Você é do tipo de pessoa que pensa em várias coisas ao mesmo tempo e no fim do dia acaba não conseguindo realizar metade das tarefas que tinha em mente? Talvez você ache que ser produtivo significa realizar muitas tarefas. Mas, na verdade, a produtividade está ligada ao aproveitamento do seu tempo e a escolha inteligente de suas tarefas diárias.
Pensando na realidade das empresas e profissionais que encontram em seu dia-a-dia grandes fluxos de trabalho, o post de hoje irá te ajudar. Além disso, sabemos que os prazos e entregas reduzidos, fazem com que você se sinta perdido em seu negócio. Por isso, iremos trazer algumas dicas de como organizar sua rotina de forma produtiva além de conseguir trabalhar com prazos de entregas reduzidos.
Veja algumas dicas para aumentar a sua produtividade!
Na maioria das vezes, as pessoas não sofrem com excesso de coisas a fazer. E sim com a maneira como elas organizam essas demandas em suas vidas. Dessa forma, elas acabam se esquecendo de realizar tarefas. Além, também, de ficarem com a cabeça cheia e perderem a produtividade do dia.
Para resolver esse problema e organizar os processos e demandas de forma efetiva, o método GTD pode ser uma solução. Getting Things Done, em português “A arte de fazer acontecer”, é uma metodologia criada pelo norte-americano David Allen que trabalha com produtividade há mais de 30 anos.
O método basicamente se baseia na ideia de retirar as tarefas da mente e registrá-las em algum lugar, deixando a mente livre do trabalho de lembrar tudo o que precisa ser feito para se concentrar apenas na execução dessas tarefas.
É importante fazer um planejamento inicial para se ter em mente qual o status de cada tarefa, classificando-as de acordo com o tempo e complexidade para executá-las. Uma dica, por exemplo, é executar na hora todas as atividades que demorem menos de 2 minutos. Dessa forma, é possível gerenciar o tempo de modo que você consiga realizar cada tarefa com engajamento.
Ferramentas que podem te ajudar a aplicar o método GTD
Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar no processo de organização de atividades. Hoje falaremos sobre duas delas: o Trello e a Asana.
O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas quando se fala em gerenciamento de projetos e o melhor de tudo, possui uma versão gratuita. Além de possuir uma interface amigável e intuitiva, as atualizações são realizadas em tempo real e é possível adicionar quantas pessoas foram necessárias. A ferramenta ainda oferece integração com OneDrive, Dropbox e Google drive e possui um app para iOs e Android.
O Asana também é bastante conhecido entre as ferramentas de gerenciamento de projetos. Ele foi criado por Dustin Moskovitz, um dos fundadores do Facebook. Nele, é possível definir metas e permissões diferentes para cada membro do time. Além disso, há a possibilidade de gerar relatórios e análises de desempenho.
Existem no mercado inúmeras ferramentas para você gerenciar seus projetos e suas tarefas. Após conhecê-las você verá como a tecnologia pode auxiliar na organização do seu trabalho, tornando os processos mais ágeis e práticos.