Pular para o conteúdo

O que é marketing digital

Antes de sabermos a origem de algo, é preciso que saibamos o que é este algo. Portanto, vamos primeiro explicar o que é marketing digital para depois sabermos a origem do marketing digital.

O consenso mais popular sobre o que é marketing digital é: qualquer modelo de negócio que utilize a internet para promoção de marca, divulgação de campanhas, produtos e/ou serviços.

A criação da internet

Como vimos, o marketing digital iniciou após o advento da internet. Mas não logo após a invenção da internet, e sim da popularização dela. A princípio a internet foi desenvolvida visando conectar laboratórios acadêmicos.

Algumas curiosidades sobre a criação da internet:

  • Ela se chamava ARPANET, e não internet.
  • Foi criada em 1969 na Universidade da Califórnia.
  • Pertencia ao Departamento de Defesa Norte Americano.

Ao analisarmos o contexto fica fácil compreendermos o porquê da internet ter sido criado em uma época e não ter surgido imediatamente o marketing digital.

Em 1969, ano de criação da internet, o mundo estava dividido pela Guerra Fria. De um lado os soviéticos e o socialismo, do outro os americanos e o capitalismo.

Havia uma corrida tecnológica entre as duas grandes superpotências para mostrar quem realmente tinha mais desenvolvimento tecnológico. Era como dizer: olha como somos melhores do que eles. Devido a esta corrida foi que o homem chegou até a lua, inclusive.

Porém, a internet não havia motivos para ser divulgada como um grande avanço tecnológico. A princípio ela era um segredo militar. Os Estados Unidos por serem os criadores e pioneiros, poderiam comunicar entre suas bases militares quase que instantaneamente, por este motivo a criação da internet deveria ser mantida em sigilo.

A Origem do marketing digital

O marketing digital têm a sua origem atrelada a popularização da internet. Até por que não era possível entender e atender as necessidades de um cliente na internet, se a própria internet não era aberta ao público. Muito menos ao mercado.

Na década de 90, mais precisamente em 1992, o Laboratório Europeu de Partículas criou o famoso WWW. Que significa World Wide Web, que em português é nada menos do que: Rede Mundial de Computadores.

Pronto, a internet começou a se popularizar e como consequência surgiu um mercado a ser explorado.

A evolução do marketing digital 

No entanto, o marketing digital quando surgiu, se resumia a envio de spam’s e banners coloridos em páginas de provedores.

Houve dentro do marketing digital uma evolução. Até por que a própria internet evoluiu desde 1992. Sendo assim, as necessidades dos consumidores mudaram, e também a forma de se comunicar com eles.

Vamos acompanhar um pouco sobre a evolução do marketing digital ao longo dos anos.

1 – Surgimento dos mecanismos de busca

Quando surgiram os mecanismos de busca era uma terra sem lei. Você poderia ranquear a sua página nas primeiras colocações dos chamados SERPS apenas utilizando de técnicas escusas, sem nenhuma preocupação com a qualidade.

Mas aí veio o Google e se propôs a mudar esta história. Ele foi o primeiro buscador, que de fato, se preocupou com a qualidade da busca. Ou seja: para estar nas primeiras páginas como resultado de busca por uma ou mais palavras chave, você teria que seguir alguns critérios para que isso fosse possível.

Foi quando surgiu o SEO. Que é a engenharia de otimização para buscas.

A criação dos buscadores foi importantíssimo para o marketing digital. Hoje o Google é responsável por uma grande fatia dos anúncios feitos na internet.

2 – Os Blogs

A história do Blog é um tanto quanto curiosa. Ele surgiu como um simples diário, e hoje, quando se pensa em tráfego orgânico, não tem como não pensar nos blogs.

O Marketing de Conteúdo se originou a partir dos blogs. O Inbound Marketing também. Portanto, os blogs mudaram, e continuam mudando, o marketing na internet.

É muito mais interessante, e econômico, produzir conteúdos capazes de atrair o usuário até você, do que simplesmente investir em anúncios.

Não que seja errado investir no tráfego pago, porém o índice de fidelização no orgânico é um diferencial que não pode ser desprezado.

3 – As Redes Sociais

Tudo ia caminhando muito bem no fantástico mundo da internet. Até que em 2004, mais precisamente no dia 2 de Fevereiro, Mark Zuckerberg, Chris Hughe e Dustin Moskovitz resolveram criar um sistema que promovesse a interação entre os alunos da Universidade de Harvard.

Mal sabia eles que estavam criando a rede social que iria mudar a história da internet. Não levou muito tempo para que outras Universidades também se interessassem pelo Facebook.

Desde então, foi apenas uma questão de tempo até que a maior rede social do mundo saísse do circuito universitário e atingisse a maioria dos lares do mundo.

Foi aí que surgiu o Marketing de Redes Sociais. Ou seja: promover produtos e/ou serviços através destas redes. Seja ela o Facebook, Instagram, Twitter, etc.

4 – Youtube

Criado em 14 de Fevereiro de 2005, não demorou muito para que a plataforma de vídeos chamasse atenção no mundo todo. E chamou tanto a atenção que o Google adquiriu o Youtube por 1,65 bilhão de dólares em Outubro de 2006.

Hoje o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o seu proprietário: O Google.

E a partir da grandeza que a plataforma de vídeo atingiu, o marketing digital não podia simplesmente desprezá-la, foi quando surgiu a introdução do vídeo no marketing digital.

Hoje é impensável que uma empresa que se proponha a ter espaço no mercado online não produza vídeos para promover seus produtos e serviços.

5 – A Internet Móvel

A internet por si só já era fascinante. Mas uma coisa que estava por vir, e ninguém esperava, era poder levar a internet para onde você for. E foi isso que fizeram: criaram a internet móvel.

Hoje ela é possível de se acessar através de diversos aparelhos: smartphones, relógios, tablets, etc.

E com isso surgiu um novo termo no marketing digital: responsividade. Que nada mais é do que site ser funcional tanto no desktop quanto nos aparelhos de internet móvel.

E foi aí que o marketing digital teve que se adaptar novamente. Os anúncios e sites, de agora em diante, também deveriam ser totalmente adaptados aos dispositivos de internet móvel.

A importância da história

Antes de falarmos sobre a origem do marketing digital, gostaria de fazer um relato pessoal sobre a importância da história.

Lembro que certa vez, quando eu cursava licenciatura em história, fui dar aula em uma Escola Estadual que era conhecida por ser extremamente problemática. Inclusive eu fui dar aula lá porque o professor de história havia saído de licença por ter sido ameaçado por um aluno que já havia sido preso.

Quando cheguei para o primeiro dia de aula, fui chamado à sala dos professores onde me disseram dos problemas que a escola enfrentava: Havia uma boca de fumo exatamente em frente a entrada da escola. Como se isso não bastasse, havia outra boca de fumo no quarteirão, ou quadra, de cima, e as duas disputavam o ponto de vendas das drogas.

Eu estava de terno e gravata, o que causou estranheza nos demais professores, embora eles não houvessem me perguntado nada. Mal sabiam eles que por debaixo do terno eu estava vestido com uma camiseta e bermuda. Logo mais vocês saberão o porquê.

Cheguei na sala de aula e uma algazarra infernal: todo mundo gritando, subindo nas mesas fazendo guerra de bola de papel. Entretanto, não me assustei. Fiquei parado na porta da sala vestido com meu terno. Demorou poucos segundos para que a algazarra cessasse e prestassem atenção naquela figura pouco típica no cotidiano deles.

Sendo assim, me apresentei e disse que eu era o novo professor de história deles. E perguntei se eles sabiam a importância da história na vida deles. Alguns responderam. Mas nenhuma resposta foi correta, ou pelo menos não no ponto de vista didático.

Foi quando comecei a tirar meu terno e eles começaram a ver que eu estava de bermuda e camiseta por debaixo daquele traje. Todos ficaram me olhando assustados.

Foi quando eu disse: A história nada mais é do que um fato escalonado no tempo que muda a sua percepção e perspectiva do presente. Quando eu entrei aqui vocês pensavam que eu era muito sério, devido a eu estar de terno. Agora que tirei o terno e estou de bermuda camiseta e sapato, provavelmente vocês acham que eu sou doido.

Todos gargalharam. E o resumo disso tudo: dei aula lá e nunca tive um problema sequer, ou uma ameaça direcionada a mim. Inclusive os alunos mais problemáticos se abriam comigo e contavam seus problemas.

Portanto, se você quer que uma pessoa aprenda algo, ensine ela primeiro o motivo de aprender aquilo.

Conclusão

Entender a história da origem do marketing digital é importante para que você saiba de onde ele vem, e principalmente, consiga analisar para onde ele vai.

É meio complicado traçar uma rota quando um mercado está estritamente ligado à tecnologia. Mas quando você sabe os passos que ele de até aqui, fica mais fácil pensar nas tendências quele ele irá seguir.

Como vimos, já houveram 5 grandes revoluções na internet que modificaram a forma de como o marketing digital atua.

E essas evoluções não param, portanto, saiba a história para ter um norte, mas estude as tendências para poder trilhar o caminho correto. Aproveite e nos diga se está gostando do nosso blog no comentário, para que nós possamos também saber se estamos no caminho correto.

 

 

 

 

Artigos relacionados