Há muito o que aprender sobre marketing com a Netflix. Mesmo que ela tenha se popularizado recentemente, a Netflix já está no mercado há mais de 20 anos.
São muitas histórias no decorrer desses anos e várias adaptações ao mercado. Se fosse uma empresa qualquer, que não pensa a longo prazo, talvez não teríamos essa plataforma de Streaming tão competente.
No decorrer deste post, vamos explicar melhor qual foi o caminho trilhado pela Netflix e a importância de se pensar a longo prazo em termos de marketing e de negócio.
Preparado?
Como surgiu a Netflix
A Netflix nasceu no dia 29 de agosto de 1997, na cidade de Scotts Valley, Califórnia (EUA). Ela foi criada por Reed Hastings e Marc Randolph. Mas, só em 1998 que eles colocaram o negócio para funcionar.
Ao se conhecerem, perceberam que tinham pensamentos aspirações em comum, inclusive trabalhar vendendo pela internet. A partir disso, iniciaram um negócio de locação de filmes.
No auge dos anos 90, começaram o empreendimento trabalhando com fitas VHS. Ao perceber que não era uma boa opção para ser transportado, mudaram para DVD’s, que ainda eram novidade no mercado.
A plataforma que eles construíram tratava-se de uma locadora online. O assinante escolhia um ou mais filmes e os DVD’s eram enviados para ele pelos correios.
Não havia um limite de tempo para a devolução dos filmes, o que era um diferencial.
O assinante também poderia comprar o DVD caso quisesse.
Havia um limite de 8 filmes que poderia ser locados ao mesmo tempo.
É importante lembrar também que, na época, locar filmes era algo muito comum e muito praticado.
Os insights que tornaram a marca o que é hoje começaram naquela época: ao iniciar esse negócio, conseguiram pensar em uma maneira de tornar a locação de filmes algo mais fácil, sem que o consumidor precisasse sair de casa.
Em 1999, a empresa passou a funcionar no formato de assinatura, o mesmo que funciona até hoje.
A decadência da Blockbuster
A Blockbuster, maior rede de locadoras de filmes da época, teve a chance de comprar a Netflix por apenas U$ 50 milhões de dólares. Hoje, a Netflix vale nada mais nada menos que U$ 70 bilhões.
A Blockbuster não acreditava na ideia de locar filmes online. Ou seja, não souberam analisar o mercado e não quiseram se arriscar, o que deve causar um profundo arrependimento em seus antigos donos.
No final das contas, em 2010, a Blockbuster declarou falência.
Com o tempo, ficou claro que este foi o caso de muitas outras locadoras, assim como de outros nichos de mercado que, por falta de pensamento a longo prazo, viram seus negócios morrendo aos poucos.
Uma empresa preparada é aquela em que há planejamento sempre. E é por isso que a Netflix, que começou como uma locadora online, está no mercado até hoje.
Em 2001 a Netflix abriu a empresa para acionistas. Mesmo com o sucesso da marca, ainda era difícil pagar as contas no final do mês.
O resultado das ações foi de U$ 82.5 milhões de dólares arrecadados. Mas também não resolveu a crise da falta de dinheiro.
11 de Setembro
Analisar a história da Netflix nos ajuda a perceber como fatores completamente externos e alheios à administração de uma empresa acabam influenciando no sucesso ou no fracasso.
Um caso curioso é que, após o ataque terrorista do 11 de Setembro em Nova York, o número de assinantes da Netflix dobrou. Isso se deu pois as pessoas estavam muito assustadas para saírem de casa por um filme no cinema, ou mesmo para ir à locadora.
Porém, mais uma vez, mesmo com o dobro de assinantes, a Netflix não conseguia sair do vermelho.
Os dias de glória da Netflix
Após muito persistir, em 2003 a Netflix conseguiu respirar pela primeira vez, fechando a conta com lucro.
Com o tempo, algumas mudanças na mesa diretora foram necessárias. Com isso, Marc Rudolph deixa a empresa em 2004.
Até hoje, não se sabe ao certo o porquê. Em uma entrevista que ele deu no ano de 2018, ele diz não ter arrependimentos pois era a melhor opção para a empresa.
E realmente, pode se dizer que foi. Após sua saída a empresa começou a crescer e hoje é uma plataforma de Streaming utilizada em quase todo o mundo.
O que você pode aprender sobre marketing com a Netflix
Para quem segue a carreira de empreendedor, sabe que tudo está em constante mudança. Por isso, é necessário que estejam sempre se adaptando, aceitando-as de braços abertos.
Infelizmente, ainda há muitas empresas que ignoram essas mudanças, ou simplesmente não querem mudar e acabam falindo.
A Netflix soube aproveitar as novas oportunidades no mercado e se adaptou para melhor atender seus clientes.
E as mudanças não foram apenas na forma da empresa “entregar” seus produtos mas, também ,na forma de divulgação.
Estamos falando do marketing da Netflix que, assim como a empresa, evoluiu bastante nos últimos anos.
Estratégias de Marketing
Pode se dizer que a Netflix possui uma equipe de marketing muito competente atualmente.
É possível observar que o foco de toda a sua estratégia de marketing sempre é o cliente, havendo muito investimento no marketing digital para conseguir esse engajamento.
Para ficar mais fácil, vamos listar algumas estratégias de marketing digital usadas pela Netflix que são muito eficientes.
Vamos lá?
- Interação com seus assinantes nas redes sociais
- Conhecer seus assinantes
- Originalidade em seus produtos
- Planejamento a longo prazo
Interação com seus assinantes nas redes sociais
Se você acompanha a Netflix nas redes sociais, sabe que a empresa é bastante aberta aos seus assinantes. Há uma interação muito forte e repleta de confiança entre cliente e empresa, o que gera confiança e parceria entre as duas pontas.
Conhecer seus assinantes
Conhecer seus assinantes também é uma boa estratégia de marketing que a Netflix utiliza.
No Brasil, são mais de 27 milhões de assinantes. São muitas pessoas para se conhecer, não é mesmo?
Por possuir um público bem diversificado, a Netflix disponibiliza filmes, séries, documentários, etc, para vários tipos de público. Há conteúdo para crianças, jovens e adultos.
Cada uma dessas pessoas, possui uma lista de sugestões que a Netflix disponibiliza. Isso também é uma forma de querer conhecer e agradar seus assinantes, com um material personalizado exclusivamente para eles.
Originalidade em seus produtos
A Netflix possui um amplo catálogo de filmes e séries autorais.
Isso se faz a partir de uma preocupação constante em manter seus assinantes mesmo com o lançamento de novas plataformas de Streaming.
Hoje a plataforma conta com um nível altíssimo de conteúdos de boa qualidade, com atores, atrizes e diretores consagrados.
Há um investimento alto da Netflix na produção de suas séries, sendo prensando em criar conteúdos incríveis para seus clientes.
É muito difícil conhecer alguém que não tenha visto sequer uma série ou filme original Netflix. Isso mostra que a empresa está seguindo o caminho certo com essa estratégia de marketing, pensando em conteúdo original.
Planejamento a longo prazo
Algo que foi bastante falado neste post, por ser um ponto muito importante na estratégia de marketing, é o planejamento a longo prazo da empresa.
Já pudemos ver que a Netflix entende do negócio. Afinal, foi uma grande evolução passar de uma locadora de DVD’s online para uma plataforma de Streaming bilionária.
A plataforma tem assinado contratos de exclusividade com grandes nomes da televisão e do cinema, garantindo conteúdos originais dessas pessoas pelos próximos anos.
Isso mostra produtividade e faz com que o assinante queira manter seu plano para conferir as novidades que vão chegando. E todo mês há novidades.
Conclusão
A Netflix conseguiu mostrar a importância das mudanças na vida de uma empresa.
Hoje, a Netflix é muito conhecida como a empresa amiga do cliente. Suas interações nas redes sociais geram muitas risadas e são bem descontraídas, o que faz com que as pessoas queiram acompanhar cada publicação.
Empresas existem para prestar serviços a seus clientes, ou seja, solucionar seus problemas e gerar boas experiências. E a Netflix é um bom exemplo a se ser seguido.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da Netflix.
E o que achou das estratégias de marketing utilizadas?
Conte para a gente nos cometários, adoraríamos ouvir sua opinião.