Se você tem um e-commerce já deve saber que uma das maiores dores de cabeça que você pode ter são as emissões de boletos que não são pagos.
A princípio você pode pensar que não há muito o que se fazer: o cliente emitiu e não pagou. Porém existem dicas e técnicas que te ensinam como reverter os boletos que não foram pagos.
Nós da Monetizze não poderíamos deixar você na mão. Por isso preparamos este post super completo sobre como reverter os boletos que não foram pagos.
Quais os principais motivos que levam meus clientes a não pagarem os boletos e como solucioná-los?
Esta pergunta é um tanto quanto complicada. Porque, na verdade, são inúmeros os motivos que levam os clientes a emitirem o boleto, e no entanto, não concluírem o pagamento.
Porém, um dado é assustador: cerca de 50 por cento dos boletos gerados via internet não são pagos pelos consumidores.
Pensando nestes números, listamos os principais motivos que levam os clientes a não pagarem os boletos e maneiras de como solucioná-los.
#1 – Esquecimento
Pode parecer que não, mas boa parte dos clientes não pagam os boletos que foram gerados por eles, pois simplesmente se esqueceram. E um cliente que se esqueceu de uma compra, obviamente não irá concluí-la.
Neste caso, cabe a você lembrar o seu cliente que ele emitiu um boleto.
Para fazer isto, você pode utilizar ferramentas de integração e automação como a Enviou, que enviam SMS para ele lembrando que o boleto gerado está próximo de vencer.
Entretanto, há um problema nesta estratégia: você precisa ter o número do celular do seu cliente. E muitos clientes não gostam de fornecer este dado, além de ser um campo a mais para se preencher no formulário da sua Landing Page.
A melhor solução neste caso, seria então, enviar um e-mail para o cliente avisando da proximidade da data de vencimento do boleto que ele gerou. Isto porque você pode solicitar o e-mail do cliente para enviar o próprio boleto que ele gerou, o que evitaria dessa forma rejeição por parte dele ao informar este dado.
#2 – Gerar expectativas quanto a entrega
Muitas vezes o cliente se interessa, gera o boleto, mas na hora de pagar surge uma desconfiança: será que vão mesmo entregar o meu pedido?
Este questionamento faz sentido se a sua empresa não for tão conhecida no mercado. É muito pouco provável que um cliente desconfie que a Amazon.com não envie seu produto, por exemplo.
Mas como superar esta objeção? Basta você comunicar ao cliente que o produto dele já está separado para entrega e que para ser enviado depende apenas da confirmação do pagamento.
Para gerar mais credibilidade, você pode enviar, junto ao aviso, a imagem da sua central de logística. Ou mesmo do produto que ele adquiriu já em processo de despacho.
#3 Crie percepção de valor agregado
Uma das maiores objeções na hora de finalizar uma compra é o questionamento: será que o produto atende as minhas expectativas?
Portanto, é preciso que o cliente percebe logo de cara como o seu produto pode ajudá-lo.
O grande problema do pagamento via boleto é que o cliente tem tempo pra pensar se deve mesmo comprar aquilo ou não. Percebe que o mesmo não ocorre no cartão de crédito, pois lá ele preenche os dados e pronto.
Porém no boleto ele tem que ou pagar via Internet Banking, ou pior ainda: se dirigir a uma instituição financeira. Este intervalo de tempo pode gerar desconfiança ou algum questionamento no cliente.
Por isso, envie para ele vídeos com depoimentos de pessoas que ficaram satisfeitas com o produto que ele pretende adquirir. De preferência, relatos que tenham provas de resultados.
Se o seu cliente perceber o valor que o seu produto tem, a chance dele pagar o boleto que emitiu aumentam consideravelmente.
#4 – Ofereça um desconto exclusivo
A maioria das grandes lojas que atuam com e-commerce já oferecem descontos para pagamentos na modalidade boleto. É uma forma de fugir das taxas das Operadoras de Crédito sem, no entanto, perder receita.
Quando o seu cliente gerar um boleto e não concluir o pagamento, você pode utilizar desta estratégia. Envie para ele um novo boleto com um desconto exclusivo.
Isto pode fazer com que o boleto seja pago. Ele passa a perceber exclusividade na relação com sua empresa. E este é um fator que é considerado no momento da decisão do pagamento.
#5 – Ofereça brindes e amostras grátis
Claro que esta dica funciona conforme o seu modelo de negócio. Mas uma coisa que todo mundo gosta é de brindes e amostras grátis.
Se você vende um creme anti-idade, ofereça uma amostra de um hidratante que você também comercializa. Além de serem produtos que se complementam de certa forma, isto pode fazer com que o cliente efetue o pagamento.
Diversas empresas utilizam deste método para aumentar a recuperação de boletos.
Caso você não disponha de uma maneira de fazer isto, você pode, por exemplo, oferecer uma quantidade maior do produto pelo mesmo preço. Ao invés de pagar R$ 97,00 em 100 cápsulas de emagrecimento, envie um novo boleto com o mesmo preço, informando que agora ele leva 120 cápsulas.
Conclusão
O pagamento via boleto ainda é responsável por mais de 50% das vendas na internet. Alguns fatores como medo de fraudes, empresas fantasmas e etc, aumentam muito a taxa de rejeição na hora de utilizar o cartão de crédito.
Todas as empresas, das maiores do mercado até as que estão iniciando, sofrem com abandono de boleto. E pelo visto o quadro está longe de ser mudado.
Aplicar técnicas de recuperação de boleto, no entanto, pode aumentar sua receita. Cabe a você definir a que melhor se encaixa no seu modelo de negócio e aplicá-la.
E aí, gostou desta matéria? Conte pra gente nos comentários o que você achou ou nos envie sugestões de pauta, teremos prazer em avaliar suas sugestões.