Pular para o conteúdo

Inserir imagens em seus anúncios e campanhas, deixou há algum tempo de ser apenas uma questão estética, para se tornar uma ferramenta poderosa para o sucesso do seu negócio. Portanto, é preciso que você saiba o que são bancos de imagens e conheça os melhores do mercado. Os bancos de imagens nada mais são do que sites que você pode adquirir imagens dos mais variados tipos. No entanto, esta aquisição pode se dar, tanto de forma gratuita como paga.

Muitos fatores influenciam na hora de escolher qual banco de imagem deve ser utilizado. Por isso fizemos este post para mostrar pra você os melhores bancos de imagens, sendo ele pago, ou não.

Por que eu devo utilizar imagens?

Cada dia mais o apelo visual vêm ganhando espaço. E isso não se dá somente na internet como também em todos meios de comunicação. Desde a revolução do Youtube, que nos desobrigou a ficar em frente uma tv esperando o horário do que queríamos assistir, as pessoas têm cada vez um apelo maior pela conveniência.

É nesse contexto que surgem os bancos de imagens. Apesar de não serem vídeos, alguns até possuem eles, as imagens melhoram a experiência do usuário. É muito mais agradável recebermos conteúdos com textos seguidos de imagens, do que somente textos.

Para que você entenda a importância de se utilizar imagens, uma pesquisa divulgada pela Affiliate Summit, nos mostram os seguintes dados:

  •  Publicações no Facebook que contém imagens geram um engajamento 3 vezes maior do que quando publicado somente o texto.
  • As pessoas se recordam apenas 10% das informações que são repassadas a elas, três dias após terem as ouvido. Porém, se uma imagem for inserida juntamente com esta informação, este índice aumenta para 65%.
  • Artigos que possuem imagens a cada 100 palavras aumentam em 100% o compartilhamento nas redes sociais.
  • 74% dos profissionais de Mídias Sociais fazem uso de imagens em suas estratégias de Marketing.
  • Tuítes que possuem imagens aumentam em 150% os retuítes comparados com aqueles que possuem apenas textos.

Agora vamos dar uma analisada nos principais bancos de imagens gratuitos e pagos.

Principais Bancos de Imagens Gratuitos

PixaBay

Certamente o Banco de imagens mais utilizado por quem utiliza a modalidade sem custos. Isso se deve ao fato de ser bastante completo. Ele oferece fotos, ilustrações, vetoriais e até vídeos.

 

Em cima, ao lado direito, podemos ver o botão de “Cadastre-se”, no entanto não é preciso se cadastrar para fazer downloads das imagens. O cadastro é necessário apenas para imagens de alta resolução, 3000×1994 pixels.

Como o Pixabay foi criado originalmente em inglês, você conseguirá resultados melhores se fizer a sua busca utilizando os termos neste idioma. Para isso você pode utilizar um tradutor online.

Unsplash

O Unsplash também aparece na lista dos melhores bancos de imagens gratuitos. Uma desvantagem sobre esse banco de imagens é que ele é 100% em inglês.

Porém, alguns navegadores já possuem extensões que são capazes de fazer traduções instantâneas. Por isso, não deixe de utilizar o Unsplash simplesmente por não dominar o inglês.

 

A grande vantagem do Unsplash, é que ele permite uma melhor otimização do seu tempo. Isso por que você pode fazer as suas buscas por categorias pré definidas, como você pode observar no topo da imagem acima. Além disso, este banco de imagens permite que você dê likes nas imagens que gostar e até criar álbuns, no entanto para que isso seja feito é necessário que você se cadastre.

Vecteezy

Esse banco de imagens é especialista em desenhos vetoriais. Desenhos vetoriais nada mais são que imagens que são criadas baseadas em formas geométricas. Elas possuem um caráter mais lúdico do que as fotos profissionais, e pode ser uma ótima alternativa conforme o produto que você comercializa ou divulga.

As imagens que contém a palavra Pro, acima ao lado esquerdo são pagas. Porém, o filtro de buscas permite encontrar somente as gratuitas.

Flickr

O que mais chama atenção entre os banco de imagens pela sua proposta. O Flickr é como se fosse uma “rede social” destinada a compartilhamento de fotos. Diferente dos demais bancos de imagens, ela têm uma proposta única. Veja detalhes na imagem abaixo:

Perceba que abaixo do campo de busca aprecem as opções: Buscar fotos, buscar pessoas e buscar grupos. No Flickr você pode encontrar grupos que tenha como tema algo do seu interesse e baixar as fotos relacionadas aquele tema. Quando você faz o cadastro, é possível encontrar pessoas que também sejam cadastradas no Flickr. Certamente uma ideia inovadora.

E segundo o próprio site, ele possui mais de 12 bilhões de fotos, muita coisa, não é mesmo?

Principais bancos de imagens pagos

Shutterstock

O Shutterstock é hoje considerado o principal banco de imagens do mundo. Em sua carteira de clientes possui empresas como Mc Donald’s e Google. Empresas deste porte não costumam errar ao contratar serviços. isto por si só já é um atrativo.

Outra coisa que chama a atenção é a quantidade de imagens disponíveis para download. Porém, não há um número preciso, mas especula-se que sja algo acima dos 2 bilhões.

A variedade de planos também é outro atrativo. Oferece soluções para desde grandes corporações até para um profissional autônomo.

iStock 

Outro banco de imagens que merece destaque é o iStock. Isso por que ele posui não somente imagens, mas também vídeos, fotos e até áudio.

 

Além disso, ele possibilita que você compre somente uma imagem, como comprar um pacote com o número determinado de imagens que você pode fazer durante o período, seja um mês ou um ano.

Fotolia

Esse banco de imagens pertence nada mai nada menos do que a Adobe. Reconhecida mundialmente por desenvolver softwares relacionado a imagens, como o Photoshop.

O diferencial fica por conta dos vídeos em 4k, e pela possibilidade de adquirir imagens em 3D.

Getty Images

Este banco de dados é utilizado somente para compra de imagens editoriais. O interessante é que você pode utilizar imagens de uma reportagem histórica e inserir onde você precisar.

Os clipes em 4k possuem o mesmo preço dos que o em HD, o que também é um diferencial bastante interessante.

Conclusão

Neste post falamos sobre os principais bancos de imagens, tanto os pagos como os gratuitos. Poderíamos citar mais uma enormidade de banco de imagens. Existem inúmeros no mercado. Mas optamos por citar os principais, pois alguns são muito genéricos, ou de fato não possuem boas imagens, o que só faria você perder tempo indo aos sites.

O que não se pode desprezar hoje em dia é o poder da imagem na internet, como citamos no começo deste post. As imagens otimizam, e muito, os anúncios e campanhas.

Portanto, basta a você navegar pelos bancos de imagens mostrados neste post e ver o que melhor atende as suas necessidades, sela ele pago ou gratuito. Agora é só começar a utilizar as imagens a seu favor e aumentar seus lucros.

E aí? gostou deste post? quer sugerir algum tema? conta pra gente nos comentários.

 

Artigos relacionados