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O que você pode aprender de marketing com a Netflix

Há muito o que aprender sobre marketing com a Netflix. Mesmo que ela tenha se popularizado recentemente, a Netflix já está no mercado há mais de 20 anos.

São muitas histórias no decorrer desses anos e várias adaptações ao mercado. Se fosse uma empresa qualquer, que não pensa a longo prazo, talvez não teríamos essa plataforma de Streaming tão competente.

No decorrer deste post, vamos explicar melhor qual foi o caminho trilhado pela Netflix e a importância de se pensar a longo prazo em termos de marketing e de negócio.

Preparado?

Como surgiu a Netflix

A Netflix nasceu no dia 29 de agosto de 1997, na cidade de Scotts Valley, Califórnia (EUA). Ela foi criada por Reed Hastings e Marc Randolph. Mas, só em 1998 que eles colocaram o negócio para funcionar.

Ao se conhecerem, perceberam que tinham pensamentos aspirações em comum, inclusive trabalhar vendendo pela internet. A partir disso, iniciaram um negócio de locação de filmes.

No auge dos anos 90, começaram o empreendimento trabalhando com fitas VHS. Ao perceber que não era uma boa opção para ser transportado, mudaram para DVD’s, que ainda eram novidade no mercado.

A plataforma que eles construíram tratava-se de uma locadora online. O assinante escolhia um ou mais filmes e os DVD’s eram enviados para ele pelos correios.

Não havia um limite de tempo para a devolução dos filmes, o que era um diferencial.

O assinante também poderia comprar o DVD caso quisesse.

Marketing com a Netflix

Havia um limite de 8 filmes que poderia ser locados ao mesmo tempo.

É importante lembrar também que, na época, locar filmes era algo muito comum e muito praticado.

Os insights que tornaram a marca o que é hoje começaram naquela época: ao iniciar esse negócio, conseguiram pensar em uma maneira de tornar a locação de filmes algo mais fácil, sem que o consumidor precisasse sair de casa.

Em 1999, a empresa passou a funcionar no formato de assinatura, o mesmo que funciona até hoje.

A decadência da Blockbuster

A Blockbuster, maior rede de locadoras de filmes da época, teve a chance de comprar a Netflix por apenas U$ 50 milhões de dólares. Hoje, a Netflix vale nada mais nada menos que U$ 70 bilhões.

A Blockbuster não acreditava na ideia de locar filmes online. Ou seja, não souberam analisar o mercado e não quiseram se arriscar, o que deve causar um profundo arrependimento em seus antigos donos.

No final das contas, em 2010, a Blockbuster declarou falência.

Com o tempo, ficou claro que este foi o caso de muitas outras locadoras, assim como de outros nichos de mercado que, por falta de pensamento a longo prazo, viram seus negócios morrendo aos poucos.

Uma empresa preparada é aquela em que há planejamento sempre. E é por isso que a Netflix, que começou como uma locadora online, está no mercado até hoje.

Em 2001 a Netflix abriu a empresa para acionistas. Mesmo com o sucesso da marca, ainda era difícil pagar as contas no final do mês.

O resultado das ações foi de U$ 82.5 milhões de dólares arrecadados. Mas também não resolveu a crise da falta de dinheiro.

11 de Setembro

Analisar a história da Netflix nos ajuda a perceber como fatores completamente externos e alheios à administração de uma empresa acabam influenciando no sucesso ou no fracasso.

Um caso curioso é que, após o ataque terrorista do 11 de Setembro em Nova York, o número de assinantes da Netflix dobrou. Isso se deu pois as pessoas estavam muito assustadas para saírem de casa por um filme no cinema, ou mesmo para ir à locadora.

Porém, mais uma vez, mesmo com o dobro de assinantes, a Netflix não conseguia sair do vermelho.

Os dias de glória da Netflix

Após muito persistir, em 2003 a Netflix conseguiu respirar pela primeira vez, fechando a conta com lucro.

Com o tempo, algumas mudanças na mesa diretora foram necessárias. Com isso, Marc Rudolph deixa a empresa em 2004.

Até hoje, não se sabe ao certo o porquê. Em uma entrevista que ele deu no ano de 2018, ele diz não ter arrependimentos pois era a melhor opção para a empresa.

E realmente, pode se dizer que foi. Após sua saída a empresa começou a crescer e hoje é uma plataforma de Streaming utilizada em quase todo o mundo.

O que você pode aprender sobre marketing com a Netflix

Para quem segue a carreira de empreendedor, sabe que tudo está em constante mudança. Por isso, é necessário que estejam sempre se adaptando, aceitando-as de braços abertos.

Infelizmente, ainda há muitas empresas que ignoram essas mudanças, ou simplesmente não querem mudar e acabam falindo.

Marketing com a Netflix

A Netflix soube aproveitar as novas oportunidades no mercado e se adaptou para melhor atender seus clientes.

E as mudanças não foram apenas na forma da empresa “entregar” seus produtos mas, também ,na forma de divulgação.

Estamos falando do marketing da Netflix que, assim como a empresa, evoluiu bastante nos últimos anos.

Estratégias de Marketing

Pode se dizer que a Netflix possui uma equipe de marketing muito competente atualmente.

É possível observar que o foco de toda a sua estratégia de marketing sempre é o cliente, havendo muito investimento no marketing digital para conseguir esse engajamento.

Para ficar mais fácil, vamos listar algumas estratégias de marketing digital usadas pela Netflix que são muito eficientes.

Vamos lá?

  1. Interação com seus assinantes nas redes sociais
  2. Conhecer seus assinantes
  3. Originalidade em seus produtos
  4. Planejamento a longo prazo

Interação com seus assinantes nas redes sociais

Se você acompanha a Netflix nas redes sociais, sabe que a empresa é bastante aberta aos seus assinantes. Há uma interação muito forte e repleta de confiança entre cliente e empresa, o que gera confiança e parceria entre as duas pontas.

Conhecer seus assinantes

Conhecer seus assinantes também é uma boa estratégia de marketing que a Netflix utiliza.

No Brasil, são mais de 27 milhões de assinantes. São muitas pessoas para se conhecer, não é mesmo?

Por possuir um público bem diversificado, a Netflix disponibiliza filmes, séries, documentários, etc, para vários tipos de público. Há conteúdo para crianças, jovens e adultos.

Cada uma dessas pessoas, possui uma lista de sugestões que a Netflix disponibiliza. Isso também é uma forma de querer conhecer e agradar seus assinantes, com um material personalizado exclusivamente para eles.

Originalidade em seus produtos

A Netflix possui um amplo catálogo de filmes e séries autorais.

Isso se faz a partir de uma preocupação constante em manter seus assinantes mesmo com o lançamento de novas plataformas de Streaming.

Hoje a plataforma conta com um nível altíssimo de conteúdos de boa qualidade, com atores, atrizes e diretores consagrados.

Há um investimento alto da Netflix na produção de suas séries, sendo prensando em criar conteúdos incríveis para seus clientes.

É muito difícil conhecer alguém que não tenha visto sequer uma série ou filme original Netflix. Isso mostra que a empresa está seguindo o caminho certo com essa estratégia de marketing, pensando em conteúdo original.

Planejamento a longo prazo

Algo que foi bastante falado neste post, por ser um ponto muito importante na estratégia de marketing, é o planejamento a longo prazo da empresa.

Já pudemos ver que a Netflix entende do negócio. Afinal, foi uma grande evolução passar de uma locadora de DVD’s online para uma plataforma de Streaming bilionária.

A plataforma tem assinado contratos de exclusividade com grandes nomes da televisão e do cinema, garantindo conteúdos originais dessas pessoas pelos próximos anos.

Isso mostra produtividade e faz com que o assinante queira manter seu plano para conferir as novidades que vão chegando. E todo mês há novidades.

Conclusão

A Netflix conseguiu mostrar a importância das mudanças na vida de uma empresa.

Hoje, a Netflix é muito conhecida como a empresa amiga do cliente. Suas interações nas redes sociais geram muitas risadas e são bem descontraídas, o que faz com que as pessoas queiram acompanhar cada publicação.

Empresas existem para prestar serviços a seus clientes, ou seja, solucionar seus problemas e gerar boas experiências. E a Netflix é um bom exemplo a se ser seguido.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da Netflix.

E o que achou das estratégias de marketing utilizadas?

Conte para a gente nos cometários, adoraríamos ouvir sua opinião.

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