Pular para o conteúdo
Gestão de Redes Sociais

Você sabe o que é gestão de redes sociais? Quando o assunto é marketing digital, esse é um tópico que deve ser levado a sério dentro da sua empresa ou negócio.

Hoje, a maioria dos clientes estão nas redes sociais, elogiando e reclamando de serviços e produtos para suas audiências.

Além disso, também existem centenas de sites especializados em avaliar serviços e produtos. Dessa forma, é importante que a sua empresa marque presença nas redes sociais, monitorando e participando dessas conversas.

Atualmente, aquelas que não possuem nenhum tipo de interação online com seus clientes correm sérios riscos de não conseguirem se manter no mercado.

No mercado de produtores e afiliados, por exemplo, essa conexão entre empresa e cliente é extremamente necessária.

Se você quer entender como usar as redes sociais a seu favor, continue lendo este artigo. Nele vamos falar sobre gestão de redes sociais e muito mais.

O que é Gestão de Redes Sociais e Por Que Tê-la em sua Empresa

Não importa o tamanho da sua empresa, as redes sociais podem dar uma guinada nos seus negócios.

Mas, para que isso ocorra, você precisa prestar atenção em dois principais fatores: planejamento e boa gestão das suas redes sociais.

Gestão de Redes Sociais

O que é gestão de redes sociais?

Chamamos de Gestão de redes sociais o planejamento de estratégias para impulsionar o seu negócio utilizando todo o poder das mídias sociais.

Dentro desse aspecto, envolve a produção e publicação de conteúdos, além de monitoramento de termos e a percepção da sua marca por parte dos usuários.

Ou seja, manter sua empresa nas redes sociais não é só chegar e postar assuntos relacionados ao seu mercado, é preciso que você entenda o seu público, planeje conteúdos voltados para essas pessoas e, após a publicação, ficar atento ao monitoramento para entender o que funciona e o que não funciona para sua empresa.

Lembre-se de que o mercado está sempre mudando, por isso é necessário que essa gestão seja feita constantemente para acompanhar essas mudanças.

O que é preciso para ter uma gestão de redes sociais eficiente?

Para que sua gestão de redes sociais dê resultados relevantes, é importante traçar um objetivo. A partir dessa informação, você pode começar a planejar o gerenciamento das suas redes.

Um ponto importante que você precisa ter em mente ao fazer o seu planejamento é que cada rede social funciona de uma maneira específica e o público que está lá reage de uma maneira diferente do que reagiria em outra.

Vamos usar como exemplo o Twitter e o Instagram.

No primeiro caso, estamos falando de uma rede social considerada de “microblogging”, em que as pessoas fazem comentários de até 280 caracteres. Lá também é possível postar fotos e vídeos, mas o foco dela é textual.

Já o Instagram é uma rede social visual, voltada para a publicação de imagens e vídeos e todas as suas ferramentas são voltadas para isso.

Não dá para usar o mesmo conteúdo do Twitter no Instagram, por exemplo. Escrever um texto de 280 caracteres em um story não despertará o interesse do seu público.

O mesmo vale para o Twitter, em que um vídeo de 1 minuto talvez seja longo demais para o usuário que só quer ver informações mais curtas.

Sendo assim, é fundamental entender o comportamento e o funcionamento de cada rede durante o seu planejamento.

Outro ponto a ser levado em consideração, é ter uma equipe exclusiva para fazer a gestão de redes sociais. Na Monetizze, quem fica responsável por essa tarefa é a equipe de Marketing.

Onde está o seu público-alvo?

Entender quem é o seu público-alvo e onde ele se encontra é necessário para que suas campanhas gerem resultados positivos.

Procure saber quais redes sociais são relevantes para seus clientes e qual o tipo de conteúdo que elas geralmente consomem.

Tendo essa noção, fica mais fácil produzir conteúdos certeiros para o seu público.

As vezes menos é mais, por isso, foque naquele conteúdo de qualidade e que realmente irá chamar a atenção do seu público-alvo.

Afinal, não adianta ter um grande número de pessoas nas suas redes sociais se elas não possuem as características das pessoas que comprariam seus produtos ou que ao menos se interessariam por aquele mercado.

Gestão de Redes Sociais

Por que ter uma gestão de redes sociais? 

Existem muitos benefícios ao manter uma gestão de redes sociais de qualidade. Por isso, resolvemos listar alguns deles para que você entenda melhor sobre sua importância.

Poder mensurar os resultados

Através da gestão de redes sociais você consegue medir aquilo que funciona e o que não funciona nas suas redes.

Ou seja, você pode fazer testes para ver com o que seu público engaja melhor e ter os resultados de forma rápida e precisa.

Comunicação entre cliente e empresa

As redes sociais mudaram completamente o cenário de comunicação entre cliente e empresa. Isso porque atualmente é muito mais fácil você ter uma resposta de grandes e pequenas empresas através dessas redes.

Com as pessoas utilizando o Instagram, Twitter, entre outros, para tirar dúvidas ou até mesmo para fazer reclamações, o atendimento se tornou mais eficiente.

O que antes se precisava esperar dias para ter um resposta, hoje pode durar apenas alguns minutos se a empresa tiver uma boa gestão de redes sociais e um fluxo de monitoramento.

Essa comunicação mais acessível pode ajudar a empresa a ter um vínculo maior com seus clientes, tendo também a chance de fidelizá-los.

Conteúdos interativos

Com uma gestão responsável pelas redes sociais da empresa, fica mais fácil ter sempre conteúdos disponíveis. E algo que tem chamado bastante a atenção e dando um resultado positivo são os conteúdos interativos.

Esse tipo de material convida o público a participar do resultado final do post, podendo ser em formato de Quiz, enquetes, pesquisas, entre várias outras opções que estão sendo ofertadas.

Com a quantidade de informação que corre pelas mídias sociais todos os dias, é importante possuir um diferencial para que seu marketing de conteúdo se destaque entre os demais.

Conclusão

Se você chegou até aqui, deve ter percebido em algum momento que precisa ter uma gestão eficiente de redes sociais para o seu negócio, não é?

Não perca essa oportunidade de colocar seu aprendizado em prática e começar a ter um reconhecimento de marca muito maior, além de poder, a partir disso, melhor atender os seus clientes.

O que mais poderia ser feito para uma boa gestão de redes sociais? Conte para a gente nos comentários!

Artigos relacionados