Mindset, nada mais é do que a forma de pensar. É interessante entender que a forma com a qual a gente pensa reflete diretamente no sucesso ou fracasso do nosso negócio. Por isso, aqui, você entenderá tudo sobre os tipos de Mindset.
O importante é entender que não existe um jeito correto de pensar. Cada indivíduo tem uma forma com que são guiados os pensamentos. E o importante é entender que a forma com que você pensa tem o poder de transformar o seu negócio.
Vamos começar a entender quais são as diferenças entre os dois tipos de pensamento
Mindset Fixo
Primeiramente, o pensamento fixo é aquele que limita. Um exemplo claro disso é avaliar os seus dons, qualidades e defeitos. No Mindset Fixo, você crê que tudo aquilo que você tem, seja bom ou ruim, é limitado.
Assim, você acredita que somente o que lhe foi dado ou o que nasceu com você, é o que você tem de oportunidade, ou seja, te define.
Para isso, existem as crenças. E, nesse caso, as pessoas entendem que é imutável. Não se julgam capazes de aprender e mudar os seus gostos.
São tradicionais. Mais do que isso, não acreditam no esforço, na prática e no método. E assim, só se cercam de pessoas que vão elogiar. Jamais aceitam estar erradas.
Além disso, essa limitação gera muitas consequências para quem está pensando. Geralmente, alguém que apresenta o pensamento fixo acredita que fracassar desestimula. Ou seja, o erro se torna um inimigo muito grande da pessoa.
Isso pode até piorar conforme o passar do tempo. Para quem tem esse tipo de pensamento, o fracasso é sinal de derrota e humilhação. Dessa maneira, muitas pessoas desistem do objetivo por fracassar.
Aí você pode estar imaginando:
Como posso ter sucesso se tenho o Mindset Fixo?
O sucesso existe para qualquer tipo de pensamento. Porém, o Mindset Fixo limita esse sucesso e faz com que ele aconteça menos do que quem tem o Mindset de Crescimento.
Mas é possível sim obter um ganho e alcançar o seu objetivo. Os dois pontos que mais representam esse tipo de pensamento são:
- Cresce onde já tem habilidades
Bom, essa característica se faz presente em muitos casos. Afinal, o pensamento fixo é de quem não consegue desenvolver outras habilidades além das que já possui. Por isso, para quem tem o Mindset Fixo, a capacidade mental de se desenvolver vem das próprias habilidades que já tinha antes.
- Pensamentos contrários são motivos para desistir
Essa característica é ainda mais próxima. É nítido que os pontos negativos são mais destrutivos do que construtivos. Para alguém de pensamento fixo, quando alguém discorda ou critica o seu trabalho, é sinal de que não irá dar certo.
Mindset de Crescimento
Já o Mindset de Crescimento prega o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com o tempo. Ou seja, para esse modelo acredita-se que os dons e talentos podem ser aprimorados e melhorados.
Isso significa que essa forma de pensar permite um maior entendimento sobre os aprendizados que é possível extrais das diversas fases da vida.
Através desse pensamento, ao contrário o Mindset Fixo, as pessoas costumam a encarar o fracasso como forma de aprendizado. Ou seja, um fracasso não significa propriamente um fracasso.
Ficou confuso?
Bom, é que se você tem um Mindset de Crescimento, é possível entender que quando erra, você ganha um estímulo ainda maior para acertar. É ali que você entende o que fez e encontra possibilidades para tirar uma lição daquilo.
Além disso, o esforço é sempre alinhado a prática, treinamento e inteligência. E claro, tudo isso é possível ser cultivado. As habilidades podem ser adquiridas. Ou seja, além dos dons que você tem desde a infância, o pensamento de crescimento permite entender que há mais habilidades pelo mundo, que podem sim ser desenvolvidas.
Outra característica importante é que para essas pessoas, estar com outras que fazem críticas é sinal de aprendizado. Sendo assim, sair da zona de conforto é sempre uma boa ideia e pode despertar um crescimento significante.
Como alcanço o sucesso com o Mindset de Crescimento?
Assim como no Fixo, o Mindset de Crescimento também possui uma oportunidade de sucesso. Porém, é ainda mais comum. Isso porque as pessoas que têm este pensamento são extremamente abertas a mudanças e se dispõem a aprender mais sempre.
Algumas características:
- Buscar se aperfeiçoar
O esforço em se tornar o melhor é nítido aos que possuem esse tipo de pensamento. Até porque é necessário se aprimorar para que o conhecimento aumente.
- Motivam-se pelo reverso
Aquilo que é contrário é motivação, como havíamos comentado anteriormente. O Mindset de Crescimento permite enxergar tudo como um motivo a mais para tentar expandir os conhecimentos.
É possível mudar o Mindset?
A forma de pensar pode sim ser mudada. E para ser um empreendedor com mais chances de sucesso, é importante que a vontade de mudar, sair da zona de conforto e se aprimorar seja grande.
E é por isso que para mudar o seu Mindset, há algumas dicas importantes que podem te nortear:
- Identifique as suas crenças;
- Tome uma decisão;
- Mantenha o novo pensamento;
Esses três passos são simples mas não são fáceis de cumprir. Até porque o desafio é não ter nenhum tipo de crença que te limite a crescer. O importante é ter a evolução como a maior e melhor base da sua vida empreendedora.
Portanto, deixe de lado aquilo que te deixa confortável e que sempre te elogia. Corra atrás de críticas sólidas que te faça expandir e melhorar!
Uma dica para aprimorar os seus conhecimentos sobre esse assunto, é o livro da Carol Dweck, chamado “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. Lá ela explica os tipos de Mindset de forma detalhada e nós recomendamos fortemente esta leitura para você que quer ser um produtor ou afiliado de sucesso!