Você sabia que registrar a marca de um produto, seja ele físico ou digital, é um dos principais pontos a se pensar para começar a vender online?
Pode não parecer importante, mas só quem já passou por situações desagradáveis, como plágios, pra dizer o quanto o registro de marca é essencial para manter o seu produto protegido no mercado.
Neste texto, vamos te explicar tudo que você precisa saber (e mais um pouco) sobre a importância do registro de marca.
Vamos lá?
O que significa registrar a marca de um produto?
Registrar a marca de um produto nada mais é que garantir que ele esteja protegido da comercialização indevida por terceiros.
Ao fazer o registro de marca, ele passa a ser oficialmente seu e poderá ser comercializado por outras pessoas apenas com a sua autorização. Sem autorização para comercialização, sem direito de revenda.
Mas não é apenas por esse motivo que as pessoas fazem o registro de marca.
No momento em que ocorre o plágio, o que contará não é o tempo em que o produto está sendo vendido e, sim, quem solicitou ou realizou primeiro o registro da marca.
Por que registrar a marca é importante?
Ao registrar a marca de um produto você o torna exclusivo, ou seja, apenas você tem o direito de vendê-lo e fazer qualquer atualização ou alteração necessária.
Porém, isso não quer dizer que o seu produto estará 100% protegido de tentativas de plágio.
Ter o registro de marca é o primeiro passo para evitar este tipo de situação, mas existem outros cuidados que você também precisa ter para manter seu produto seguro.
“Ok, já entendi que registrar marca é importante, porém como e onde posso fazer isso?”…Essa deve ser a pergunta que você está se fazendo agora, certo?
Bom, existe um Instituto Nacional da Propriedade Industrial, conhecido pela sigla INPI, que tem como responsabilidade fazer o registro de novas marcas.
Através dele, você registra sua marca e garante exclusividade. Ou seja, mesmo que exista um domínio na internet, logomarca ou perfil nas redes sociais, o que vale para ter direito a marca é o registro no INPI.
Porém, antes de entrar em detalhes sobre como funciona o INPI, precisamos pensar em dois pontos:
É importante proteger o produto, mas também é importante tomar cuidado para não cometer plágio.
Proteger seu produto X Não cometer plágio
As vendas no digital permitem que as pessoas tenham acesso a diversos tipos de materiais e, caso algum dos materiais acessados estejam sem registro, é possível ter aquele que pense em registrar primeiro um produto que está como propriedade alheia.
Neste caso, quem sai na frente é quem registra a marca primeiro. Por isso, sempre busque registrar sua marca assim que fechar a ideia.
Não só se preocupar em ter o registro de marca, mas também não usar uma marca que já está registrada, sem dúvidas, é muito importante neste processo.
Porém, considerando que algumas marcas já podem estar registradas, o jeito é consultar se a sua ideia está, ou não, sendo utilizada, para não acabar cometendo plágio.
Normalmente, é mais comum a preocupação de plágio em produtos digitais, como ebooks e cursos online, no entanto, todo produto pode passar por isso, como é o caso dos produtos físicos.
Para produtos digitais, você pode ativar uma forma adicional para proteger os materiais, que é o uso do DRM Social.
Com esse recurso, você deixa sua marca presente em todo conteúdo e evita que ele seja copiado e comercializado por aí sem autorização.
No mais, a dica é: Fique atento e sempre tenha o registro de marca do material que deseja vender. Assim, você evita qualquer tipo de problema que possa vir a acontecer.
Registrar marca gera…
…Credibilidade, Reconhecimento e Valorização.
Então, vamos entender um pouco mais sobre cada um desses pontos, a seguir:
Credibilidade
Para criar uma boa reputação no mercado, é preciso ter credibilidade e o registro de marca pode ser um primeiro passo para isso.
Marcas grandes como, Coca-Cola, Apple, Google, entre outras, são reconhecidas por entregarem um produto que transmite credibilidade, e sem o registro de marca, isso não seria possível.
Portanto, se você deseja crescer no mercado e criar uma boa reputação para sua marca, registrá-la é fundamental.
Reconhecimento
Conectado ao ponto de credibilidade, o reconhecimento vem logo em seguida.
Se você tem uma marca de credibilidade, logo ela terá mais chances de ser reconhecida como uma marca de qualidade.
Quanto mais pessoas comprarem o produto pela qualidade que ele oferece, maior o reconhecimento que ele pode receber.
Portanto, o registro de marca contribui para que o produto seja reconhecido no mercado.
Valorização
E por último, a valorização do seu produto será muito maior se ele tiver marca registrada.
Ter marca registrada valoriza o produto por ele se tornar mais confiável para o consumidor. Afinal, ninguém quer comprar um produto que não tenha credibilidade, reconhecimento e valorização.
E para conquistar isso, registrar marca é o primeiro passo.
Não registrar marca pode causar riscos
Falamos muito sobre a importância de registrar a marca de um produto e que, se isso não acontecer, grandes são as chances de se utilizar uma marca que já foi registrada.
Foi o que aconteceu com o Flávio Augusto, dono da Wise Up, rede de escolas de inglês.
Segundo o site Consolide sua Marca, Flávio escolheu o nome “Winners” para lançar a escola e providenciou todos os materiais de divulgação com base neste nome.
Porém, depois de receber uma notificação extrajudicial, por estar usando a marca indevidamente, Flávio se tocou que não havia registrado a marca no INPI.
O que aconteceu é que a marca escolhida já estava registrada por outra pessoa. Assim, ele precisou abrir mão dela e chegar a uma nova ideia.
Foi então que veio a ideia de usar o nome Wise Up (que em português significa “Se liga”), e dessa vez ele se lembrou de registrá-la no INPI.
Esse é um de vários casos que já aconteceram no mundo das marcas, por isso é tão importante sempre consultar se a ideia pensada já foi registrada, além de registrá-la o quanto antes.
Na época, Flávio havia feito apenas o registro na Junta Comercial, o que não garante o direito de nome da marca. Também é preciso fazer o registro no INPI.
E não pense que isso acontece apenas com grandes marcas, todos estão sujeitos a perder o direito de marca, caso não exista o registro.
Portanto, pensou na sua marca? Corre pra fazer o registro no INPI!
Como fazer o registro de marca do seu produto?
Seja ele um produto físico ou digital, o site do INPI é o local que você vai utilizar para registrar a marca e se tornar exclusivo.
Para seguir com o registro, é importante que você pense nos seguintes pontos:
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Faça uma consulta de marcas no INPI
Pelo próprio site do INPI você consegue consultar marcas que já estão registradas e assim se precaver de acabar usando uma marca que já está sendo utilizada.
Vai que você pensou em uma ideia que já foi pensada antes, não é mesmo? Por isso, é importante fazer essa consulta para não acabar cometendo plágio.
Se possível, busque por orientações jurídicas desde o momento de consulta da marca. Assim, você tem o suporte necessário em todo o processo de registro de marca.
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Defina qual o setor sua marca pertence
Você vende um produto digital? físico? um serviço? o que você vende? É importante pensar em qual setor sua marca se encaixa para conseguir saber se ela já existe ou não.
Afinal, o mesmo nome de uma marca pode valer para produtos de diferentes setores.
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Apresentação da marca
Toda marca tem uma identidade própria e é importante que você pense na sua. Por isso, antes de registrá-la, defina quais serão suas características, se vai usar apenas o nome como marca, se vai ter uma logo ou não.
Pense em toda a parte visual, como ela será vista e apresentada no mercado.
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Registro de marca tem custo
Independente da classificação que o produto se encontra, existem taxas que precisam ser pagas para registrar a marca de um produto.
Por isso, se prepare e busque pelas informações necessárias para fazer o pagamento dessas taxas.
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Acompanhe o processo
O processo de registro de marca não é tão simples quanto parece, ele normalmente demora um período de 2 anos para ser aprovado.
Dentro deste período o INPI faz todas as análises necessárias, podendo até solicitar mais alguns tipos de documentos que sejam necessários.
Por isso, acompanhar o processo é muito importante para saber como está o andamento da sua solicitação de registro de marca.
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Aprovação e marca registrada
Depois de passar por todas as análises necessárias e, não havendo oposição dos órgãos responsáveis , a marca segue, enfim, para o processo de aprovação.
É possível desfrutar de uma marca que tem todos os direitos assegurados pelo registro do INPI depois que o pagamento é realizado.
Marca registrada? Pronto para vender na Monetizze
Viu só como ter uma marca registrada valoriza mais o seu produto?
Por isso, se você ainda não tem o registro de marca do produto que vende, é hora de mudar isso.
Faça o registro da sua marca no INPI e tenha mais credibilidade, reconhecimento e valorização no mercado.
Além disso, evite que o seu produto corra o risco de sofrer plágio! E não se esqueça de começar a vendê-lo aqui na Monetizze.
Aqui você conta com ferramentas e soluções que vão te ajudar a impulsionar suas vendas.
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