Você que está no mercado de afiliados, já deve saber que milhares de conteúdos são compartilhados diariamente. Mas, nem todos eles prendem a atenção do público.
Saber contar uma boa história é essencial para quem trabalha com vendas, como é o caso de todos neste mercado.
Para que você entenda o que é uma boa narrativa e sua importância neste processo, hoje você aprenderá mais sobre storytelling.
Vamos lá?
Como fazer um Storytelling que resulte em vendas
O que é um Storytelling?
Storytelling é a capacidade de contar histórias. Essa estratégia tem grande relevância para o mercado de afiliados, pois pode gerar boas conversões.
Ela é muito utilizada em cartas de vendas, ou seja, em textos persuasivos com o intuito de realizar vendas sem um vendedor como intermediador da ação. Por estar nesse tipo de conteúdo, geralmente é pensada juntamente com as técnicas de copywriting.
Storytelling no Copywriting
O storytelling e o copywirting são os ingredientes perfeitos para uma carta de vendas de sucesso. Os grandes contadores de histórias persuasivas são também grandes vendedores.
Se você quer se destacar entre produtores e afiliados, a dica que podemos te dar é: Invista seu tempo em aprender e praticar essas duas estratégias.
Como o intuito é vender, sua história tem de cativar o leitor e, ao mesmo tempo, fazer uma ligação com o seu produto. Planeje o que será abordado, defina personagens e a mensagem que você quer passar.
Mas, o mais importante é prender o leitor antes mesmo de começar a ler sua narrativa. Ou seja, crie um título que o deixará curioso e instigado a abrir sua carta de vendas. É aí que entra o copy.
Junte suas habilidades de escrita persuasiva para vender sua história. Se ainda não está preparado para essa ação, aprenda tudo o que você precisa para montar um copy de sucesso.
Por que fazer Storytelling?
O storytelling se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. Se você conquista isso, as chances de fidelizar seus clientes serão muito boas.
Ao contar uma história sobre sua trajetória no mercado de afiliados, por exemplo, você mostra os altos e baixos e acaba se tornando mais humano para aquela pessoa que está lendo ou assistindo o seu conteúdo.
Você tem a liberdade de escolher sobre o que irá falar com o seu storytelling, por isso ele é um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa.
Como fazer Storytelling?
Se você chegou até aqui, é por perceber o quão importante este conteúdo é para você que trabalha com marketing digital.
Agora, para começar a criação da sua narrativa, vamos conhecer a jornada do herói.
Na Jornada do Herói, geralmente a história gira em torno de um personagem que passou por cima de uma grande dificuldade. Nessa trajetória, ele provavelmente precisou sair da zona de conforto e se desafiar.
O objetivo é gerar identificação do público com essa história e assim os convencer de algo.
Na maioria das vezes, essa estratégia é utilizada para produtos que incentivam o aprendizado, conhecimento e sair da zona de conforto ou cursos/eventos motivacionais.
O interessante é entender que a estratégia de conteúdo funciona muito bem e que isso pode te ajudar na hora de montar a sua história e vender o seu produto/serviço.
A jornada do herói pode ser dividida em 7 etapas. São elas:
Introdução: Aqui você apresenta o contexto da sua história e os personagens envolvidos.
Conflito: Após feita a introdução, o conflito vem para manter o leitor interessado e curioso com o que irá acontecer afinal. Para um bom conflito, pense em problemas que seu público possui no momento.
A recusa do chamado: Um drama não faz mal a ninguém, e toda história tem aquele momento de dúvida e de pensar que tudo está perdido. Isso fará da sua narrativa mais envolvente para o público.
A ajuda necessária: É neste ponto que você começa a mostrar as soluções e que elas estão no produto ou serviço que você oferece. Cuidado para não tornar a sua história em uma venda logo de cara, afinal ainda tem história a ser contada.
A superação: Aqui seu personagem aceita a ajuda e percebe que é possível passar por cima dos obstáculos e alcançar a superação. O leitor deve sentir a mesma inspiração e começar a pensar em seu produto.
A grande virada: Se o leitor chegou até aqui ele já está interessado no desfecho da história. Por anteceder a conclusão, essa etapa é importante para garantir que ele tenha seu produto como a chave para resolver os conflitos.
Conclusão da trama: E para concluir, você mostrará os resultados na vida do seu personagem após toda trajetória.
No decorrer da história, apele para as emoções. Elas são a garantia de que seu público se interesse pela sua narrativa.
Mas, por quê?
Porque elas influenciam muito na decisão de compra, e para que sua história cative e toque no ponto de interesse do público ela precisa emocionar.
Conclusão
Qual a sua história com o mercado de afiliados? Como você chegou até aqui? O marketing digital mudou sua vida?
Comece a pensar nessas questões. Talvez você tenha um storytelling na ponta da língua e pronta para ser contada.
Mas, não se esqueça que para ter o efeito desejado você precisa trabalhar as emoções na jornada do herói e saber quais os problemas da sua persona.
Ficou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
Até a próxima!