Manter um bom relacionamento com o público é uma ótima maneira de estreitar as relações entre cliente e empresa. Quando oferecemos conteúdo em um blog, redes sociais e outros canais como o Telegram, acaba que aquele conteúdo não transmite tanta exclusividade.
Mas, quando falamos em Newsletter, isso pode ser diferente. Eu sei que o conteúdo continua não sendo exclusivo, mas a sensação que ela passa ao chegar para o cliente em sua caixa de e-mail é exatamente essa.
Por isso, se você busca essa proximidade com o seu público e quer garantir novos leads para o seu negócio, hoje te mostraremos como montar a sua própria News.
Vamos lá? 🙂
O que é uma Newsletter?
Newsletter é, como o nome já diz, um boletim informativo. Bem parecido com um jornal, só que em um formato digital (e-mail). A News pode ser utilizada para falar sobre assuntos variados ou específicos, isso irá depender do público e do que o autor busca alcançar com ela.
Se você assina a News do Blog Monetizze, já deve ter uma noção de como ela funciona. Basicamente, você se inscreve para receber os e-mails e ficar informado sobre o assunto em questão.
Com a tecnologia se expandindo cada vez mais, a News acaba substituindo o hábito que tínhamos de comprar o jornal pela manhã – talvez você nem tenha chegado a ter esse costume. Você só precisa abrir o seu e-mail e conferir as notícias que escolheu receber.
E existe Newsletter de todos os assuntos que você imaginar, para todos os públicos. Quer aprender mais sobre marketing digital? Certamente você achará muitas sobre o assunto – mas a melhor é a nossa, nisso podemos concordar né? Se você ainda não conhece, se inscreva para receber nossos próximos envios!
Aprenda a montar sua própria Newsletter
Agora que você já entendeu o que é uma newsletter, vamos aprender como montar a sua? Siga o passo a passo abaixo e o processo irá parecer mais simples.
A partir daqui, você pode pegar uma folha e uma caneta – ou abrir um documento no Google, mais atual né – e começar a planejar alguns pontos importantes para a sua News.
Vamos lá?
Defina seus objetivos e metas
A primeira coisa que você precisa ter em mente é: por que estou criando essa Newsletter? Quais os meus objetivos? E minhas metas? As respostas para essas dúvidas irão te ajudar a definir as próximas etapas.
Você quer oferecer conteúdos mais diversos? Alcançar um público específico que está predominantemente nesse meio de comunicação? Enfim, tenha em mente – e no papel, anota tudo aí – seus objetivos e metas mais importantes.
Defina sua frequência de envio
Frequência é um ponto relevante para qualquer rede a qual você planeja produzir conteúdo. Com a News não seria diferente.
Cuidado para não encher a caixa de e-mail das pessoas, isso pode acabar tornando o seu conteúdo saturado e gerar o cancelamento da permissão de envio.
Cada rede possui suas particularidades, assim como a sua frequência ideal de postagens.
Você pode começar com determinada frequência e depois que tiver mais informações, ir ajustando de acordo com a presença do seu público nas redes.
Algumas redes como Instagram possuem seu próprio Analytics, que oferece diversas informações e estatísticas, incluindo os melhores dias e horários de postagens.
Mas vale relembrar: cada rede possui a sua frequência ideal de postagem, por isso não replique a mesma frequência em todas as redes.
Ferramentas de e-mail marketing, ou voltadas exclusivamente para newsletter, também possuem um “analytics” com dados de abertura, cliques, etc. isso também pode te ajudar na hora de elaborar a frequência.
Para definir a frequência de sua News, você pode lançar uma pesquisa para o seu público ou fazer testes mudando a frequência de tempo em tempo.
Ela irá depender também do tipo de conteúdo que você quer oferecer. Por exemplo, se a sua intenção é manter seu público atualizado sobre as últimas notícias será preciso manter uma frequência diária.
Em outros casos, essa frequência pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal.
Garanta qualidade e relevância no seu conteúdo
Como em todos os outros conteúdos que você produz, a News também precisa garantir qualidade e relevância para o público. Caso contrário, você verá muitas pessoas perderem o interesse no que você tem a oferecer.
É importante lembrar que talvez determinada pessoa acabou de chegar por ali, e não tenha experiência com o seu tipo de conteúdo. Por isso, garanta que tudo o que você produzir esteja sendo feito com a mesma dedicação.
É como visitar um restaurante 5 estrelas e, na primeira visita, ter uma péssima experiência. Não importa o quão bom ele seja, você provavelmente não voltará a frequentá-lo.
Procure sempre entender o que o seu público-alvo está precisando, o que ele quer aprender mais, suas dúvidas, dentre outros motivos. Se atente a comentários e feedbacks do seu cliente, muitas vezes você encontrará as respostas que procura através deles.
Crie um layout para o cabeçalho e o rodapé da sua News
Que tal criar um layout para a sua Newsletter? Ela passará um ar de profissionalismo e empenho para o seu público. Às vezes, uma simples logo com o nome da sua News faz toda a diferença.
A maioria das que acompanhamos possui um perfil mais “clean”, apostando em cores como o branco e alguma outra cor que represente a sua marca. Ou seja, você pode criar um bom layout com pouco.
Dica: cuidado para não usar imagens muito pesadas na sua News, isso pode atrapalhar o carregamento para aqueles que estão lendo através de um aparelho mobile – que, provavelmente, é a forma com que a maioria das pessoas visualiza seus e-mail.
Aposte em conteúdo para mobile
Como citamos acima, o mobile é a forma mais utilizada hoje em dia. Estamos constantemente com o celular nas mãos ou no campo de visão. Adaptar o seu conteúdo para esse formato irá garantir mais acessos e tempo de permanência na página.
No caso do e-mail, é preciso se atentar para algumas questões importantes.
Ao pensar no seu conteúdo pense também no formato em que ele irá recebê-lo e ofereça opções confortáveis. É muito importante se adaptar ao formato mobile e se quiser aprender mais sobre o assunto, temos o conteúdo perfeito para você ler após esse post.
Acompanhe seus resultados
Mensurar os resultados te ajudará a entender o que está funcionando para o seu público e o que precisa ser mudado. Você pode realizar testes de conteúdos, formatos, dentre outras questões que forem relevantes.
Por exemplo, se você percebeu que ao adicionar muitas imagens no seu conteúdo acabou gerando um número de descadastramentos muito alto, pode ser um sinal de que o seu e-mail está muito pesado e elas não estão carregando rapidamente. Para o próximo envio, você fará um teste com menos imagens e irá acompanhar o andamento.
Viu como funciona? Essa prática trará mais segurança e exatidão na hora de produzir seu conteúdo. E que tal realizar testes A/B para testar novas técnicas? Essa estratégia é muito utilizada no marketing digital para otimização.
Escolha uma ferramenta para realizar os envios
Você deve ter acompanhado este conteúdo e pensado: como faço para realizar o envio de uma news para uma lista de e-mail? É o que falaremos a seguir.
Primeiro, se você não sabe como criar uma lista de e-mail, fique tranquilo. Temos o conteúdo que irá te ajudar com essa questão.
Agora, vamos continuar.
Se você busca uma opção com um valor em conta e que entregue qualidade, o RD Station Marketing pode ser a sua melhor escolha. Com ele você consegue agendar seus e-mails e mensurar seus resultados a cada envio.
Você ainda tem a opção de realizar um teste gratuito! Após feito o teste, o valor do plano começa em R$ 59,00.
O Enviou oferece várias ferramentas com o intuito de te ajudar a vender mais. Uma delas é o e-mail marketing. Inclusive, ele já sugere a opção de criar uma Newsletter, basta você sugerir um tema que ele monta o conteúdo para você.
Essa é uma opção mais barata comparada com o RD, com seus planos começando em R$ 24,90.
Acredite, ainda existem empresas que preferem fazer seus disparos manualmente. Além de precisar de um profissional para um trabalho totalmente operacional, é muito mais custoso tirar alguma inteligência dos envios. Você pode acabar prejudicando a sua marca, podendo acabar na caixa de spam.
Se você quer uma opção gratuita, temos o Mail Chimp, que oferece a opção “free” com um limite de até 2.000 contatos. Para quem está começando agora no mercado, essa quantidade pode ser mais que suficiente e é um bom começo.
Ela oferece várias ferramentas, como de gerenciamento de público, ferramentas criativas, automação de marketing, insights e análises.
Lembre-se: para que o e-mail traga os resultados esperados, além de prezar por um layout e um conteúdo de qualidade, é preciso saber para quem e quando enviar.
Conclusão
Viu quanta coisa boa você aprendeu aqui hoje? Já pensou o quanto você aprenderia tirando alguns minutos todos os dias para ler um post como esse?
Pensando nisso, temos uma dica para você: que tal tirar um tempinho para ler sobre algo novo sobre o mercado todos os dias? Certeza que haverá conteúdo de sobra!
Você pode começar aqui mesmo, no nosso blog!
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