Esses dados são muito importantes pois, não adianta você criar um negócio interessante em uma determinada região se o seu público alvo não está lá.
Promoção
O último P do mix é de Promoção.
Você deve ver a palavra promoção e já pensar nos grandes sales, queima de estoque, etc. Mas, não é dessa promoção que estamos falando neste caso.
O P de Promoção se trata de promover seu negócio. É nesse momento que você irá escolher os meios de divulgação (redes sociais como Instagram, televisão, etc). Ou em caso de sazonalidade, também é a partir desse P que você define qual a data correta para investir pesado em divulgação, entre outros.
Por exemplo, não adianta se instalar em uma rua movimentada se o movimento que existe nela não se encaixa em seu público alvo.
Esse é um ponto importante, afinal o que vale aqui não é quantidade de pessoas e sim quantidade de vendas naquele local.
Conclusão
Se você chegou até aqui, quer dizer que finalmente foi apresentado aos famosos 4 P’s do Marketing.
Descobriu o que significa e a função de cada um deles dentro de um mix estratégico.
Mas lembre-se: esses 4 P’s do marketing só funcionam com eficiência se for um trabalho em conjunto, com todos os quatro alinhados de maneira correta.
Como em um plano de negócio, você deve efetuar essa pesquisa antes de começar a vender seu produto. Assim, as chances de sucesso são muito maiores.
Se você é um empreendedor e já tinha ouvido falar sobre eles, agora você possui o conhecimento necessário para por essas técnicas em prática para seguir com o seu negócio.
Este post lhe foi útil?
Espero que sim.
Achou alguma parte mais interessante?
Fala para a gente nos comentários que disponibilizamos logo abaixo.