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Carrinho abandonado: atraia clientes de volta para sua loja

Atualmente com o enorme avanço da tecnologia, muitas pessoas preferem fazer suas compras online. A consequência disso é o crescimento do e-commerce, que vem aumentando cada vez mais.

Resultado desse crescimento de compras e vendas feitas online, surgiram alguns pontos que merecem atenção especial. Um dos pontos cruciais que interferem diretamente na conversão da sua loja são os carrinhos abandonados.

Conforme o  meta-estudo Barilliance, atualizado em 2020 e que traz diversas pesquisas realizadas desde 2006, a taxa média global de abandono de carrinho no e-commerce está em torno de 77,73%.

Mas, por que os visitantes escolhem os produtos e não finalizam a compra? Diferentes motivos podem levar seus potenciais clientes a não terminarem o processo de compra e abandonarem seus carrinhos.

Acompanhe aqui algumas táticas infalíveis para atrair os clientes de volta e recuperar seus carrinhos abandonados no e-commerce!

Canais de atendimento eficazes

Muitos visitantes desistem de fechar negócio e abandonam seus carrinhos, pois encontram dúvidas sobre o processo de compra, entrega ou até mesmo sobre o produto desejado.

Para evitar que o consumidor abandone seu carrinho lotado de compras, é fundamental que suas dúvidas sejam completamente sanadas.

Quando o usuário está satisfeito com o atendimento do seu negócio, mesmo ele sendo feito online, as oportunidades de conversão são maiores.

Então é fundamental que o visitante encontre na página da loja uma seção de perguntas frequentes. Também é muito importante que a empresa monte canais de comunicação e tenha um colaborador responsável por eles. 

Preste atenção tanto para os comentários em sua página, que irão virar referência para outros usuários, quanto para o chat virtual que presta atendimento em tempo real. O chat online para atender e sanar todas as dúvidas dos clientes é essencial em uma loja virtual.

Quanto mais claro as informações relevantes estiverem para o consumidor, maiores são as chances dele fechar negócio com você.

Otimização para dispositivos móveis

Já não é mais nenhuma novidade que os smartphones e tablets tem se difundido mais e mais entre a população mundial, e isso reflete diretamente no e-commerce.

Conforme a pesquisa “Consumo online no Brasil”, divulgada no dia 26 de maio de 2021 e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer, o celular smartphone é o dispositivo mais utilizado nas compras realizadas pela internet (87%) em 2021, representando um avanço de 20 pontos percentuais comparados ao estudo realizado em 2019

Existe uma relação entre os carrinhos abandonados e o tamanho da tela do dispositivo que está sendo usado.

Ou seja, quanto menor for o tamanho da tela, menor as chances de acontecer a conversão.

Isso acontece justamente porque as lojas de e-commerce não estão otimizando suas páginas para atender da forma certa os dispositivos móveis.

Alguns pontos que valem ser ressaltados sobre isso:

  • Alguns pop-ups que são úteis no desktop, nesse modelo de navegação móvel já não são tão bons, muitas vezes atrapalhando a experiência do usuário com a loja;
  • Páginas de checkout muito carregadas, demoram muito pra abrir no dispositivo do usuário, isso aumenta as chances dele abandonar o carrinho;
  • Alguns Layouts que não são tão adaptáveis aos smartphones, obrigam seus usuários a dar zoom para conseguir enxergar o conteúdo da loja, o que torna a experiência do cliente menos interessante, dificultando a chance de conversão e aumentando o número de carrinhos abandonados.

Pensando nisso, todos os temas desenvolvidos pela iSET são 100% responsivos, eles vão se adaptar tanto para smartphones quanto para tablets e desktops, isso tudo para proporcionar a melhor experiência possível ao visitante.

Checkout prático

A parte de checkout é muito importante para que a conversão seja bem-sucedida.

Por isso, é fundamental que esta etapa seja realizada da forma mais prática, rápida e intuitiva possível, economizando tempo do usuário, aumentando as chances de conversão e por fim diminuindo os carrinhos abandonados.

É extremamente importante que o visitante consiga se cadastrar de forma rápida, necessitando preencher apenas dados essenciais para a compra.

O checkout transparente também é muito recomendado, pois desta forma, torna o processo mais simples e orgânico, já que o cliente não será redirecionado para outra página para processar sua compra.

O One Page Checkout tem a função de deixar sua loja mais prática e moderna, potencializando suas conversões!

Utilizando o One Page Checkout, todo o processo de finalização de compra ocorre em uma só página, o que torna o processo muito mais rápido. Isso facilita a finalização de compra do cliente, que se sentirá muito mais incentivado a fazer o pedido!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada para o envio em massa de e-mails personalizados. Trata-se de uma opção muito valiosa e precisa ser adotada quando o objetivo é diminuir ao máximo o número de carrinhos abandonados.

Portanto, quando o usuário chega até a última etapa da compra e abandona seu carrinho com produtos, o uso de e-mail marketing com mensagens chamativas é uma ótima ideia para atrair o cliente novamente para sua loja, recordando de que ele ainda não finalizou a compra e possui produtos em seu carrinho.

E se possível, você pode ir ainda além de só, recordar o usuário sobre seu carrinho abandonado, tente oferecer para ele algum cupom de desconto na loja, ou até mesmo frete grátis em sua compra.

Na plataforma de e-commerce iSET, por exemplo, é possível automatizar e-mails a serem enviados para todas as pessoas que abandonaram seus carrinhos na sua loja virtual, ajudando bastante na recuperação desses potenciais clientes.

Ofereça vantagens aos usuários

Oferecer aos usuários do seu site algumas vantagens são excelentes táticas para evitar os carrinhos abandonados.

Para que essa estratégia funcione bem, é preciso realizar uma pesquisa com o público que acessa sua loja virtual. Levante dados sobre quais os principais motivos que levam o usuário a abandonar seu carrinho de compras.

É possível conseguir estas informações utilizando formulários, as redes sociais e outras formas de pesquisa.

Então, após coletar e analisar os dados que os usuários te forneceram, você pode criar sua estratégia para evitar os carrinhos abandonados e atrair os clientes de volta para sua loja virtual. 

Escolha dentre os incentivos que o seu público mais gosta de receber, aquele que melhor se encaixa no seu modelo de negócio.

Geralmente entre as vantagens mais escolhidas, estão:

  • Frete grátis;
  • Cupons de desconto na próxima compra;
  • Promoções em kits de produtos ou serviços.

É impossível evitar 100% os carrinhos abandonados, porém o foco da sua organização tem que ser sempre em diminuir ao máximo esse número, pesquisar os motivos pelos quais os usuários abandonam seus carrinhos de compra cheios e desenvolver táticas para reduzir cada vez mais esse abandono, transformando esses usuários que abandonam seus carrinhos em conversões para sua empresa.

Esperamos que esse post possa ter te ajudado a pensar em estratégias e recursos para usar para evitar os carrinhos abandonados! Siga nossas dicas e veja essa realidade mudando na sua empresa!

Boa sorte e boas vendas!

 

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