Pular para o conteúdo

Onde eu clico para comprar? Se você já se fez essa pergunta enquanto navegava por uma página de vendas, certamente ela não foi feita pensando no CTA. Afinal, ele é um ponto de grande destaque quando falamos em realizar uma ação de vendas.

Após ler este post você entenderá a importância do CTA neste processo e a diferença que pode fazer nos resultados.

Quer saber mais sobre essa sigla de que tanto falamos? Então continue lendo para não perder nada.

O que significa a sigla CTA?

Call To Action. Por aqui é mais conhecido pela sigla CTA, que traduzindo significa chamada para ação. Através dele você cria a necessidade no cliente de realizar alguma ação com base no seu objetivo. 

Por exemplo: digamos que você queira vender um determinado produto e crie uma página de vendas com todas as informações necessárias e com um copy bem feito. Por conta disso, o cliente sente a necessidade de adquirir aquele produto e você irá estimular essa “ação” com o CTA. 

Por ser bastante chamativo, afinal esse é o objetivo, ele prende a atenção da pessoa que está naquela página e é um dos grandes responsáveis pelos resultados alcançados.

Você já deve ter se deparado com vários CTA’s na internet, mesmo não conhecendo o nome ainda, e com certeza já deve ter clicado em algum deles. Vamos conferir alguns exemplos?

Vamos lá 🙂

Na imagem abaixo temos a página da Escola Monetizze – que se você ainda não conhece e é novo no Mercado de Afiliados, é a sua deixa para ir lá e garantir sua inscrição gratuita. Nesta imagem temos um CTA, você consegue identificá-lo?

Escola Monetizze

Se você pensou no botão com a frase “Quero me inscrever”, você acertou! 🎉

Ao convidá-lo para se inscrever através deste link, estamos te chamando para a ação. Viu como funciona? Vamos conferir mais um exemplo desta mesma página.

Escola Monetizze

Agora ficou mais fácil identificar o CTA, não é mesmo? Neste exemplo a frase foi diferente, mas com o mesmo tom chamando para a ação.

Quer aprender como criar o seu próprio CTA? Então chega mais!

Como produzir um CTA que prenda a atenção do cliente?

Para que a sua chamada para ação seja eficaz, ela precisa prender a atenção do cliente e convencê-lo a tomar uma atitude quanto aquele produto ou serviço. Para isso, você deve usar as palavras certas e que causarão o impacto que você busca. 

Use bem as palavras

Se você tem certa familiaridade com storytelling e copywriting, a parte de escolher a frase certa será mais fácil. Portanto, procure entender um pouco sobre esses assuntos para começar.

O storytelling é basicamente você contar uma história, expressando emoções que gerem impacto no seu público-alvo. Ele te ajudará a tornar a relação com o cliente algo mais pessoal e menos formal, já que você estará contando sua história. 

Você pode falar sobre sua trajetória no mercado, como começou, enfatizar pontos que foram importante para que você chegasse onde chegou ou apenas saísse da zona de conforto.

Essa etapa pode não estar presente no CTA em si, mas com certeza irá te ajudar a manter o cliente na página até chegar na hora da ação.

Com o Copywriting você consegue ter maior entendimento da importância de determinadas palavras no processo de vendas. Ele te ensinará a trabalhar com as palavras para convencer pessoas a realizarem uma ação, ou seja, será um grande aliado para a criação do seu CTA.

Saber convencer uma pessoa com apenas uma frase curta não é coisa fácil, mas o copy te mostrará ser possível e pode mudar a forma como você vende.

É pra ontem!

Você já deve ter ouvido essa expressão quando precisamos de algo com urgência, “É pra ontem”. E o conteúdo do seu CTA deve passar essa mensagem quando chamar para ação.

Você pode apresentar que o produto estará disponível por certo valor por tempo limitado, ou que apenas se realizar a compra naquele momento ele terá acesso a um conteúdo bônus, ou algo do tipo. 

Se você for trabalhar com o CTA em formato de botão, como os que mostramos nos exemplos anteriores, essa urgência deve ser expressa nele. Você pode utilizar apenas letras maiúsculas, acentos de exclamação, palavras que remetam a urgência, e por aí vai.

Seja claro

Por último, mas não menos importante, entregue exatamente o que foi prometido na sua página de vendas e no seu CTA.

Se você fala que ele receberá um curso gratuito com diversos conteúdos, não entregue apenas uma amostra grátis quando ele clicar no botão. Esse tipo de atitude pode fazer com que você perca clientes, mesmo que seja algo gratuito. Cumpra com o que foi prometido na copy para evitar arrependimentos.

Conclusão

Agora que você conhece o que é um CTA, tenho certeza que não deixará de investir nele nas suas próximas páginas de vendas. Ah, e você também pode utilizá-lo em blogs, newsletter, e muito mais!

Inclusive, neste blog tivemos vários deles. Cada link que disponibilizamos por aqui é um CTA que te levará a um determinado conteúdo, te auxiliando no processo de aprendizado.

Quer receber conteúdos como esse diretamente no seu celular? Então se inscreva no nosso canal no Telegram – olha um CTA aí – e fique por dentro de tudo que rola por aqui.

Até a próxima! 😀

Artigos relacionados