A ferramenta de Gestão de Atividades do Trello é ideal para te ajudar a organizar as suas demandas. E hoje, você irá aprender passo a passo de como utilizar a ferramenta.
O que é o Trello?
O Trello nada mais é do que uma ferramenta própria para a organização de atividades e tarefas. É como se fosse um quadro de atividades compartilhado, onde uma ou mais pessoas podem ter acesso aos projetos e desenvolvê-los por lá.
Além de um organizador de tarefas, é possível fazer uma boa gestão de equipe através do Trello. Isso porque você consegue monitorar todos os passos feitos por lá, por cada usuário.
Ou seja, você pode analisar a produtividade de um membro da sua equipe, através das entregas marcadas na ferramenta.
Porém, não se iluda: é necessário ter disciplina para navegar por lá. Afinal, se trata de uma ferramenta de trabalho e não de lazer, apesar de que você pode utilizá-lo até para planejar uma viagem, por exemplo.
Vamos entender como a ferramenta funciona na prática?
Como eu utilizo o Trello?
O Trello é dividido em quadros. Isso significa que você pode gerenciar diversos projetos na mesma ferramenta. E cada um deles, de uma forma.
Veja como funciona:
Em cada coluna, você pode dividir a tarefa pelo status da mesma. Por exemplo: na primeira coluna, ficam as atividades “A fazer”, na segunda as que estão em “Execução”, a terceira as que estão “Para aprovar” e a última as “Aprovadas”.
Além disso, em cada cartão (tarefa), você pode marcar o usuário responsável por ela e estabelecer uma data de entrega da tarefa.
Isso facilita, pois o Trello registra quando a estrega está em atraso ou quando o prazo foi cumprido.
Além disso, todas as movimentações dos cards (cartões) no Trello ficam salvas com o usuário que mexeu. Assim, se houver um engano ou dúvida em relação a alguma movimentação, você pode ver quem fez!
Assim como, também, é possível compartilhar tarefas, as quais você pode realizar em conjunto.
Veja os benefícios de usar o Trello
1. Compartilhamento de documentos
Com a ferramenta, é bem mais fácil compartilhar documentos com o seu time. O grande benefício é que o Trello aceita diferentes formas de anexo.
Você pode disponibilizar no card da sua tarefa diferentes documentos em vários formatos. Ou seja, é possível que todos que estão em seu quadro vejam todos os documentos que envolvem o projeto que você está trabalhando.
2. Checklist
Uma vantagem importante sobre o Trello é a criação de listas de tarefas menores. É possível criar um checklist e mencionar os responsáveis por cada ação.
Além disso, o Trello mostra quais ações do checklist foram de fato realizadas e quais ainda não foram. Assim, é computado qual a porcentagem daquela tarefa que já foi realizada.
Veja o exemplo:
3. Comentários
No Trello também é possível interagir com o time envolvido no projeto, através dos comentários dentro de cada card.
Assim, as ações podem ser documentadas de forma que agregue ao projeto e as informações não sejam facilmente perdidas.
4. Menções
As menções são extremamente importantes para direcionar o projeto a quem, de fato, faz parte dele. E no Trello você consegue fazer menções em todas as abas: nos cards, nos checklists e nos comentários.
Isso facilita a interação sobre o projeto e saber exatamente o que cada um será responsável. Além disso, as sugestões em comentários se faz muito importante!
5. Filtros
O filtro é uma uma ferramenta de organização do quadro individual das pessoas. É possível que você filtre o seu quadro pelo seu usuário, e só veja os cards nos quais você é envolvido.
Assim, a gestão pessoal do seu projeto pode ser feita com sucesso!
Essas foram as nossas dicas para que você otimize a sua gestão de projetos e tarefas com a ferramenta do Trello. Se você quer entender melhor como funciona, entre no site e faça o seu usuário!