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Newsletter

Você sabe o que é Newsletter?

Sucesso nos primeiros anos da internet, as newsletters ficaram um tempo esquecidas, mas voltaram com força nos últimos anos.

Com o surgimento do Inbound Marketing e do Marketing de conteúdo, armou-se o cenário ideal para o renascimento desta que é uma das ferramentas mais poderosas para distribuir conteúdo para os seus leads.

Talvez você já tenha assinado alguma newsletter mas não está “ligando o nome ao e-mail”. Se esse é o seu caso, não se preocupe.

Preparamos um artigo bem completo explicando o que é uma newsletter e por que você deve usá-la para conversar com o seu público.

Afinal, ter uma Newsletter pode trazer diversos benefícios para seu negócio, além de oferecer mais conteúdo de qualidade e gratuito para seus assinantes.

Newsletter: Entenda por que utilizá-la para informar

O que é uma Newsletter?

Você provavelmente já leu um jornal em algum momento da sua vida, certo? Se tem muito tempo que você não vê um jornal, vamos relembrar como era a experiência?

Você recebia o jornal em si, um grande calhamaço de papel, e a divisão era feita por “cadernos”. Cada caderno continha notícias e artigos sobre determinados assuntos.

Tecnologia, Economia, Política, Cidades, Esportes, dentre outros.

Você recebia em sua casa ou comprava na banca um boletim informativo sobre vários assuntos.

Uma newsletter é um pouco parecida com um jornal. Só que, ao invés de trazer notícias, a Newsletter normalmente trás informações sobre um determinado assunto ou vários assuntos que tenham relação entre si ou com o autor.

A diferença é que a newsletter é em formato digital e chegará sempre na sua caixa de entrada.

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Por que você deve criar uma newsletter para o seu negócio

Com o marketing de conteúdo cada vez mais forte nas estratégias digitais, as newsletter retornaram e ganharam ainda mais relevância.

Isso porque passam por uma boa curadoria e oferecem conteúdo de qualidade para os seus assinantes.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber se faz sentido para o seu negócio ter uma Newsletter e se ela se encaixa no perfil de consumo de conteúdo das suas personas.

Caso faça sentido, você vai descobrir agora por que criar uma newsletter para o seu negócio.

Newsletter gera leads

Um dos principais motivos para você criar uma newsletter para o seu negócio é que ela gera leads.

Se você usa um blog ou disponibiliza materiais ricos e gratuitos para a sua audiência, existe uma grande possibilidade de que a sua audiência esteja interessada em conteúdos recorrentes.

Especificamente no caso de blogs, você pode converter usuários que apenas acessam os seus conteúdos em leads por meio da coleta de e-mail para inscrição em sua newsletter.

Essa news pode ser com posts mais lidos no último mês, links interessantes ou até mesmo um conteúdo mais específico e pessoal produzido por você.

A grande vantagem é que você vai transformar alguém interessado apenas no seu conteúdo em alguém interessado no que você tem a dizer.

Newsletter gera autoridade

Quando falamos sobre curadoria de conteúdo, queremos dizer que você vai separar um conteúdo de qualidade para os seus assinantes.

Conteúdos que façam sentido para eles, que agregam e dão valor ao que você tem a dizer. E ao oferecer esse tipo de material, você começa a gerar autoridade.

Com isso, você cria confiança e vínculo com seus leitores. Consequentemente, você aumenta suas chances de conseguir novos clientes.

Sendo assim, com uma newsletter frequente e relevante, você melhora seu método de atração para vendas e consegue gerar tráfego orgânico para seu blog, site ou até mesmo outros canais de conteúdo.

Newsletters podem gerar vendas, mas esse não é objetivo

Uma newsletter pode e deve gerar vendas, desde que você não trabalhe exclusivamente para esse objetivo. Afinal, existe uma diferença entre ela e um e-mail marketing comum.

As pessoas assinam uma newsletter em busca de conteúdo de qualidade, não de ofertas e promoções. Dessa forma, cuidado para não perder o foco e transformá-la em apenas mais um canal de vendas.

Como a Newsletter faz parte do mix do marketing de conteúdo, em algum momento você pode linkar uma landing page ou alguma outra forma de captura para os seus usuários.

Como funciona?

Agora que você já sabe como uma newsletter pode ajudar no seu negócio, vamos nos aprofundar um pouco mais em saber como ela funciona?

O processo começa muito antes da Newsletter em si. O ponto de partida pode ser um post em blog, por exemplo.

Nesse post o usuário encontrou uma informação que desejava e, além disso, viu outros conteúdos do seu interesse.

A ideia é que você deixe de forma visível para o usuário que ele pode assinar a sua newsletter e receber conteúdos como esse diretamente em seu e-mail.

Essa caixa de assinatura pode ser incluída na barra lateral do blog, no meio do conteúdo ou através de pop-ups. Teste todas as formas e avalie qual aquela que trás mais assinaturas.

Uma vez que você se dispôs a criar uma newsletter, decida qual será a frequência de envio e se mantenha fiel a essa escolha.

 

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Dicas para uma boa Newsletter

Para facilitar o processo, separamos algumas informações que vão te ajudar a criar uma Newsletter de qualidade.

Tenha objetivos pré estabelecidos

Planejamento é muito importante em tudo o que nos propomos fazer, principalmente quando envolve um negócio digital. E neste caso não seria diferente.

Tenha em mente quais os objetivos que você pretende alcançar com essa nova forma de distribuição de conteúdo.

Alinhe os objetivos da sua Newsletter à sua estratégia de marketing de conteúdo.

Para te ajudar nessa parte, você pode criar um PDI e, como metas, colocar as que você pretende alcançar com a sua News.

Frequência de distribuição

Para que sua newsletter seja parte ativa da sua estratégia, deverá ter uma frequência de disparo. Você escolhe qual modelo de distribuição será melhor para o seu negócio.

Tome cuidado para não produzir conteúdo demais e nem de menos.

Demais pois as pessoas talvez enjoem ou não tenham tempo para conferir o conteúdo todos os dias e acabem deixando de lado.

De menos porque, assim sua Newsletter poderá ser simplesmente esquecida no meio de tantas coisas no dia a dia.

Tenham um fluxo adequado e que garanta qualidade ao ser divulgado, e não apenas quantidade.

Imagens nem sempre são uma boa ideia

É necessário muito cuidado ao se trabalhar com imagens em sua Newsletter. Use apenas se for algo muito relevante no seu canal de informações.

Isso porque imagens de qualidade, na maioria das vezes, são muito pesadas. E como não é possível saber se seu usuário possui uma conexão que suporte esse tipo de conteúdo com imagens, é melhor prevenir.

E sabemos que, ultimamente, as pessoas andam muito sem paciência para esperar uma página carregar. Quando um conteúdo demora a ser exibido, acabam desistindo.

Se, por exemplo, você utilizar muitas imagens que dificultam o acesso de seu assinante na hora que ele tenta abrir sua Newsletter, as chances de que ele realmente leia o conteúdo são pequenas.

Talvez até resulte em uma rejeição permanente, o que não queremos que aconteça.

Conclusão

Concluindo, pode se dizer que ter uma Newsletter trará diversas vantagens para seu blog, site ou qual for seu meio de distribuição de informações.

Além de impulsioná-lo, você terá um grupo de assinantes fixos que também resultará em uma lista de E-mail Marketing com o público específico que você precisa.

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