Toda empresa que queira se manter nos tempos atuais precisa saber a importância de um relacionamento de qualidade com seus clientes.
Há alguns anos atrás esse relacionamento não era levado tão a sério.
Entretanto, com o surgimento das novas tecnologias e as mídias sociais, relacionar-se com o cliente é uma regra de sobrevivência do mercado.
Veja como conquistar um relacionamento de qualidade com seus clientes
O cliente é um indicador de qualidade natural
O cliente é aquele que consome o seu produto ou serviço. Portanto, ninguém mais indicado do que ele para te dizer onde você está acertando e onde você está errando.
Venda para ele, mas procure saber se ele está satisfeito. Envie um e-mail, ou mesmo faça uma ligação perguntando os pontos positivos do seu produto. O que precisa melhorar. Se ele gostaria de dar algum tipo de sugestão.
Dessa forma, ele vai se sentir importante. Mesmo que ele não tenha ficado satisfeito com a compra. Ele estará aberto ao diálogo.
Se preocupar com a satisfação do cliente tira ele da relação de consumo e o coloca em um relacionamento interpessoal.
Dessa forma, ele entenderá que você não quer simplesmente lucrar em cima dele. Que você está disposto a ouví-lo.
Afinal, é impossível manter um relacionamento sem o diálogo. portanto, procure o seu cliente antes dele te procurar.
Se antecipar às demandas é a melhor maneira de evitar que elas surjam.
O relacionamento possibilita novos negócios
Se um amigo te oferecer um par de tênis, e um desconhecido lhe ofertar o mesmo produto, com qual dos dois você irá comprar?
Certamente, você iria optar pelo seu amigo.
O motivo é simples: você conhece ele, você sabe onde encontrá-lo caso o tênis tenha algum defeito. E o principal de todos: seu amigo não quer te decepcionar.
Portanto, crie laços com os seus clientes. Ofereça a eles conteúdo relevante às suas necessidades. Se você vende equipamentos de montanhismo, é bem provável que seu cliente se interesse por ecoturismo.
Sendo assim, envie para ele conteúdos direcionados ao seu interesse. Certamente na hora de decidir sobre uma compra ele escolherá você, mesmo com produtos similares no mercado.
Bom relacionamento é sinônimo de fidelidade
O bom Relacionamento passa indissociavelmente por atender bem o seu cliente.
Uma pesquisa aponta que as empresas brasileiras, juntas, perderam cerca de US$ 217 bilhões devido a clientes que migraram para a concorrência insatisfeitos com serviços.
Perceba que a pesquisa diz que os clientes migraram para a Concorrência, e não que deixaram de consumir.
O mercado digital é saturado de produtos similares.
Sendo assim, caso você não atenda bem o seu cliente, sempre haverá um concorrente disposto a fazê-lo.
Contudo, por mais incrível que pareça, muitas empresas não têm prestado um bom atendimento ao cliente.
Outra pesquisa da Revista PGN, Pequenas Empresas Grandes Negócios, apontou que 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.
Afinal, se fosse comum prestar um atendimento de excelência, não teríamos essa debandada de clientes migrando para concorrentes, e muito menos, dispostos a pagar mais caro para ser bem atendido.
O diálogo evita demandas judiciais
Até 1990 as empresas poderiam optar por simplesmente não ser claro na relação com os seus consumidores.
No entanto, vale ressaltar que o relacionamento não se restringe basicamente a troca de telefones ou de e-mails.
Ele já começa na embalagem do seu produto ou nas informações que você fornece em sua Página de Vendas.
Portanto, seja claro quanto ao que você oferece ao seu cliente. A quantidade do produto. Os resultados que se esperam utilizando ele. o Modo de usar. O prazo de entrega, e etc.
Por outro lado, isso já é uma obrigação da empresa prestadora de serviços. O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 6 disserta sobre a obrigatoriedade da clareza nas informações que estabelecem a Relação Consumerista.
Dessa forma, podemos perceber que a clareza no relacionamento com o cliente pode evitar processos judiciais. No entanto, além de ele ser uma ótima forma de renda. a clareza no relacionamento é uma obrigação legal.
O cliente que se relaciona com você gera novos clientes.
É importante pensar que dar importância a um relacionamento de qualidade com seus clientes criará nele uma boa experiência com relação a você.
vou relatar um caso pessoal. Certa vez estava procurando por um telefone com sistema Android novo para comprar. Eu tinha um de uma determinada marca e ele simplesmente parou de funcionar do nada.
Entretanto, quando acionei a garantia do fabricante, passei por um transtorno absurdo para fazer com que eles simplesmente cumprissem a lei.
Com o tempo meu aparelho ficou obsoleto e eu tive que procurar um novo.
Me indicaram diversas marcas. Optei por uma que é conhecida por fabricar Hardwares de Pcs e notebooks.
Contudo, em menos de três meses o aparelho novo parou de funcionar. Lá vai eu acionar a garantia de fábrica, desta vez de outra marca.
Qual foi a minha surpresa ao chegar lá eles resolverem o meu problema de imediato e ainda me oferecerem um aparelho similar para que eu não ficasse sem um Smartphone enquanto consertavam o meu.
Além disso, depois do aparelho consertado eles me ligaram duas vezes para se desculpar, perguntar se o problema tinha sido resolvido e se eu precisava de algo mais.
Desde esse dia, todas pessoas que me pedem indicação de aparelhos Android eu só indico essa marca.
Assim também, é o comportamento do cliente no geral. Se você atende às suas demandas e supera as suas expectativas com um bom relacionamento. Toda vez que alguém pedir uma indicação, é o seu nome que virá na cabeça dele.