Pular para o conteúdo
Mindset

Mindset é um termo inglês que significa “mentalidade”. Em outras palavras, significa que é a forma com que o nosso cérebro processa as informações e reage. Conhecido também como “modelo mental” ou “modo como as pessoas pensam”, existem dois tipos de mindset — o fixo e o de crescimento —, que determinam os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

Se você quer ter sucesso no mundo do empreendedorismo, precisa saber o que é mindset e qual o tipo certo que você precisa desenvolver para o seu futuro profissional. 

Mindset é um conceito bastante utilizado para descrever as diferentes mentalidades de um indivíduo e como elas influenciam nas escolhas pessoais e profissionais de cada um.

Quando falamos neste conceito, nos referimos a características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. É interessante entender que a forma com a qual a gente pensa reflete diretamente no sucesso ou fracasso do nosso negócio. 

Por isso, pensando exatamente no sucesso do seu negócio no mercado digital, preparamos este post sobre mindset. Continue a leitura e confira o que é mindset fixo e de crescimento e como desenvolvê-los. Boa leitura!

O que é Mindset?

Você já deve ter ouvido falar em “mudar o mindset”, certo? Isso porque mindset, nada mais é do que a forma de pensar. Sabe quando você faz uma escolha, toma uma decisão importante ou faz um julgamento sobre algo? Então, é o seu mindset em ação.

Este conceito surgiu através dos estudos da psicóloga, Carol S. Dweck, que foi a responsável por demonstrar que o mindset de uma pessoa consegue alterar por completo a sua própria vida. 

Segundo a pioneira nestes estudos, toda situação pode apresentar tendências boas ou ruins dependendo da ótica de quem vê. 

Se a mentalidade de uma pessoa é direcionada para o lado negativo, em que ela se considera uma pessoa fracassada, por exemplo, ela começará a acreditar que essa é a sua realidade e, a partir disso, tomará decisões afetadas por uma visão distorcida.

Logo, podemos perceber que o mindset retrata a forma como nos enxergamos e o mundo e também qual é a nossa resposta diante dos nossos pensamentos.

Quais são os tipos de Mindset existentes?

Depois de muitos estudos sobre o assunto, Carol S. Dweck nos convida a dividir as pessoas em duas perspectivas, chamadas de mindset fixo e de crescimento. Veja os principais pontos e diferenças de cada nos tópicos a seguir!

Mindset Fixo

No mindset fixo, você crê que tudo aquilo que você tem, seja bom ou ruim, é limitado. Um exemplo claro disso é avaliar os seus dons, qualidades e defeitos.

Logo, você acredita que somente o que lhe foi dado ou o que nasceu com você, é o que você tem de oportunidade, ou seja, te define. 

No mindset fixo as pessoas não se julgam capazes de aprender e mudar os seus gostos. Elas são tradicionais, mas mais do que isso: não acreditam no esforço, na prática e no método. Assim, só se cercam de pessoas que vão elogiar e não vão aceitar estar erradas.

O que muita gente não sabe é que essa limitação gera muitas consequências para quem está pensando. Geralmente, alguém que apresenta o pensamento fixo acredita que fracassar desestimula. Ou seja, o erro se torna um inimigo muito grande da pessoa e

isso pode até piorar conforme o passar do tempo.

Para quem tem esse tipo de pensamento, o fracasso é sinal de derrota e humilhação, o que faz com que muitas pessoas com esse tipo de mindset desista dos seus objetivos por medo de fracassar.

Você já deve estar se perguntando se é possível alcançar algum tipo de sucesso com esse tipo de mentalidade, certo? 

O sucesso existe para qualquer tipo de pensamento. Porém, o mindset fixo limita esse sucesso e faz com que ele aconteça menos do que quem tem o mindset de crescimento. Mas, é possível sim obter um ganho e alcançar o seu objetivo. 

A seguir, apresentamos os dois pontos que mais representam esse tipo de pensamento.

Crescer onde já se tem habilidades

Essa característica se faz presente em muitos casos. Afinal, o pensamento fixo é de que não consegue desenvolver outras habilidades além das que já possui. 

Para quem tem o mindset fixo, a capacidade mental de se desenvolver vem das próprias habilidades que já tinha antes.

Pensamentos contrários são motivos para desistir

Essa característica é ainda mais próxima. É nítido que os pontos negativos são mais destrutivos do que construtivos. 

Para alguém de pensamento fixo, quando alguém discorda ou critica o seu trabalho, é sinal de que não irá dar certo.

Mindset de Crescimento

O mindset de crescimento prega o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com o tempo. Ou seja, para esse modelo acredita-se que os dons e talentos podem ser aprimorados e melhorados.

Isso significa que essa forma de pensar permite um maior entendimento sobre os aprendizados que é possível extrair das diversas fases da vida. Através desse pensamento, ao contrário do mindset fixo, as pessoas costumam encarar o fracasso como forma de aprendizado. Ou seja, um fracasso não significa propriamente um fracasso. 

Ficou confuso? Bom, é que se você tem um mindset de crescimento, é possível entender que quando erra, você ganha um estímulo ainda maior para acertar. É ali que você entende o que fez e encontra possibilidades para tirar uma lição daquilo.

Além disso, o esforço é sempre alinhado à prática, treinamento e inteligência. E claro, tudo isso é possível ser cultivado. As habilidades podem ser adquiridas. Ou seja, além dos dons que você tem desde a infância, o pensamento de crescimento permite entender que há mais habilidades pelo mundo que podem sim ser desenvolvidas.

Outra característica importante é que, para essas pessoas, estar com outras que fazem críticas é sinal de aprendizado. Sendo assim, sair da zona de conforto é sempre uma boa ideia e pode despertar um crescimento significativo.

E assim como no pensamento fixo, o pensamento de crescimento também possui uma oportunidade de sucesso e é ainda mais comum. As pessoas que têm este mindset são extremamente abertas a mudanças e se dispõem a aprender mais sempre. 

A seguir apresentamos os dois pontos que mais representam o mindset de crescimento. Confira!

Buscar se aperfeiçoar

O esforço em se tornar o melhor é nítido aos que possuem esse tipo de pensamento. Até porque é necessário se aprimorar para que o conhecimento aumente.

Pessoas com esse tipo de mentalidade enxergam que o talento faz parte da natureza de todo ser humano, no entanto, cabe a cada um identificar as suas potencialidades e desenvolvê-las por meio do esforço e do conhecimento.

Motiva-se pelo reverso

Aquilo que é contrário é motivação, como havíamos comentado anteriormente. 

O mindset de crescimento permite enxergar tudo como um motivo a mais para tentar expandir os conhecimentos.

Inclusive, indivíduos com esse tipo de mentalidade sentem-se motivados quando algo não dá certo.

É possível mudar o Mindset?

A forma de pensar pode sim ser mudada. E para ser um empreendedor com mais chances de sucesso, é importante que a vontade de mudar, sair da zona de conforto e se aprimorar seja grande.

E é por isso que para mudar o seu mindset, há algumas dicas importantes que podem te nortear. Entre elas podemos destacar:

  • identifique as suas crenças;
  • tome uma decisão;
  • mantenha o novo pensamento.

Esses três passos são simples, mas não são fáceis de cumprir. Até porque o desafio é não ter nenhum tipo de crença que te limite a crescer, certo? 

O importante é ter a evolução como a maior e melhor base da sua vida empreendedora.

Portanto, deixe de lado aquilo que te deixa confortável. Corra atrás de críticas sólidas que te façam expandir e melhorar.

Uma dica para aprimorar os seus conhecimentos sobre esse assunto, é o livro da pioneira nos estudos, Carol Dweck, chamado “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. 

Como usar o mindset para transformar uma dificuldade em oportunidade?

Como você pôde acompanhar nos tópicos anteriores, quando o mindset é dominado por crenças limitantes os resultados não são tão favoráveis. Por outro lado, se a mentalidade é de crescimento, as chances de sucesso são altas.

O grande segredo dos campeões é continuar tentando, mesmo diante de várias quedas e tropeços. Uma boa oportunidade não costuma aparecer mais de uma vez e também não escolhe o momento no qual ela vai chegar.

Por isso, é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios quando surgirem. E essa é a grande questão que define quem são os campeões e quem fica pelo caminho.

Para te ajudar a transformar uma dificuldade em oportunidade, separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar o pontapé inicial.

Busque inspirações: encontre exemplos de pessoas que nunca desistiram de seguir em frente e acabaram conquistando tudo aquilo que desejavam e se inspire em suas histórias de sucesso;

Acredite no seu potencial: mesmo que as pessoas digam que você não tem condições de continuar, vá em frente. E se você mesmo achar que não tem mais forças para lutar, encontre uma dose extra de energia dentro de você;

Não deixe as oportunidades passarem: o sucesso está disponível a todos, mas apenas algumas pessoas têm a disposição de encarar os desafios para encontrá-lo. Seja uma delas!

Conclusão

E aí, o que você achou do conceito de mindset? Era o que você imaginava?

Esperamos que este artigo sirva como ponto de partida para o seu desenvolvimento. Afinal, não adianta tentar mudar uma atitude se a mentalidade não for alterada, pois logo o comportamento anterior voltará a ser executado. 

É preciso alimentar pensamentos positivos e desafiadores, eliminando tudo o que pode te sabotar. Lembre-se sempre de que a forma de pensarmos sobre a vida pode impactar diretamente em nossas atitudes e em quem nós somos. Gostou do nosso post? Não deixe que essas dicas fiquem só no papel e comece a praticá-las ainda hoje! Aproveite e siga a Monetizze nas redes sociais para receber outras dicas como esta em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Artigos relacionados