Você sabia que não se atentar ao Brand Equity pode acabar levando sua empresa ao esquecimento? Pois é, essa prática é um ponto importante para se ter uma empresa de sucesso aos olhos de seus clientes.
Você pode ter uma empresa com um bom poder monetário, mas se não investir no seu Brand Equity, sua marca poderá ficar conhecida de forma negativa no mercado. E não é isso que você quer para ela , não é?
Mas você deve estar se perguntando o que é Brand Equity e por que isso é relevante para meus negócios? É o que iremos explicar a seguir. Vamos então aprender mais sobre o assunto?
O Que é Brand Equity e Qual a Influência Que Ele Tem Sobre Sua Marca
O que é Brand Equity?
Brand Equity é usado no marketing para se referir ao valor de marca dado a um produto, podendo ser de forma positiva ou negativa. Essa prática influenciará no quanto as pessoas estarão dispostas a pagar pelo que sua empresa oferece.
Não adianta ter uma marca bastante conhecida se ela é vista de forma negativa no mercado. Afinal, o que importa é a satisfação do cliente em adquirir seu produto ou serviço.
E para que você seja reconhecido de forma positiva, as empresas devem estar sempre atentas a essa questão. Mas, para que você consiga um bom Brand, será necessário investir em uma boa estratégia.
Tenha um Branding de qualidade
Branding nada mais é do que todas as ações estratégicas que se elabora a fim de otimizar a gestão de uma marca. É fazer com que ela se fixe no pensamento dos consumidores através de ações pré-definidas. É através dele que você irá despertar no cliente o interesse de adquirir seu produto.
Abaixo, temos um exemplo de Branding. Você já deve ter ouvido falar do famoso café do Starbucks, e se ainda não teve a oportunidade de provar, já deve ter tido vontade. Isso acontece pois eles souberam criar uma identidade de marca para esse mercado.
Atualmente o Starbucks possui diversas filiais pelo mundo e boa parte das pessoas que consomem os produtos que são vendidos por eles, preferem pagar mais caro para ter aquele produto.
O que acontece é que, através do Branding, a marca faz com que o cliente sinta que vale a pena optar por aquele produto mesmo que o valor seja muito mais alto em comparação com os demais. Não é apenas uma venda, é uma sensação, uma emoção que é transmitida para aquela pessoa.
Tendo um Branding de respeito, você terá maiores chances de ter um Brand Equity positivo para sua marca.
Você pode se aprofundar mais no assunto no post que fizemos sobre Branding e como utilizá-lo na gestão de sua marca de forma eficiente. Clique aqui para ter acesso a esse conteúdo complementar.
Qual a influência do Brand Equity sobre sua marca?
Todo empreendedor quer ter uma empresa de sucesso, onde sua marca é reconhecida e aceita de forma positiva no mercado. E para alcançar esse resultado você deve estar atento ao Brand Equity.
O Brand irá influenciar sua marca de acordo com a importância que você dá a ele. E existem alguns fatores que estão ligados a essa prática como o poder que a sua empresa tem de influenciar outras empresas no mercado.
Quanto mais forte for a sua marca melhor era se posicionar em relação ao consumidor, aos concorrentes e fornecedores.
Além disso, ter esse cuidado com o Brand Equity resultará em clientes fidelizados que estarão dispostos a pagar qualquer valor para ter algo de sua marca.
Podemos citar como exemplo a Adidas. Uma camiseta Adidas pode possuir o mesmo material de uma camiseta “comum”, mas o diferencial é que a Adidas possui uma marca forte. Através do marketing ela oferece muito mais do que apenas uma peça de roupa aos seus consumidores.
E é por possuir uma marca forte no mercado, conquistada através do Brand que é usado no marketing, que hoje a Adidas possui tantos clientes fidelizados e dispostos a pagar pelos seus produtos.
Portanto, quanto melhor o desempenho do Brand maiores são as chances de você se tornar uma marca desejada pelos clientes.
Marketing Digital e Brand Equity
O mercado digital está cada dia mais presente na vida empresarial e não existem marcas relevantes que não estejam investindo no Marketing Digital para suas empresas. E existem algumas práticas que falaremos a seguir que podem facilitar essa tarefa.
Conteúdo a ser compartilhado
Esteja atento a que tipo de conteúdo você irá distribuir em seus canais de comunicação. Para isso você precisará conhecer a persona da sua marca e o que elas estão buscando no momento. O timing também deve ser levado em consideração para não fornecer nenhum material que já deixou de ser relevante para aquele público.
Ouça o que seus clientes tem a dizer e suas chances de sucesso na criação de conteúdo serão maiores.
Canal para transmitir a mensagem
É importante que você saiba qual canal usar para transmitir essa mensagem. Ou seja, por qual meio você irá disponibilizar esse conteúdo.
Essa etapa também dependerá de aonde seu publico está. Tendo essa informação fica mais fácil direcionar sua mensagem para aquele canal.
Por exemplo, a Netflix se mostra bastante presente no Twitter e no Instagram onde suas interações com os consumidores são maiores.
O seu canal pode ser através dessas redes, blogs, vídeos no Youtube e demais opções que você poderá explorar.
Crie conteúdos constantemente
Você precisará estar sempre ativo nas redes, no blog ou qual for o meio de comunicação que melhor se encaixe com a persona de sua marca. Assim você mantém as pessoas interessadas.
Com a produção de material se tornando frequente você tem maiores chances de ter a fidelização de novos clientes e se mostrar sempre presente no dia a dia deles.
Seguindo essas recomendações, e utilizando outras estratégias do marketing digital como o Brand Equity, suas chances de se tornar uma marca relevante só irão aumentar.
Conclusão
Agora que você já está por dentro do assunto, e já entendeu a importância de ter um Brand Equity para sua marca, é hora de colocar esse aprendizado em ação. Comece planejando o que você fará para melhorar a percepção de sua marca e como torná-la desejável aos consumidores.
Estude outras marcas como as que citamos neste post, isso poderá te dar uma vantagem no assunto.
Gostou deste conteúdo? Que tal contar para a gente nos comentários? A sua opinião é muito importante para nós.