Já parou para pensar no que acontece, do momento em que as vendas online são realizadas, até o momento em que o produtor recebe por elas?
Não parece, mas muita coisa acontece durante este processo que chamamos de: fluxo de pagamento e recebimento.
Se você é produtor e não entende as etapas desse processo, pode estar perdendo dinheiro.
Muitas pessoas acham que a maioria dos pagamentos recusados são por culpa do antifraude, mas não é bem assim. Existe também a recusa por motivos bancários, e ela pode ser mais recorrente do que se imagina.
Por isso, entender as etapas do fluxo de pagamento e recebimento das vendas online, pode te ajudar a aumentar receita e evitar situações, como: vendas reprovadas, reembolso, chargeback, e muito mais.
Então, bora começar a entender o que é o fluxo de pagamento e recebimento.
O que é fluxo de pagamento e recebimento?
O fluxo de pagamento e recebimento tem a função de mostrar as etapas que ocorrem durante o processo de realização de uma venda online, ou seja, o que acontece antes, durante e depois da venda ser confirmada.
Dentro da etapa de processamento de pagamento, temos as fases de: Pré-autorização, Gerenciamento de Riscos, Captura, Validação e Liquidação. Sendo que cada uma delas é composta por vários caminhos feitos pelo consumidor.
Tudo isso acontece em apenas alguns segundos, por isso são etapas que não são visíveis no processo, mas tem grande importância para ter uma venda online concluída.
A seguir, vamos explicar cada uma dessas etapas.
Etapas do Fluxo de pagamento e recebimento na Monetizze
Antes da venda: O que definir?
Tudo começa a partir do momento em que o produtor define, em seu produto, os meios de pagamento e tipos de cobrança que vão ser utilizadas, cobrança única ou cobrança recorrente.
Definido isso, seguimos para entender o que acontece durante a venda.
Durante a venda: O que acontece?
Nessa etapa o consumidor passa pelas fases de pré-autorização, gerenciamento de riscos, captura, validação e liquidação
Na fase de pré-autorização temos a atuação do gateway de pagamento, adquirente, bandeira de cartão e banco emissor, que são responsáveis por fazer todo este processo acontecer até uma transação ser convertida como venda.
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Depois disso, a venda segue para processamento e passa pela etapa de gerenciamento de riscos, onde temos o famoso Antifraude (o mais temido entre os produtores).
Apesar do antifraude não ser queridinho, ele é muito importante para manter as vendas online seguras. Mas não pense que é só ele que atua quando o assunto são vendas reprovadas. Um grande fator que leva a reprovação do pagamento são os motivos bancários, como saldo insuficiente, dados incorretos e cartão bloqueado.
Após passar pela análise do gerenciamento de riscos, chegamos à fase de captura, que está ligada à confirmação do pagamento, podendo ter vendas realizadas como: vendas diretas ou vendas colaborativas. Isso vai depender da estratégia utilizada pelo produtor.
Se a venda foi validada, chegou a hora da fase de aprovação e finalização da venda.
Ao ser confirmada, segue-se para o processo de conclusão da venda, ficando a um passo de receber a comissão!
Finalmente, na fase de liquidação temos a venda finalizada, mas isso não significa que sua comissão já está disponível para saque. No próximo tópico vamos entender como funciona.
Venda aprovada! Posso realizar o saque?
Você espera ter a comissão na sua conta depois que a venda é aprovada, mas para que isso aconteça, é necessário se atentar a alguns pontos:
1° Tenha uma conta bancária que já esteja cadastrada e validada na plataforma
2° Verifique o valor liberado para saque
3° Se atente aos prazos de liberação da comissão
Ficando de olho nisso, você garante que a comissão vai chegar até você no momento certo.
Afinal, para cada meio de pagamento, existe um prazo para ter o saldo liberado. Por isso, como produtor, você deve estar sempre acompanhando a atualização dos status de saldo pendente e saldo disponível, que se encontram na plataforma.
Em alguns casos, o produtor ainda tem a opção de solicitar a antecipação.
A plataforma ainda conta com ferramentas que te permitem acompanhar informações em tempo real, além de disponibilizar relatórios e extratos sobre as vendas, te mantendo sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre suas vendas online.
Casos de cancelamento, reembolso e chargeback
O chargeback é um tipo de cancelamento que pode acontecer com as vendas online. Ele é um processo que foge do controle do produtor e da Monetizze, por isso é algo para se manter atento, fazendo o uso de boas práticas para evitá-lo.
Solicitações de reembolso também podem acontecer, caso o consumidor não fique satisfeito com o produto. Nestes casos, a Monetizze permite que o produtor tenha um prazo para tentar reverter o acontecido e resolver direto com o consumidor.
Lembre-se a Monetizze é uma plataforma que garanter a sua segurança e a de seus consumidores, portanto ela conta com PCI compliance, segurança da informação e o gerenciamento de riscos (que já citamos anteriormente).
Conclusão
O fluxo de pagamento e recebimento é complexo e possui muitas etapas, porém ter conhecimento de como este processo acontece entendendo como cada agente atua, faz toda a diferença.
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Até a próxima!