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Como usar o Reels do Instagram

Um sucesso desde 2020, o Reels é um poderoso canal de mídia dentro do Instagram e possui formato próprio. Para quem quer crescer nessa Rede Social e conquistar vendas através dela, aprender como usar o Reels do Instagram é essencial. Neste post, você confere tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta e um passo a passo de como utilizá-la.

O que é o Reels?

Lançado em agosto de 2020, o Reels é o mais recente canal de mídia criado dentro do próprio Instragram. Ele possibilita que os usuários possam criar e editar vídeos de até 30 segundos, adicionando efeitos de imagem e de transição, músicas, textos e muito mais.

A ferramenta foi lançada como uma novidade para fazer frente aos esforços do Instagram de competir com o TikTok, rede social de origem chinesa que se tornou um fenômeno mundial nos últimos anos e sua principal concorrente.

No ano passado, com a pandemia, o Reels se fez um verdadeiro sucesso entre os criadores de conteúdo. Muitos deles souberam aproveitar o ótimo alcance que a ferramenta vem oferecendo até então para poderem crescer no Instagram.

Muitas pessoas também agarraram essa oportunidade para aplicar em sua estratégia de vendas e tiveram ótimos resultados.

Quer conferir como o usar o Reels do Instagram? Então, continue a leitura.

Por que usar o Reels do Instagram?

O Reels não se tornou o queridinho de todos os criadores de conteúdo do Instagram à toa. Mas antes de aprender como usá-lo, é importante entendermos como ele pode contribuir para a sua estratégia de vendas. Vamos lá?

Aumenta o Alcance

Sobre esse tópico, nós já demos um spoiler anteriormente. Sim, é verdade que ao usar o Reels você verá um aumento considerável no alcance geral do seu Instagram.

O principal motivo para isso ocorrer é que não são todos os usuários da rede que aderiram a essa nova ferramenta. Com menos usuários produzindo conteúdo para este canal, menor será a sua concorrência. O que queremos dizer é que em um canal como feed, onde a maioria dos usuários produzem conteúdo, você terá que “brigar” por espaço com todos eles para conseguir aparecer na timeline dos seus seguidores. Entretanto, essa briga no Reels é menor, já que existem menos concorrentes.

Outro motivo que faz o alcance se tornar maior é que o próprio Instagram quis assim. É de grande interesse da rede social fazer com que o Reels se consolide e caia no gosto dos seus usuários. Por isso, neste primeiro momento da ferramenta, o Instagram está oferecendo um alcance maior como forma de estimular as pessoas a usá-la.

Mais seguidores

No tópico anterior nós já falamos que um dos maiores motivos para você começar a usar o Reels é o aumento no alcance, certo? E uma das consequências desse aumento é justamente o aumento de seguidores. A lógica é simples: quanto mais pessoas você consegue impactar, maiores as chances de você ter novas pessoas te seguindo.

Acontece também que o Reels tem um formato bem particular de vídeo, que geralmente os usuários gostam de compartilhar entre si. O compartilhamento é outro fator que também faz crescer o seu alcance e, consequentemente, sua base de seguidores.

Engajamento

O formato de conteúdo que o Reels permite produzir, que é o de vídeo, consegue conectar de uma forma bem eficaz com a audiência. Estudos mostram que o consumido desse tipo de conteúdo tem aumentado bastante nos últimos anos inclusive. Por essa razão, os usuários do Instagram têm engajado bastante com posts feitos através dessa ferramenta.

Assim, essa é uma excelente oportunidade para você aumentar as suas interações nessa Rede Social.

Como usar o Reels do Instagram?

Agora que você já sabe o porquê de começar a utilizar o Reels na sua estratégia, chega a hora de aprender como utilizá-lo. Nós vamos dividir esse tópico em duas partes. Na primeira, falaremos sobre os formatos de conteúdos mais bem adaptados aos Reels que você pode começar hoje a mesmo produzir. Já na segunda parte, falaremos de forma breve sobre as funcionalidades que essa ferramenta tem. Vamos lá?

Formatos de Conteúdo

Mini Tutoriais

A ideia deste formato de conteúdo é aproveitar os 30 segundos que o Reels oferece para ensinar à sua audiência como fazer algo. Por exemplo, se você vende algum produto do nicho de emagrecimento, você pode criar tutoriais ensinando receitas fitness, já que este pode ser um assunto de bastante interesse desse nicho.

Se você vende um produto físico, você pode fazer também um vídeo de demonstração de uso do seu produto, fazendo a oferta do mesmo ao final.

Dicas

Outro formato que funciona bastante no Reels é a apresentação de dicas sobre o seu nicho. O ideal é você criar uma lista de até 5 dicas, ou até quantas couberem no prazo de 30 segundos, e apresentá-las de uma forma dinâmica através do vídeo. Você pode gravar você mesmo falando essas dicas ou pode usar a ferramenta de texto para escrevê-las.

Memes

Quem não gosta de ver memes enquanto navega pelo Instagram? Desde que faça sentido com o nicho que você trabalha e também com a mensagem que você está querendo passar, você pode reproduzir alguns memes através do Reels. A intenção é você usar o áudio de algum vídeo fez sucesso na internet e gravar um vídeo como você estivesse dublando.

Este é um tipo de formato no qual você consegue se conectar com a sua audiência e ter ótimos resultados.

Como usar a Ferramenta

Para usar a ferramenta Reels do Instagram é bem simples. Basta você estar logado em sua conta de usuário, ir até a tela inicial do aplicativo e clicar no botão de “mais” que aparece no canto superior direito. Daí, é só clicar em “Reels” que você será direcionado automaticamente para a interface dessa ferramenta.

Dentro da ferramenta, existem 5 outras funcionalidades que falaremos delas logo abaixo.

Duração

Com essa funcionalidade, você pode definir quanto tempo de duração terá o seu Reels. Atualmente, o Instagram permite a gravação de vídeos de até 15 ou 30 segundos.

Música

Nesta funcionalidade, você pode escolher uma música de fundo para compor o seu Reels. Se você tiver uma conta pessoal ou de criador de conteúdo, você pode utilizar trechos de músicas de vários artistas. Apenas tenha o cuidado de usar músicas que possuem Direitos Autorais, pois seu alcance pode ser prejudicado ou o post ser automaticamente deletado pelo Instagram.

Velocidade

Quer deixar o seu vídeo em câmera lenta ou até mesmo mais rápido? Com essa funcionalidade, você pode tem total controle sobre velocidade de reprodução do seu vídeo.

Efeitos

Sabe aqueles famosos efeitos do Instagram que você pode aplicar no seu rosto ou até mesmo para melhorar as condições de cor e iluminação dos seus vídeos? Com essa funcionalidade, você tem tudo isso à sua disposição, podendo usá-la para incrementar o seu conteúdo e dar um tom a mais de criatividade.

Temporizador

Você pode utilizar essa funcionalidade para ter um contador regressivo antes de iniciar a gravação do seu vídeo. Isso é ótimo para você ir se organizando antes mesmo de começar a gravar.

Conclusão

Bem, se você é Produtor ou Afiliado e utiliza o Instagram na sua estratégia de marketing digital, agora sabe que o Reels é parte indispensável na sua produção de conteúdo.

Vimos aqui que ele tem um grande potencial para alcançar mais pessoas, conquistar mais seguidores, criar engajamento e o, mais importante, gerar vendas.

E aí, gostou do conteúdo? Vai usar o Reels do Instagram para ajudar a aumentar o seu faturamento? Conte aqui nos comentários.

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